sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pensar na morte faz bem para a vida

O cientista americano Kenneth Vail da Universidade de Missouri nos EUA, fez um estudo onde constatou que pensar na morte faz bem para a vida de modo geral.


Segundo ele, esse pensamento é positivo, pois as pessoas usam a morte como uma forma de esperança e segurança para continuarem vivendo bem, fisica e mentalmente. Isso faz com que vejam a fragilidade eminente do cotidiano. No trânsito, em suas residências, trabalho e etc..Onde podem ocorrer acidentes ou casos inusitados.

Um exemplo citado para essa análise, foi o caso dos Ataques de 11 de Setembro, nas Torres Gêmeas do World Trade Center. As pessoas chocadas com o ocorrido, passaram a ter mais precauções no dia-a-dia, onde se preocuparem mais com a segurança própria e de pessoas próximas a elas, como familiares, parentes e amigos. Partindo do princípio da dor causada pela morte e da surpresa imposta pela situação não prevista.

Ou seja, quando uma pessoa vivencia fatos relacionados a morte ou se deparam com situações nas quais poderiam ter sido vítimas, ou simplesmente ao pensar involuntariamente nisso, criam uma auto-proteção maior.

É Froide!

Freud explica: Isso é bastante relevante. Afinal é como estar em uma rodovia, tentar uma ultrapassagem e ser surpreendido por outro veículo em alta velocidade, e possibilidade de colisão. Depois daquela tentativa arriscada, as pessoas se resguardam e se contém para novas tentativas, ao menos naquele momento. É como qualquer outra situação na qual nos sentimos expostos, que passamos a ter mais precaução. E é por isso que pensar na morte ou simplesmente em um possível ferimento, passamos a nos importar mais com nossa segurança. E é isso que faz bem pra vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\