Reciclagem
Separe o lixo orgânico do reciclável, dividindo este último por tipo: plástico, papel, vidro e metais. Descarte o lixo eletrônico – pilhas, baterias, etc. - em lixos apropriados. Sacolas e plástico e papel são descartáveis, por isso é melhor reutilizá-las quando fizer suas compras ou usar sacolas de pano.
Mas não adianta separar o lixo dentro de casa e depois descartá-lo todo misturado. Informe-se com a prefeitura de sua cidade sobre os horários e os roteiros de coleta seletiva.
Economia de energia
É simples: apague a luz quando você não estiver em determinado ambiente. Não deixe a TV ou computador ligados quando você não os estiver usando. Escolha lâmpadas de LED em vez das comuns. Elas são um pouco mais caras, mas usam menos energia e duram mais. Com a LED, você pode ter economia de até 80% no consumo de energia.
Eco-friendly products
Procure e use produtos eco-friendly, aqueles que buscam eliminar ou minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente. Geralmente eles são feitos com recursos renováveis e são os mais variados: de limpeza; de higiene; de beleza; de cama, mesa e banho; de vestuário.
Procure nas prateleiras do supermercado por produtos que tenham a classificação “biodegradável” em sua embalagem. Os materiais biodegradáveis se decompõem pela ação de microorganismos, perdendo suas propriedades químicas nocivas em contato com o meio ambiente.
Móveis
O eco-friendly também é tendência nos móveis. Em vez de madeira, escolha peças feitas com bambu de reflorestamento, ele é mais barato e mais resistente. Outras alternativas são os móveis feitos de material reciclável como metais, vidro e plástico.
Tintas
Quando for pintar sua casa, opte por tintas naturais e ecológicas. Elas são fabricadas com matérias-primas naturais, sem sintéticos ou insumos derivados de petróleo em sua composição. As tintas tradicionais possuem componentes químicos que são prejudicais para a saúde e para o meio ambiente como metais pesados e fungicidas sintéticos.
Ventilação
Tente não impedir passagem de vento em sua casa. Deixe que o ar fresco do meio ambiente circule, substituindo o dióxido de carbono (CO2). Prefira ventilador a ar-condicionado. Se for necessário um ar-condicionado, é bom comprar um que utilize fluido refrigerante ecológico. Para ver dicas de como refrescar sua casa no calor, com conforto e economia.
Economia de água
Não desperdice água. Deixe as torneiras abertas somente quando você realmente precisar. Se possível, utilize um sistema de captação de água de chuva. A água da chuva não é potável, mas pode ser utilizada na lavagem de carros, descarga de vasos sanitários, irrigação de jardim.
Plantas
Além de decorar o ambiente, as plantas são ótimas em renovar o ar e desintoxicar o interior de casa. A Hera, o Clorofito, a Jiboia e o Lírio-da-Paz são algumas das plantas que mais purificam o ar.
Luz natural
Aproveite, ao máximo, a luz natural. Isso pode ser feito por meio de janelas grandes, paredes de vidro, dispositivos que reflitam e rebatam a luz e clareiem os ambientes. Desta forma, você economiza no uso de lâmpadas.
Não aos descartáveis
Prefira o uso de materiais reutilizavéis. Use talheres, copos e pratos de louça. Além de os descartáveis gerarem lixo, eles demoram para a se decompor.
sábado, 19 de novembro de 2011
10 dicas para tornar sua casa mais sustentável
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\
O que já passou por aqui:
- 10 Lugares Mais Misteriosos do Mundo
- Imagens de Flagras
- Super Herói de Verdade na Inglaterra
- Cineastra Cria Filme com Cenas de GTA
- Imagens da Net
- 50 Verdades Sobre o Corpo
- Como seriam Celebridades Carecas
- Os Piores Cosplays do Mundo 2
- Alarme - Curta animado
- Escritório do Google Vs Facebook
- Imagens Fail
- A Piscina Mais Alta do Mundo
- Os piores Cosplays do Mundo
- Dormir tarde não é ser vagabundo
- Conheça os Vingadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário