terça-feira, 3 de julho de 2012

A evolução da interface gráfica do Windows


Para conseguir mais público, e de deixar o seu sistema mais atraente e moderno, o visual do sistema operacional da Microsoft, o Windows, sofreu diversas mudanças na sua interface gráfica durante os seus 27 anos de história.
Embora que alguns aspectos da interface gráfica do Windows seja estática ou constante, o principal objetivo da mudança é o modo em que as pessoas usam um computador pessoal.
Veja abaixo a história da evolução da interface gráfica do Windows e quais foram as suas principais mudanças.


Windows 1.0: A versão 1 do Windows foi lançado em 1982 e foi umas das principais mudanças do que as pessoas estavam acostumadas a usar o PC na época. Sua interface rodava no sistema DOS e se destinava principalmente para ser usado com teclado. O uso do mouse só foi liberado dois anos depois, em 20 de novembro de 1985.


Windows 2.0: Lançado pela a Microsoft em 9 de dezembro de 1987, o Windows 2.0 já contava com ícones na área de trabalho e sua lentidão foi corrigida. Com seu designer gráfico melhorado, já era possível usar atalhos no teclado, sobrepor as janelas e controlar o layout da tela. Foi nessa versão em que alguns desenvolvedores de software começaram a desenvolver os seus primeiros programas.


Windows 3.0: A terceira versão do sistema operacional, foi lançado em 1990, logo seguindo do Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles venderam mais de 10 milhões de cópias e tornando o sistema operacional mais usado na época. O sucesso fez que a Microsoft rever os planos anteriores e já pensar no futuro.
Nessa versão, o Windows já tinha um bom desempenho, contava com gráfico de 16 cores, teve os seus ícones melhorados e os Gerenciadores, como o de arquivo e programas, foram lançados.
O software Windows era instalado com discos flexíveis comprados em caixas grandes com manuais de instrução pesados.
A popularidade do Windows 3.0 cresceu com o lançamento de um novo Windows software development kit (SDK), que ajudava os desenvolvedores de software se concentrarem mais na produção de seus programas.
Windows NT: Lançado em 27 de julho de 1993, o Windows NT fez com que a Microsoft encontrasse um marco importante: fazer a conclusão de um projeto iniciado no final de 1980 que era a construção de um sistema avançado a partir do zero.
O Windows NT foi o primeiro sistema operacional 32 bits lançado pela a Microsoft.


Windows 95: Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, vendendo um recorde de 7 milhões de cópias nas primeiras cinco semanas. Foi o sistema mais divulgado pela a Microsoft, tendo como um dos comercias de televisão, os Rolling Stones cantando “Start Me Up” sobre a imagem do novo botão iniciar.
Windows 95 foi construído com o auxílio da internet, as capacidades de rede dial-up e Plug and Play, que tornam mais fácil a instalação de hardware e software. O sistema operacional de 32-bit oferecia recursos avançados de multimídia, recursos mais poderosos para a computação móvel e rede integrada.
O Windows 95 foi a primeira versão que apresenta a barra de tarefa, o menu iniciar e os botões minimizar, maximizar e fechar nas janelas.


Windows 98: Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do sistema feita para consumidores. O Windows 98 era descrito como um sistema operacional que funcionava melhor.
As grandes mudanças que ocorreu, foi a possibilidade de leitura de DVD e o Universal Serial Bus(USB). Outro aspecto marcante, foi o lançamento da barra Quick Lauch, que permitia em que o usuário executasse o programa sem a necessidade de ter que procura-lo no menu Iniciar ou na área de trabalho.
Windows ME: Projetado para o uso doméstico, o Windows Me oferecia músicas, vídeos e acessórios para redes residenciais e melhorias de confiabilidade em relação às versões anteriores.
Primeiras aparições: Restauração do sistema, um recurso que pode reverter a configuração do software de PC , o surgimento do Windows Live Movie Maker e do Windows Media Player.


Windows XP: Lançado em outubro de 2001, com o sua interface mais limpa e mais fácil de usar, o sistema operacional foi um do mais vendido da Microsoft, cerca de 1 bilhão de computadores rodavam o sistema operacional e ainda é usado por alguns.
O Windows XP possui várias versões, tais como:
Windows XP 64-bit Edition (2001) é o primeiro sistema operacional da Microsoft para processadores 64-bit projetado para trabalhar com grandes quantidades de memória e de projectos como o filme de efeitos especiais, animações 3D, engenharia e programas científicos.
Windows XP Media Center Edition (2002) é feito para a computação doméstica e entretenimento. Você pode navegar na Internet, assistir televisão ao vivo, desfrutar de música digital e coleções de vídeo, DVDs e assistir.
Windows XP Tablet PC Edition (2002) percebe a visão de computação baseada em caneta. Tablet PCs incluem uma caneta digital para reconhecimento de escrita e você pode usar o mouse ou o teclado, também.


Windows Vista: Lançado em 2006, a principal mudança da Microsoft foi a segurança. O User Account Control não permitia que os software maus intencionados fizessem alterações nos computadores. Na versão Ultimate, o BitLocker Drive Encryption oferece a melhor proteção de dados.
Além de fazer melhorias no Windows Media Player e na procura de arquivos, o Windows Vista ganhou uma nova barra tarefas e um novo botão do menu iniciar.


Windows 7: Lançado em outubro de 2009, o Windows 7 é o sistema mais recente, o mais usado e o mais vendido da Microsoft. O Windows 7 teve toda a sua aparência reformulada e muitos recursos foram adicionados.
Ao todo, são 5 versões do sistema: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate.
Windows 7 Starter: é a versão mais simplificada do Windows 7. Além de ser considerado para uso em laptops, especialmente “netbooks” a versão Starter pode ser usadas em computadores comum. Por ser simplificado, o Windows 7 Starter não permite que o usuário mude o seu papel de parede, o tema e algumas funções foram cortadas. Mas hoje existem softwares que permitem a mudança de papel de parede no Starter.
Windows 7 Home Basic: é considerado para tarefas diárias rápidas. A única diferença entre o Windows 7 Home Basic e com o Starter, é a sua aparência, a aparição da visualização dinâmica e permite que o usuário mude o papel de parede.
Windows 7 Home Premium: é considerado a versão melhorada do Windows 7. Essa versão possui suporte ao Windows Touch, ferramenta de captura de tela, apresentação de Slides nos papeis de parede, mudança de temas, o famoso tema Aéreo, criador de DVD e grupos de usuários.
Windows 7 Professional: é considerada a versão para aqueles que usam os computadores no trabalho. Com quase os mesmos recursos do Windows 7 Home Premium, o Windows 7 Professional vem com conexão com a área remota, modo Windows XP, suporte a ingresso de domínios e backup e restauração.
Windows 7 Ultimate: e a verão mais completa do Windows 7. Nele vem todos os recursos de todas as versões e inclui o BitLocker, AppLocker, BranchCache e o DirectAcess.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\