domingo, 6 de maio de 2012

30 Alimentos que fazem você mais FELIZ!


Alimentos são todas as substâncias e proteínas utilizadas pelos seres vivos como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui ainda várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura, como as bebidas com álcool, refrigerantes, compostos químicos psicotrópicos, os temperos e vários corantes e conservantes usados nos alimentos.

1. Ervilhas
Um estudo do Instituto de Psquiatria da Inglaterra descobriu que os níveis de magnésio são mais baixos em quem sofre de depressão. Vegetais verdes - ervilhas em particular - aumentam a quantidade do mineral e garantem dias mais felizes

2. Abóbora
O vegetal é rico em zinco. Uma pesquisa da Academia Polonesa de Ciência demonstrou que ele ajuda a manter as células nervosas vivas e afasta a tristeza. Ele é necessário para converter o triptofano em serotonina, o hormônio da felicidade. Refogue os cubos no azeite de oliva com ervas e pimenta.

3. Chocolate
Rico em feniletilamina (PEA), o chocolate eleva os níveis de endorfina. De acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (EUA), o açúcar e a gordura presentes no doce tem efeitos moduladores do humor.

4. Trigo
A trimetilglicina (TMG) contribui para a produção de várias substâncias cerebrais que melhoram o humor, a energia, o bem-estar, o estado de alerta, a concentração e a acuidade visual. As principais fontes dessas substâncias são o farelo de trigo e o gérmen de trigo, por isso prefira pão integral quando preparar seus sanduíches.

5. Leite de cabra
Ele está lotado de cálcio - 1/2 litro fornece cerca de 70% da quantidade recomendada por dia -, que tem função reguladora do humor e é necessário para a transmissão dos impulsos nervosos. A deficiência desse mineral, que também acalma, consequentemente tira você do sério, aumenta o nervosismo e a irritabilidade.

6. Queijo Cottage
Queijos com baixo teor de gordura, como o cottage, podem melhorar a qualidade do seu sono. Eles são fonte de triptofano, usado na produção de melatonina, que ajuda a induzir o sono. Experimente fazer um lanche noturno com biscoitos de aveia e queijo cottage.

7. Alcaçuz
A raiz do alcaçuz contém glicirricina, composto que inibe a liberação de cortisol e, por isso, ajuda a domar o estresse. Ela também contém isoflavonas, usadas para tratar os sintomas da depressão.

8. Chá de Ginseng
Esta erva melhora a resposta do corpo ao estresse e diminui a ansiedade. Ela também ajuda a levantar o astral e dar mais disposição. Tudo indica que Buda era chegado na bebida - e quem duvida do mestre da serenidade?

9. Tofu
Uma pesquisa publicada no periódico americano The New England Journal of Medicine mostrou que deficiência de triptofano pode levar à depressão. Com altos níveis da substância - 747mg em cada 100g -, o tofu é essencial para manter você de alto-astral. Se a aparência não é convidativa, misture-o em um smoothie.

10. Vermelho
Pesquisadores do Hospital Universitário Kuopio, na Finlândia, descobriram que pessoas com baixos níveis de vitamina B12 tem mais chances de ter depressão. Uma porção deste peixe possui quase três vezes a quantidade recomendada por dia da vitamina e fica ótima grelhada.

11. Grapefruit
Rica em ácido fólico, vitamina indispensável para levar oxigênio ao cérebro, a fruta é importante também na produção de serotonina. Um estudo da Universidade Tufts (EUA) descobriu que os índices de folato no sangue são menores em pessoas com depressão.

12. Sementes de Gergelim
O Instituto de Biologia Cerebral de Princeton (EUA) descobriu que pessoas com depressão tem níveis baixos do aminoácido treonina. A semente de gergelim é uma das principais fontes desse nutriente. Adicione-a a saladas ou coma tahine.

13. Feijão Branco
o neurotransmissor noradrenalina promove a sensação de prazer e disposição. Ele é derivado da dopamina, encontrada no feijão branco. Se está se sentindo entediado ou apático, misture uma lata do feijão com azeite de oliva e mostarda e faça um molho saboroso. O astral muda rapidamente.

14. Cogumelos Portobello
Deficiência de vitamina B3 pode levar à depressão. Quando os níveis estão baixos, o organismo usa sua reserva de triptofano para produzir a vitamina, reduzindo o estoque que seria usado para converter em serotonina. Consuma cogumelos para manter o humor. Eles vão bem com azeite.

15. Couve-flor
Este legume é rico em vitamina C. O baixo consumo dessa vitamina inibe a produção de dopamina, que promove a sensação de bem-estar e melhora a absorção de ferro, mineral energético. Um estudo da Universidade Cornell (EUA) descobriu que 100 gramas de couve-flor contém 70 miligramas da vitamina levanta-ânimo.

16. Lentilha
A sensação de desânimo e fadiga é comumente associada à deficiência crônica de ferro. Uma porção de 200 gramas de lentilha fornece metade da quantidade do mineral recomendada por dia.

17. Cavala
O ácido gama-aminobutírico (GABA) leva à melhora do humor porque bloqueia as sensações de ansiedade e estresse. Peixe é uma boa fonte desse composto, a cavala em particular.

18. Atum
A vitamina B6 é essencial na produçãode serotonina. Um estudo do periódico americano Alternative Medicine Review descobriu que 20% das pessoas deprimidas apresentam falta de vitamina B6. Como o atum é rico no nutriente, inclua-o no prato.

19. Rins de Cordeiro
Eles podem melhorar a memória e a resposta ao estresse. Um estudo publicado no International Nutritional Neuroscience mostrou que níveis altos de fosfatildiserina, substância encontrada nessa vísceras, estavam associados ao bom humor. Dispense a parte branca do centro e frite o restante na manteiga por poucos minutos.

20. Cenoura
Um estudo publicado no periódico International Journal for Vitamin and Nutrition Research descobriu que deficiência da vitamina biotina, presente na cenoura, induz à depressão e à fadiga. Embora a pesquisa tenha sido realizada em ratos, os especialistas acreditam que os efeitos são os mesmos em humanos.

21. Nozes
Associar nozes ao cérebro não acontece apenas por semelhança estética. Elas são uma excelente fonte de ômega-3, que ajuda as células cerebrais e os neurotransmissores reguladores do humor a funcionar melhor.

22. Milho
Em apenas 1 porção de milho você tem 25% da quantidade recomendada por dia de vitamina B1. Um estudo descobriu que os voluntários apresentaram melhora no humor, no estado de alerta e na disposição depois de dois meses de suplementação de vitamina B1.

23. Laranja
Laranjas contém inositol, substância que regula os índices de serotonina e de insulina e, assim, alivia a depressão e ameniza mudanças de humor. Ela também auxilia na redução do colesterol.

24. Tempeh
Um estudo publicado no periódico British Journal of Psychiatry mostrou que a deficiência de vitamina B2 pode levar a mudanças agressivas de personalidade. A vitamina é necessária para a produção de GABA, que melhora o humor. O tempeh, alimento feito a partir da fermentação de grãos de soja é uma boa fonte de vitamina B2.

25. Homus
Rico em proteína e fibras, essa pasta de grão-de-bico promove a liberação lenta de glicose no sangue, evitando oscilações nos níveis de açúcar, e ao desânimo.

26. Salsinha
Ela é uma excelente fonte do aminoácido L-glutamina, que melhora a concentração e também auxilia no combate à ansiedade e ao estresse ao elevar o nível de energia no cérebro e aumentar o estado de alerta.

27. Leite de soja
Alimentos ricos em proteína, como o leite de soja, se transformam em aminoácidos, como a tirosina. Esta, por sua vez, estimula substâncias cerebrais como a dopamina e noradrenalina, que ajudam você a se sentir mais otimista e com mais energia.

28. Linguado
De acordo com cientistas da Universidade College, em Swansea (Reino Unido), a deficiência de selênio pode estar associada a maior ansiedade e desânimo. Você consegue 68% da quantidade recomendade por dia do mineral com apenas 100 gramas do peixe.

29. Bacalhau
A taurina ajuda a regular e gerar os impulsos nervosos responsáveis por pensamentos, ações e até pelo humor. O bacalhau contém 108 miligramas desse aminoácido em cada 100 gramas.

30. Alga Marinha
Vegetais marinhos são fonte abundante de iodo, que equilibra o humor e melhora a disposição, o foco e o estado de alerta. Adicione lascas das algas em sopas e saladas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\