sexta-feira, 24 de junho de 2011

Desenhos animados proibidos da Segunda Guerra Mundial

Em tempos de guerra uma das grandes armas utilizadas é o marketing e a manipulação dos ideáis das pessoas, adicionando uma quantidade exagerada de patriotismo. Isso não acontecia somente com os adultos, o universo dos desenhos animados também transmitiam mensagens de ódio aos inimigos ou ridicularização do adversário, muitos desses desenhos foram banidos da programação.
Abaixo temos alguns episódios desses desenhos que vinculavam na época da Segunda Guerra Mundial. Muitos deles tentam ridicularizar o nazismo da Alemanha, outros são relacionados ao Japão. Inclusive um dos desenhos japoneses cria uma figura má de Mickey Mouse alertando o povo japonês sobre uma possível invasão do Japão pelos americanos.

Produção da Disney ”Crianças de Hitler”, mostra Hitler como um princípe que após derrotar a democracia (Bruxa), desperta a Alemanha, representada por uma mulher gorda que está adormecida esperando pelo cavalheiro.


“Der Fuehere’s Face”, retrata Donald como um soldado nazista que leva sua vida de maneira miserável trabalhando em uma fábrica de municões.


Nimbus Libere,produção Alemã que coloca os principais personagens americanos, Mickey, Pateta, Popeye e Donald bombardeando a França em uma falsa libertação do País.


Desenho do Popeye, onde ele está navegando e se depara com uma embarcação japonesa que lhe oferece um falso acordo de paz.


Produção japonesa, retratando Mickey como uma criatura má invadindo o Japão, e o povo japonês recorrendo a seus guerreiros nipônicos.

Um comentário:

  1. excelentes videos de época. pena que não se fale também dos pavorosos crimes de guerra praticados pelo exército imperial japonês em suas invasões na china, indonésia, vietnam, onde as piores práticas de tortura foram empregadas contra populações civis. na guerra ninguém é bonzinho.

    ResponderExcluir

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\