sábado, 30 de junho de 2012

HD e SSD. Quais as diferenças entre eles?

Quando se fala em armazenamento de dados o hd, o pendrive, serviços na nuvem e até mídias de CD e DVD são sempre lembrados. Nos últimos anos devido ao avanço da tecnologia surgiu um novo dispositivo denominado SSD (sigla do inglês solid-state drive), que aos poucos vem conquistando terreno. Existem diferenças entre o SSD e seu antecessor HD e vamos mostrar as mais importantes nesse artigo.


ARQUITETURA: A principal diferença entre os dois está na forma como cada um é construído, enquanto o HD possui discos e uma agulha para realizar a leitura e gravação de dados, o SSD é um tipo de dispositivo sem partes móveis, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor (são parecidos com pendrives e cartões de memória).

CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO: Enquanto os discos rígidos chegam as mais de 3TB de capacidade, o SSD ainda está com capacidades menores, é comum encontramos dispositivos com capacidade de 256GB, mas isso está mudando, em 2011 a empresa OCZ lançou o primeiro HD SSD de 1TB.

DESEMPENHO: Nesse quesito, a vantagem do SSD é grande, enquanto um HD opera com taxas médias de leitura e escrita em torno de 140MB/s e com o tempo de acesso de 13,5 ms, o SSD tem uma taxa de leitura de 470MB/s e de escrita de 245MB/s e o tempo de acesso é de 0,1 ms e 0,3 ms. Com esses dados é recomendável utilizar um SSD para o Sistema Operacional que pode ser iniciado em até 10 segundos. A seguir mais vantagens do SSD em relação ao HD:
- Menor peso em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;
- Consumo reduzido de energia;
- Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns – cerca de 70° C;

O valor de mercado do SSD ainda é um entrave para sua popularização, modelos de 128GB chegam a custar R$ 450 enquanto os de 256GB custam “absurdos” R$ 1000. Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\