terça-feira, 29 de novembro de 2011

10 Softwares Grátis para Melhorar o Windows

O Windows pode não ser o melhor sistema operacional em termos de desempenho, segurança ou usabilidade. Mas é o sistema operacional mais usado no mundo. Apesar dos seus defeitos, existem softwares capazes de melhorar bastante o desempenho e a segurança do Windows. Essa é uma compilação dos softwares que utilizo na minha máquina Windows que uso para jogos.

CCleaner
O CCleaner é pequeno aplicativo que ajuda muito na limpeza da sua máquina. Através dele é possível limpar arquivos que não são essenciais para o funcionamento do sistema, como arquivos temporários e logs. Além disso, ele é capaz de realizar a limpeza de arquivos armazenados pelos navegadores mais populares do mercado. Ele também tem uma ferramenta muito interessante de limpeza do registro do Windows.

Malwarebytes’ Anti-Malware
O Malwarebytes’ Anti-Malware é um excelente caçador de software malicioso. Ele é capaz de analizar o seu disco rapidamente em busca de softwares perigosos (que podem até armazenar senhas digitadas em sites e coisas piores) e fazer a remoção sem danificar o sistema.

Panda Cloud Antivirus
Sempre tive dificuldade em encontrar um bom antivirus para o Windows. Os mais famosos (McAfee e Norton) são absurdamente pesados, prejudicando muito o desempenho da máquina. Outras opções são mais leves mas muitas vezes são ineficazes. O Panda Cloud é um antivirus leve que utiliza a nuvem para enviar informações entre os usuários e ser capaz de detectar vírus de forma mais eficaz.

Revo Uninstaller
O Revo Uninstaller é um substituto para o aplciativo de remoção de programas do Windows. Com ele é possível remover conteúdo que os programas não removem normalmente quando são desinstalados. Com o passar do tempo, o seu computador ficará com o resto de vários softwares que irão ocupar espaço em disco além deixar o Windows mais lento (por causa do lixo acumulado no registro). O Revo Uninstaller detecta o que o software deixou para trás e permite que você remova esse conteúdo facilmente.

Smart Defrag
O Smart Defrag é um substituto para o desfragmentador de disco do Windows. A fragmentação de disco é uma das principais causas de lentidão e instabilidade em computadores Windows. O software é muito rápido e eficiente para fazer a desfragmentação. Mas muito mais que isso, o Smart Defrag tem um funcionalidade muito interessante: é possível configura-lo para fazer a desfragmentação sempre que o computador não estiver sendo utilizado. Assim, o seu sistema sempre está no pico da performance.

Soluto
O Soluto é, segundo os autores, um software anti-frustração. Ele permite que você deixe seus navegadores mais leves, recupera a quebra de alguns softwares, mas, principalmente, ele permite que você configure o que é executado quando o sistema é inciado. Isso é feito de uma forma muito fácil, inclusive com conselhos sobre o que fazer com cada software. Mais do que escolher se um software deve ser rodado quando o Windows é iniciado, ele permite também que você atrase o inicio do software. Dessa forma, tudo o que você precisa é iniciado, mas você tem o sistema disponível para trabalhar mais rapidamente.

File Hippo Update Checker
O File Hippo Update Checker verifica os aplicativos que estão instalados em sua máquina e avisa quando existem atualizações. Quando houver novas versões dos aplicativos você poderá acessar uma página com o links para cada software. Assim você pode facilmente baixar as novas versões e instalar. Apesar de existirem outros softwares que fazem um trabalho parecido e que até fazem a instalação automaticamente, pela minha experiência o File Hippo funciona melhor.

ZoneAlarm
O ZoneAlarm é, talvez, o mais famoso dos firewalls para Windows. Apesar de incomodar ter que dar permissões aos softwares para fazer conexões, um bom firewall como o ZoneAlarm adiciona uma camada de segurança muito importante ao Windows. Além de ser um software muito mais maduro do que o firewall que acompanha o Windows.

TeraCopy
O TeraCopy é um software que substitui o comportamento normal do Windows em relação a mover e copiar arquivos. Mover e (principalmente) copiar arquivos muito grandes no Windows pode demorar muito. Mas o TeraCopy é pensado justamente para melhorar o desempenho na hora de lidar com arquivos grandes. Na minha experiência, esse é um software essencial para o Windows.

PeerBlock
O PeerBlock é um software muito útil, principalmente para quem usar Torrent. Ele impede que o seu computador se conecte com computadores considerados maliciosos. Por exemplo, existem computadores em redes P2P com o objetivo de investigar a rede e descobrir o download de conteúdo pirata. O PeerBlock impede que esses computadores se conectem em sua máquina, adicionando uma camada de proteção a mais que vai alem do firewall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\