quarta-feira, 1 de agosto de 2012

10 Momentos Sombrios de Filmes da Disney

A maioria de nós cresceu assistindo a contos e histórias ilustradas pelos estúdios Disney, afinal o maior público desta sempre foi o de crianças. Todas as histórias tinham algo em comum, que era o “felizes para sempre”, no entanto algumas destas histórias tomaram um rumo obscuro durante algum momento frustrando as criancinhas que torciam para o melhor, veja alguns destes momentos: 10 – A Música “Savages” em Pocahontas: A Música “Savages” em Pocahontas Embora a história do filme seja interessante, pois lida abertamente com o imperialismo e racismo, além do final feliz do filme, há uma obscuridade na letra da música que toca na parte em que os colonos estão à beira da guerra. A letra é um tanto quanto pesada, pois nela há trechos como: “O que se esperar desses pagãos nojentos; Só são bons quando mortos; Essa sua maldita raça é como uma maldição; A sua pele é um vermelho meio satânico”.

9 – Música “Hellfire” em O Corcunda de Notre Dame: Música “Hellfire” em O Corcunda de Notre Dame. Depois de assistir Esmeralda realizar uma dança exótica no poste e em seguida salvar Quasimodo de sua punição, o juiz Frollo fica simultaneamente excitado e enfurecido por ela. Dominado pela luxúria, ele procura da única forma que sabe pedir que ela escolha entre ele a pira, uma espécie de fogueira para queimar cadáveres. Assim como “Savages”, “Hellfire” é uma canção de vilão que toca em tabus, mas ao invés de racismo, guerra e imperialismo, estes são de estupro, sensualidade e sexo, muitos proibidos para a Disney.

8 – Morte de Mufasa em O Rei Leão: Morte de Mufasa em O Rei Leão. Em vários filmes da Disney há personagens principais com pais mortos ou simplesmente inexistentes. Assim também foi com os pais desaparecidos da Branca de Neve e esta ausência raramente era mencionada, mas nunca justificada. No filme O Rei Leão, Simba tem de lidar com a morte de seu pai, que é o momento mais climático do filme. Simba tem que ouvir que ele é o responsável pela morte, quando na verdade o responsável foi Scar, seu irmão de coração frio que faz com que Simba fuja e depois mande hienas para matá-lo. No final Scar morre, havendo o momento em que Simba chora sob seu braço, estando ele morto. 7 – Lilo & Stitch: Lilo e Stitch. Em essência, Lilto & Stitch é sobre solidão, sobre encontrar um lugar para se encaixar, sobre a necessidade de companheirismo e as famílias que criamos. Diferentemente de outros filmes da Disney, a dor de Lilo é sobre uma família desfeita. Depois da visita de uma assistente social, Nani, irmã mais velha de Lilo, precisa provar que está apta para cuidar de sua irmãzinha. Depois de ouvi-la orando a uma estrela cadente por um amigo, resolve dar a ela um animal de estimação, que por sua vez acaba sendo um alienígena. Outros desastres acontecem em seguida e quando a assistente social retorna, diz que Nani não é a melhor opção para Lilo. Percebendo o problema que causou, Stitch vai embora, e Lilo diz: “Eu vou me lembrar de você, eu lembro de todo mundo que me deixa”.

6 – Mulan e o Mensageiro: Mulan e o Mensageiro. Neste curto momento de um filme sobre guerra, Mulan surpreende com sua crueldade. Shan-Yu, líder Hun, captura dois soldados imperiais e lhes dá uma mensagem para levar ao imperador da China. Conforme eles fogem, Shan-Yu pergunta a um dos seus companheiros quantos mensageiros são necessários para entrar uma mensagem. A resposta é bem fria: “Um”. Neste momento a vida humana é tratada de modo insignificante entre os dois lados de uma guerra.

5 – Cooper se Voltando contra Tod em O Cão e a Raposa: O Cão e a Raposa. No início, o filme parece encantador por mostrar como a amizade supera tudo, mas num momento, a história toma uma virada. O dono de Cooper, Slade, é atropelado por um trem, acidente este causado por Tod. Cooper deseja se vingar e Slade coloca armadilhas e logo Tod é pego em uma toca com fogo numa extremidade e Cooper e Slade na outra. Tod salta sobre o fogo e Cooper o persegue, eles se chocam, lutando e uivando, esquecendo todos os vestígios de sua amizade de infância. Tod consegue escapar quando um urso negro aparece e Cooper corre para defender Slade. Tod vendo seu velho amigo em perigo, atrai o urso de olhos vermelhos para baixo da cachoeira correndo e depois disso, ambos estão em suas casas e uma conversa antiga aparece: “Seremos amigos para sempre, né?” – diz Tod – e Cooper responde: “Sim, para sempre!”. Um final surpreendentemente adulto.

4 – Pinóquio: Pinóquio. Antes de Pinóquio se tornar um menino de verdade a história é pura insanidade. Ele é sequestrado por vigaristas e é obrigado a trabalhar num teatro de fantoches para não ser jogado no fogo. Nisso, ele foge até que vai parar numa ilha onde “meninos bobos” se transformam em burros e são vendidos para trabalhar nos circos e minas de sal. Depois de conseguir escapar dessa ilha, ele é engolido por uma baleia gigante, que também engoliu Gepeto, seu criador. Para escapar, eles enfurecem a baleia e Pinóquio se sacrifica para salvar Gepeto. Percebendo seu altruísmo, A Fada Azul o traz de volta à vida, transformando-o num menino de verdade.

3 – A Morte de Clayton em Tarzan: Tarzan vs Clayton. Clayton planeja capturar gorilas para vendê-los na Inglaterra, o que ficaria mais fácil com Tarzan fora do caminho. Clayton atira em Kerchak, matando-o, e Tarzan vai atrás de Clayton ao longo da floresta e depois de alguns obstáculos, Tarzan consegue apontar a arma de Clayton contra seu pescoço. Ele desafia Tarzan a matá-lo, dizendo para que ele fosse homem, mas ao invés disso, Tarzan destrói a arma e Clayton puxa seu facão, seguindo Tarzan segurando-se em vinhas, só que na tentativa de cortar Tarzan ele corta a vinha que o segurava, havendo uma curta queda e uma parada repentina. Nesse momento há um relâmpago e a sombra de Clayton sem vida, pendurado.

2 – Morte da Mãe de Bambi: A Morte da Mãe de Bambi. A mãe de Bambi morre no meio do filme, assim que o público a conhece e vê-a criá-lo, ensinando-lhe os caminhos da floresta. Num dia em que eles estão no prado, ela pressente o perigo, sentindo que há caçadores na floresta. Ela pede que Bambi corra sem olhar para trás e nesse momento há um barulho de tiros, assim que Bambi chega em segurança a mata ele diz: “Conseguimos, mamãe”, mas ali não há ninguém além dele. Com a neve caindo, sozinho, ele procura por sua mãe, ele chama por ela, mas só há silêncio.

1 – O Caldeirão Mágico: O Caldeirão Mágico. Este é um filme perturbador, nele Taran é um jovem com sonhos heróicos que deve encontrar e destruir um caldeirão preto encantando para que o “Rei de Chifres” não possa usá-lo para levantar um exército de mortos-vivos. O “Rei de Chifres” era uma figura do mal implacável, no filme, modelado com temperamento e aparência satânica. Sob seu manto escuro, ele nada mais era que um esqueleto com chifres e olhos vermelhos e vivia num castelo em ruínas cheio de cadáveres apodrecidos. Este foi o primeiro filme da Disney a ser classificado como contendo imagens violentas e sombrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\