domingo, 17 de junho de 2012


Cientistas revelaram nesta quarta-feira (30) mais uma marca que o ser humano acumula com a idade. É fácil diferenciar um jovem de um idoso pelo rosto, por exemplo, pelas rugas e outros sinais de idade que ficam evidentes. Agora, uma nova pesquisa mostrou que também é possível identificar pessoas de idades diferentes pelo cheiro.

O estudo publicado pela revista científica “PLoS One” evidenciou as mudanças no odor corporal que ocorrem ao longo da vida.
A pesquisa foi feita com pessoas de três faixas etárias diferentes: jovens adultos (de 20 a 30 anos), pessoas de meia idade (de 45 a 55 anos) e idosos (de 75 a 95 anos).
Cada participante dormiu cinco dias com uma mesma camiseta com almofadas sob as axilas, para que o cheiro de cada um fosse bem absorvido. Depois, os odores foram colocados em frascos de vidro, e outros participantes – jovens – tiveram que determinar qual frasco continha o cheiro das pessoas mais velhas. A comparação foi repetida nove vezes para cada um dos 41 avaliadores.
A experiência mostrou que o ser humano consegue determinar aproximadamente a idade de outro pelo cheiro. Além disso, os avaliadores tiveram que descrever os cheiros, e a pesquisa concluiu que o odor dos idosos é menos intenso e menos desagradável que o dos mais jovens. A concentração de substâncias químicas presentes no suor é o que varia ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\