quinta-feira, 21 de abril de 2011

Brasil pode não ter sido descoberto em 1500, como aprendemos!

Galera, eu estava estudando para meu teste de história, quando me deparei com um texto do meu livro didático.
Acho que ele tem razão, é polêmico, e vale a pena ler e discutir. O livro chama-se "Nova história crítica (Mario Schmidt) Ed. Nova Geração".
Vamos agora ao que interessa.
O que você aprendeu na escola?


"Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha."

É isso que aprendemos não foi? Mas o outro lado da história é:
"Animados com os lucros de 6000% a Portugal, teve como resultado uma animação geral. Pense nisso: Uma maravilha. Depois de meses de viagem, e o lucro era 60 vezes maior que o investimento inicial.
Animados, os portugueses trataram logo de garantir o monopólio do caminho marítimo para as Índias. Para isso, lançaram a frota chefiada por Pedro Álvares Cabral.
Todo mundo sabe que, no caminho, o gajo encontrou o Brasil. E a data você (acho) que ainda não esqueceu! Abril de 1500.
Na verdade, Portugal já sabia ou desconfiava da existência de terras para esse nosso lado. Talvez alguns portugueses tenham estado no Brasil antes mesmo de Cabral.
A matéria ainda é polêmica, porquê ainda não existem documentos, mas a maioria dos historiadores supõe que Cabral veio de propósito ao Brasil.
Uma prova? O tratado de tordesilhas antes mesmo de Cabral ter tomado posse do Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\