quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Por que as pessoas jogam Tibia?


Bom, antes de analisarmos o jogo, é bom situar as coisa pra quem não faz ideia do que estamos falando. Tibia é um dos mais antigos MMORPG europeus, criado pela empresa alemã Cipsoft, em 1997. Se tratava de um projeto estudantil de jovens alemães, mas que se tornou um MMORPG de sucesso em seu nicho. O jogo é conhecido por seus gráficos e por sua jogabilidade extremamente simples, além de não possuir nem mesmo efeitos sonoros. Teve seu início com apenas um servidor, conhecido como Antica e hoje possui 72 servidores com quase 1000 usuários diariamente em cada um.


O jogo possui jogadores em toda a Europa, Américas e Oceania, mas a maior concentração deles está no Brasil e na Polônia. Os dois países já são tradicionalmente conhecidos no mundo dos games por "invadir" determinados jogo e até rivalizar em outros MMORPGs, Tibia é um desses casos. Como todo jogo de MMORPG, em Tibia o usuário começa no nível 1, limitado a explorar apenas uma ilha chamada Rookgaard, onde ninguém ainda possui uma classe definida. Somente a partir do nível 8 o usuário pode se dirigir ao Oráculo (uma estátua que fica dentro de um prédio em Rookgard) e informá-lo a sua escolha. Lá você decide para qual grande cidade do continente vai se transferir e qual das 4 vocações vai ser com seu personagem (há Knight, Paladin, Druid e Sorcerer).

Quando o jogador se muda para o "continente" (são vários continentes, mas antes o jogador tinha acesso apenas a Rookgaard), ele tem uma grande missão a cumprir: aumentar de nível. O objetivo é basicamente esse: ser o mais forte, pois no Tibia, quando um jogador morre, ele perde de 2% a 10% de toda a experiência acumulada. Tibia é um mundo cruel para as pessoas que possuem uma internet que cai com frequência ou que possui algum problema do coração hehe Nada deixar uma pessoa tão brava quanto morrer no Tibia.

A morte é justamente um dos maiores atrativos e uma das maiores moedas de troca dentro do jogo. Quando um jogador se torna uma ameaça para alguém ou para algum grupo, ele corre sério risco de ser gankeado e se tornar HUNTED. Quando o cara é considerado um jogador hunted, geralmente ele tem que pagar uma multa aos seus agressores (costumam ser valores altíssimos, com o objetivo de que ele não consiga pagar ou que fique totalmente pobre para pagar) ou então ele se torna hunted forever, o que faz com que ele seja caçado sempre que logar no jogo. O mundo tibiano é cruel...

Bom, mas por que diabos os jogadores brasileiros adoram esse jogo feio, simples e arriscado?

Meu primeiro grande palpite é mais do que óbvio: ele é grátis. O jogadore pode pagar uma conta premium e obter um monte de vantagens, mas como é possível jogar de graça (e sem precisar jogar um jogo pirata ou crackeado), não há nada mais atrativo para os brasileiros.

O segundo motivo também não é tão difícil de se imaginar: o jogo é simples, leve, cabe em qualquer computador e todo mundo possui uma máquina que aguenta rodar os gráficos de Tibia. Quando eu jogava, em meados de 2002-2003, o peso total do jogo era de 3 megabytes (sim, o mesmo tamanho de uma música de mp3). Hoje o jogo já está no client 9.54 e mesmo assim continua extremamente leve: 29 megabytes. Os jogadores brasileiros tem mais facilidade de pagar 15 reais por mês e baixar os 20 gigabytes de World of Warcraft ou baixar Tibia em 1 minuto e jogar de graça?

O terceiro motivo, que pra mim é fundamental também, é o fato de o jogo possuir muitas falhas e permitir o uso de cheats. Sim, como todo jogo online, os cheats são proibidos no Tibia e passíveis de punição, mas todo mundo que joga ou já jogou Tibia sabe que os líderes em experiência, skills e dinheiro no jogo são em sua esmagadora maioria usuários cheaters. O uso de elementos externos ao jogo varia desde um programa que faz com que o usuário enxergue dentro das cavernas (hoje o próprio jogo permite que você ative a luz nas cavernas, mas antigamente era preciso comprar tochas pra adentrar as cavernas e enxergar alguma coisa), programas que deixam seu personagem 24h por dia online e treinando suas habilidades sem que você precise sequer olhar pra ele, programas que transformar seu personagem em um BOT, fazendo um circuito de caça por tempo indeterminado e aumento o nível do seu personagem sem que você faça nenhum esforço e também os famosos multiaccounts. Neste caso o problema é invertido. Não se trata de alguém que possui duas contas, mas sim pessoas dividindo a mesma conta, para que o personagem fique mais tempo online e cace até enquanto outras pessoas estão dormindo. Como eu disse, o mundo tibiano é cruel...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\