quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Virtualize e seja feliz!

Quando pensamos em virtualização automáticamente pensamos em vários sistemas operacionais rodando em um só. Mas virtualizar vai além disso, podemos por exemplo ter um servidor com várias vm’s (Máquinas Virtuais) cada uma servido para um propósito, dividindo as tarefas e os recursos do servidor como espaço em disco, memória e processamento utilizados. Além, claro de instalar diversos SO’s, softwares e realizar diversos testes sem medo de comprometer o nosso sistema principal. Se algo der errado, basta excluir a máquina virtual e criar outra.
Existem diversos softwares que tratam deste assunto, mas neste post vamos falar do VirtualBox que na minha opinião é o mais prático e intuitivo e é de longe o mais utilizado.
Obtendo o VirtualBox: O download do VirtualBox pode ser feito através deste endereço. Lá você encontra versões para linux, OSX, Windows e Mac, além de diversas compilações e o kit de desenvolvimento. Escolha o que se adapta a você.
Instalando no Windows: Depois de feito o download, dê um duplo clique no arquivo e siga o sistema NNF do windows (Next, Nex, Finish).
Instalando no Linux: Como existem diversas distribuições, vou abordar apenas o Ubunu. No terminal, digite ou copie e cole os seguintes comandos:

echo “deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian $(lsb_release -sc) contrib” | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add – sudo apt-get update && sudo apt-get install virtualbox-4.0 sudo apt-get install virtualbox-ose-guest-utils

Criando a máquina virtial:

Com o VortualBox Aberto, clique em Novo para abrir o assistente para criar uma nova máquina virtual:

Clique em próximo para ir para a próxima etapa escolhendo o nome da sua máquina virtual e o tipo de SO. Como podem notar já tenho três máquinas virtuais criadas. Feito isso clique em Próximo.

Na próxima tela você poderá escolher a quantidade de memória utilizada pela nova VM, tendo como limite a memória disponível no hospedeiro (seu pc).

Na próxima tela você pode escolher o tamanho do disco rígido virtual da máquina. O disco virtual é criado em um arquivo na máquina hospedeira.

Ao clicar em próximo, você será solicitado a escolher o tipo de arquivo utilizado para a criação do disco virtual.

Uma breve explicação sobre a diferença entre os tipos de discos virtuais aceitos pelo VirtualBox:
VDI:
Nativo do VirtualBox, aconselhado caso não vá utilizar este disco rígido para outros softwares de virtualização como VMWare e afins.
VDMK:
Tipo de arquivo utulizado em alguns virtualizadores, em especial o VMWare.
VHD:
Utilizado em especial pelo VirtualPC da Microsoft e Complete PC Backup and Restore também da MS, utilitário de backup e restauração que pode restaurar o ambiente de usuário completo incluido programas instalados no Windows Vista.
HDD:
Formato utilizado pelo Parallels (Virtualizador para Mac da Apple).

Na próxima tela você poderá escolher o tipo de armazenamento do seu disco virtual. Em geral, um disco dinâmicamente alocado é mais rapido na criação que um de tamanho físico e ocupa espaço no disco hospedeiro conforme a utilização do disco virtual. Se utilizar om disco de tamanho físico, será criado um arquivo com o tamanho escolhido, idependente da quantidade de dados armazenados pela máquina virtual.
No próximo passo você deve escolher o tamanho do seu disco virtual assim como um nome.

Clique em Criar para finalizar a criação do disco virtual e de sua máquina virtual.

Tudo pronto, sua máquina virtual está criada e já é capaz de dar o boot pelo drive de CD/DVD da máquina hospedeira. Para instalar um sistema operacional, insira o disco de boot e clique em Iniciar no menu do VirtualBox.


Você também poderá as ordens de boot, hardware instalados, configurações de rede e resolução de tela, compartilhar pastas com o Hospedeiro e muito mais clicando no botão configurações. Mas isso é assunto para outro Post. Até mais! =D

Um comentário:

  1. Nossa, copy and paste legal hein! Pelo menos diga de onde copiou o post.

    http://anossaweb.com/tutoriais/virtualize-seja-feliz/

    ResponderExcluir

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\