quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quanto tempo uma pessoa pode ficar sem dormir?

O número de horas que uma pessoa aguenta ficar sem dormir é bastante variável e difícil de ser avaliado cientificamente. O RankBrasil, livro dos recordes brasileiros, registra que a pessoa que conseguiu se privar do sono por mais tempo foi o locutor de uma rádio de Campinas, Beto Café, que permaneceu 109h21 horas acordado, fazendo transmissões ao vivo durante 106h41, em julho de 2007.


O Guinness Book de recordes mundiais não considera mais tentativas do gênero por acreditar que a prática é muito perigosa. O último recorde registrado é do finlândes Toimi Soni, que passou 276 horas sem dormir. A proeza ficou no livro até 1989.
Segundo a Dr. Rosa Hasan, coordenadora do Departamento de Sono da Associação Brasileira de Neurologia, não é preciso uma grande privação de sono para que o corpo comece a responder de forma negativa. Uma pessoa que costuma dormir 8h por noite quando dormir 6h já sentirá uma queda de rendimento ao longo do dia.
O sono tem papel fundamental na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória. Enquanto dormimos o organismo produz hormônios e substâncias importantes para o corpo que só ocorrem neste momento de repouso. Além disso, o cérebro aproveita para fazer um "back up" das coisas que aprendeu e percebeu durante o dia.
Quem se priva do sono deixa de aproveitar o máximo de sua capacidade cognitiva. A pessoa que permanece sem dormir por vários dias dá cochilos sem perceber e pode estar, na verdade, "dormindo acordada".

Um comentário:

  1. Sabe de algum recorde/beneficio pra quem dorme demais??? rsrs

    http://meueuinconstante.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\