terça-feira, 17 de julho de 2012

10 hábitos saudáveis que melhoram sua aparência

Existem maneiras mais fáceis e eficientes para conseguir uma boa aparência sem ter que apelar para um cirurgião plástico e gastar uma grana com algum procedimento cirúrgico.
Um dos principais responsáveis pelo seu visual é o estilo de vida que você leva, portanto fique de olho no que você faz e come. Pequenas mudanças podem melhorar bastante sua aparência física, da sua pele às bolsas embaixo dos olhos e até o brilho dos cabelos.
Siga essas 10 dicas simples de saúde e nutrição para ficar de bem com o espelho.

1. Preocupe-se com os cuidados com a pele. Geralmente, esse conselho é descartado junto com as células mortas de seu rosto. Mas, ouça mesmo assim: Use hidratantes para evitar que sua pele resseque e, mais importante, aplique protetor solar para reduzir o envelhecimento prematuro e os danos dos raios ultravioletas, que aparecem na forma de manchas grossas ou outras coisinhas desagradáveis. “O protetor solar deve ser usado nas áreas expostas diariamente. Para se ter uma ideia de como o sol do dia-a-dia pode danificar a pele ao longo do tempo, faça uma comparação entre a pele do antebraço (exposto todos os dias), do abdômen (exposto apenas na praia ou piscina) e na área coberta do biquíni ou sunga (nunca exposta ao sol)”, diz a dermatologista e diretora médica da Slim Clinique Daniela Nunes. Além disso ela lembra que em certos momentos do dia o sol pode ser bem mais prejudicial à saúde. “Evite a exposição solar das 10h às 16h, quando a radiação ultavioleta B está mais intensa e mais propensa a queimaduras e danos cutâneos. A radiação ultravioleta é o fator externo que mais degrada as fibras de colágeno causando além das manchas, a flacidez”, alerta a dermatologista.

2. Jogue a guimba fora. Ou seja, pare de fumar. “Cigarros causam rugas piores que as causadas pelo sol”, enfatiza a cirurgiã plástica Brooke Seckel, acrescentando: “Fumar rouba o colágeno e a elastina, que dão textura, força e elasticidade para a pele, além de acelerar o processo de envelhecimento. Os cigarros também podem deixar a pele com aspecto acinzentado.

3. Coma direito. Uma dieta saudável equivale a melhorar o brilho da pele, do cabelo e ficar mais saudável. “O segredo é manter o equilíbrio”, conta Jim White, especialista em boa forma e nutrição. “A aveia é um alimento poderoso. Ela contém muitas fibras e pode ajudar a controlar a fome e reduzir o colesterol. Além disso, o queijo cottage tem pouco teor de açúcar e altos níveis de proteína e cálcio.” Em geral, mantenha uma dieta como a do Mediterrâneo, com poucas carnes gordurosas e grandes quantidades de grãos, peixes e óleo de oliva.

4. Durma. Durma, no mínimo, as oito horas recomendadas por noite. “Dormir restaura todos os órgãos do corpo, incluindo a pele, que é o maior órgão que possuímos”, observa a cirurgiã Brooke Seckel, acrescentamdo “Dormir também reduz a tensão e a ansiedade, diminuindo os pés de galinha e as rugas de expressão da testa.”

5. Hidrate. “A pele precisa de água para funcionar direito, principalmente ao lutar com os danos causados pelo sol”, conta a Dra. Leslie Baumann, dermatologista e autora do bestseller Pele Saudável. Beber os oito copos de água recomendados para um dia também lava as toxinas do corpo e leva os nutrientes para as camadas mais profundas da pele (as dermes).

6. Emagreça. Além de melhorar sua aparência, perder o peso em excesso reduz o risco de infarto, diabetes, câncer e outras doenças. “Não faça uma dieta radical. Em vez disso, pense em controlar as porções”, recomenda Jim White. “Corte a ingestão de 500 calorias por dia, evitando vícios, como frituras. Dessa forma, você perderá de meio a um quilo por semana.”
7. Banho frio ou morno. “Evite tomar banhos quentes. A água quente resseca a pele e retira o manto lipídico, uma barreira de proteção, o que acelera o envelhecimento e o aparecimento de estrias”, diz a Dra. Daniela Nunes. E já que estamos falando de limpeza, a dermatologista dá uma outra dica para a hora do banho. “Não abuse do sabonete porque ele também retira esse manto lipídico. Não o esfregue muito na pele. Se tomar mais de um banho ao dia, no segundo só use o sabonete nas axilas, planta dos pés e partes genitais.”

8. Faça exercícios cardiovasculares. Um regime de treino cardiovascular diminui o stress, deixa você mais feliz e sua pele mais viçosa. “Faça algum tipo de exercício aeróbico que aumente sua taxa cardíaca acima da linha de base por cerca de meia hora por dia", aconselha o especialista em medicina esportiva Douglas Peterson. “Você pode caminhar, andar de bicicleta, usar o equipamento elíptico; exercite-se com algo que faça você suar um pouco. Não exagere nem abuse, pois você pode se machucar e desistir. Os exercícios devem ser divertidos e você precisa se sentir bem ao fazê-los.”

9. Controle a bebida. “O álcool causa inchaço dos tecidos, especialmente nos olhos, e frequentemente levam ao fumo e a maus hábitos alimentares, o que causa ganho de peso”, conta a Dra. Brooke Seckel.

10. Fique de pé. Uma boa postura é extremamente importante. Um treinamento de força para o abdômen livrará você dessa preguiça inconveniente (além disso, uma barriga de tanquinho definitivamente melhora, e muito, a aparência). O Dr. Douglas Peterson recomenda um treinamento de resistência leve de duas a três vezes por semana para fortalecer os músculos do abdômen. Um personal trainer habilitado pode trabalhar com você em um esquema que seja possível seguir em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\