domingo, 1 de maio de 2011

Velharias tecnológicas que ainda são fabricadas.

Pela lógica, tão logo aparecem as inovações tecnológicas, os aparatos vigentes deveriam desaparecer paulatinamente. Todavia, a escrita não é tão certa assim, já que vários equipamentos obsoletos teimam em resistir à corrosão do tempo. Não obstante o fato da maioria dos dispositivos abaixo não serem conhecidos dos adolescentes atuais, eles continuam sendo fabricados e, aparentemente, não desaparecerão tão cedo.

Fitas K7.
Os produtores escoceses afirmam que as boas e velhas K7 ainda encontram devotos nos mais diversos recantos do mundo, onde são usadas em treinamentos, palestras religiosas, histórias infantis, jornais falados, etc.
Fabricante de Fitas K7 na Escócia [Chow Productions Scotland]
Lista de fabricantes de fitas K7 na China [Global Sources]

Disquetes de 3,5 polegadas.
Impressionantemente, ainda existem muitos aparelhos e softwares instalados em universidades e centros de pesquisa, cujo funcionamento depende única e exclusivamente dos bons discos moles. Aliás, o meu teclado musical só grava arquivos MIDI em disquetes.
Fabricantes de Disquetes na China [Made-in-China]




Máquinas de escrever.
Apesar da notícia bombástica de 26/04/2011 do fechamento da fábrica indiana Godrej and Bouce, último grande fabricante de máquinas de escrever do mundo, vários outros fabricantes menores continuam de vento em popa na Índia, país considerado o último bolsão de uso deste tipo de equipamento.
Último fabricante de máquinas de escrever fecha as portas na Índia.
Lista de fabricantes de máquinas de escrever na Índia [Lemohunt]

Câmeras fotográficas de filme 35mm.
Apesar do declínio no uso, em face do avanço vertiginoso das câmeras digitais, uma nova geração de jovens descolados acha “fashion” as velhas câmeras com filme, principalmente as Lomográficas, que permitem tirar fotos imitando o estilo antigo.
Lista de Revendedores [Amazon]
Lista de Fabricantes chineses [Alibaba]
Câmeras Polaroid de filme instantâneo.
Quem apostava na extinção deste tipo de câmera, quando em 2009 o fabricante Polapremium anunciou a sua descontinuação, estava redondamente enganado. Acontece que um grupo de abnegados holandeses montaram o projeto “The Impossible Project” para continuar fabricando os filmes instantâneos. E a coisa deu tão certo, que o ícone do mundo da fotografia está ressurgindo das cinzas.
Câmeras Polaroid serão relançadas em 2010.

Carburadores.
Ninguém mais pensa em fabricar carros carburados no mundo, no entanto, só no Brasil a frota estimada de automóveis que usam este dispositivo ultrapassa os cinco milhões de unidades. Para atender todo este mercado de veículos fabricados antes de 1995, os carburadores continuam sendo fabricados.
Fabricante brasileiro de carburadores [Brosol]
História do Carburador no [WebMotors]

Fitas VHS.
Em 2008 a JVC japonesa fechou a última linha de montagem de videocassetes do mundo, entretanto, misteriosamente as fitas continuam sendo fabricadas até os dias de hoje em vários lugares remotos da China.
Fabricantes de fitas VHS na China [Alibaba]
A JVC decreta a morte oficial do VHS em outubro de 2008.

Discos de vinil.
Nenhuma tecnologia digital conseguiu superar a qualidade de som dos velhos bolações. Por isso eles continuam vivinhos da silva para quem se interessa por seus ouvidos e o melhor vem agora, ressuscitaram uma fábrica no Brasil dos saudosos long plays e compactos.
Fabricante brasileiro de disco de vinil [Polysom]
Os velhos LPs estão voltando?
As gravadoras voltam a prensar LPs, é o fenômeno do ressurgimento do vinil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\