domingo, 1 de maio de 2011

10 Passos para Aumentar a Concentração na Leitura

Para atingir o sucesso em negócios na internet, devemos enviar conteúdo de qualidade aos nossos seguidores. Ler regularmente, nos ajuda a sempre ter boas ideias para criação de conteúdo, além de ser importante para nosso desenvolvimento pessoal. Porém, muitas pessoas não conseguem se concentrar na leitura, e acabam perdendo informações importantes ou desistindo de ler.
Recentemente, li o livro: “Leitura Dinâmica para Principiantes” de Tony Buzan, e descobri algumas técnicas de concentração que são muito úteis. Veja a seguir quais são:



Você está sentado confortavelmente?
O ambiente afeta o nível de sucesso que conseguimos alcançar, enquanto a sensação física de conforto influencia nossa capacidade de reter informações. Se você estiver indisposto ou de baixo-astral, esses sentimentos ruins prejudicarão sua produtividade. Se, por outro lado, você estiver se sentindo feliz no seu ambiente de bem consigo mesmo, reagirá de forma positiva à leitura e à compreensão de novas informações. Por esse motivo, faça com que seu ambiente seja o mais estimulante e agradável possível.
A localização da mesa de leitura e a intensidade da luz
É sempre melhor ler ou estudar usando a luz diurna, natural. O ideal é que a mesa esteja perto de uma janela. A luz artificial, se necessária, deve se projetar por cima do ombro em oposição às suas mãos. A lâmpada tem que ser potente o bastante para iluminar o texto, mas não tão clara que provoque contraste com o resto do ambiente.
Disponibilidade de Materiais
Para permitir que o cérebro se mantenha concentrado e trabalhe confortavelmente, é importante ter à mão todo o material e os guias de referências necessários. Com isso, você estará preparado, se sentirá relaxado e será mais capaz de manter o foco na tarefa.
Conforto físico
O excesso de conforto físico é contraproducente porque você ficará tentado a dormir em vez de se concentrar. O ideal é que a cadeira tenha o espaldar reto e não seja nem muito dura nem muito mole. Deve ser cômoda e assegurar a boa postura.
A altura da cadeira e da mesa
A cadeira tem que ser alta o suficiente para que suas coxas fiquem paralelas ao chão. Isso fará com que os ossos certos o sustentem na posição enquanto você estiver sentado. A mesa deve estar cerca de 20cm acima do assento da cadeira.
A distância entre os olhos e o texto
A distância natural entre os olhos e o texto é de cerca de 50cm. Desse modo, é mais fácil focalizar grupos de palavras, o que diminui a possibilidade de você forçar a vista ou ter dor de cabeça.
A postura
O ideal é manter os pés apoiados no chão. As costas devem estar retas, mas com uma ligeira curvatura para garantir apoio. Se você se sentar totalmente ereto ou de qualquer maneira, se cansará e forçará as costas. Tente segurar o material de leitura ou apoiá-lo em algo para que ele fique em pé, e não deitado.
Sentar-se com a postura correta proporciona diversos benefícios ao corpo:
O cérebro recebe o máximo de ar e sangue porque a traqueia, as veias e as artérias estão funcionando sem obstrução.
O fluxo de energia para a espinha é otimizado; o poder do cérebro, maximizado.
Se o corpo estiver alerta, o cérebro saberá que algo importante está acontecendo. Por outro lado, se você se sentar de maneira relaxada demais, estará dizendo à sua mente que é hora de dormir.
Os olhos poderão usar sua visão central e periférica.
Escolha o melhor horário
Todos nós temos altos e baixos de concentração e cada um de nós acaba descobrindo os horários do dia em que lê melhor ou em que se mantém mais atento e disposto. Há as “cotovias”, que se sentem mais entre 5 e 9h da manhã; as “corujas”, que são mais produtivas à tardinha e à noite; e há também quem prefira trabalhar no fim da manhã ou no início da tarde.
Muitos de nós permanecemos presos a um padrão de comportamento que desenvolvemos durante a época de estudante. Por isso, vale a pena experimentar um novo sistema.
Evite interrupções
É tão importante evitar interrupções e as agitações externas quando você estiver lendo quanto às pausas durante a leitura. Interrupções externas, como telefonemas ou distrações pessoais (fazer intervalos desnecessários, ouvir rádio, etc.), são inimigas da concentração e do foco.
Da mesma forma, se você estiver preocupado com algo ou não estiver se sentindo bem fisicamente, sua atenção será desviada, reduzindo a concentração e a compreensão.
A solução
Faça do seu ambiente de leitura um lugar “sagrado”, totalmente destinado a essa tarefa. Isso significa ter uma caixa postal ou uma secretária eletrônica para atender o telefone, ouvir um tipo de música que o ajude a se concentrar e manter o lugar livre de distrações (desligue o computador se não for usá-lo, para não ficar tentado a navegar na internet).
Você também trabalhará melhor se estiver gozando de boa saúde. Praticar exercícios aeróbicos com regularidade é excelente para manter o cérebro bem oxigenado e ter um corpo forte e sagrado.
E você?
Consegue se concentrar em suas leituras importantes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\