terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fique por dentro: MSN

MSN (derivado de The Microsoft Network) é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. O logotipo representa uma borboleta, que "captura a imaginação e a liberdade" de conversar no MSN.
O The Microsoft Network foi inicialmente concebido para ser uma grande BBS (ou serviço online) em 1994 para os usuários do Windows 95. Contrariando a grande tendência da época, Bill Gates afirmava que a Internet era apenas uma "moda passageira" e que os grandes serviços online eram o futuro das conexões caseiras entre computadores pessoais, devido ao grande sucesso que era a America Online e a Compuserve. Entretanto, a baixa demanda fez com que o MSN - assim como os demais serviços online da época - se convertesse em uma provedora de acesso à Internet distribuindo conteúdo exclusivo para os assinantes. A partir de 1997, o conteúdo começou a ser gradualmente aberto a todos os assinantes.

Em 1996 o MSN não conseguiu se firmar de fato como um grande provedor, ficando atrás de alguns que nem existem mais. Em 1997 a Microsoft faz uma grande campanha de marketing nos Estados Unidos e Europa angariando milhões de assinantes e colocando o MSN como sexto maior provedor nos Estados Unidos. Em 1998 esta campanha foi atrelada ao Windows 98 mas não obteve tanto sucesso como no ano anterior. Em 1999 na Inglaterra o MSN inglês conquistara o posto de maior provedor da Europa. Também nessa época é que o foco do MSN em todo mundo muda para portais tendo inclusive uma filial inaugurada no Brasil em 2000.
Em 2001 inicia-se uma agressiva campanha de marketing para promover o MSN Messenger, que era apenas um clone do já conhecido ICQ. No Brasil essa campanha foi feita junto ao público jovem com comerciais na MTV e Jovem Pan. Em 2003 o programa da Microsoft já era o mais utilizado pelos internautas. Por esse grande sucesso, a sigla MSN é mais conhecida como o programa mensageiro. Em 2001 também foi introduzido o MSN Explorer que era apenas um browser baseado no Internet Explorer mais atraente ao público leigo e com fácil acesso aos serviços do portal MSN.com visando estimular seu uso. Apesar de ser incorporado no Windows XP até 2002, o MSN Explorer encontra-se atualmente abandonado.
Hoje o MSN ainda mantém grandes portais na Internet integrados pela tecnologia .Net Passport concentrando mais de vinte milhões de páginas. Através deste conglomerado de sites (que engloba tudo da Microsoft até seu site corporativo) a sigla ocupa o segundo posto em número de acessos nos Estados Unidos. Em 2002 a Microsoft tentou introduzir o MSN 8.0 como um software que englobasse acesso rápido e expandido a todos os seus serviços mediante a uma assinatura mas não obteve sucesso. Em 2003 a estratégia foi abandonada e o domínio MSN.com foi liberado para o serviço de e-mail gratuito Hotmail.
O último serviço lançado do portal MSN (The Microsoft Network) é o MSN Soapbox para rivalizar com o YouTube e prover acessos aos videos inseridos pelos próprios usuários. A maioria dos antigos serviços do MSN estão sendo transferidos para a marca Windows Live.
O MSN entrou no mercado português no início de novembro de 2007, como um complemento aos atuais portais em Portugal. Na edição portuguesa não existem janelas de pop-up e toda a publicidade fica num canto fixo, nas margens da página.
No "Ad Planner Top 1000 Sites", que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em junho de 2010, o msn.com aparece como 5º colocado, com 280 milhões de visitas e um alcance global de 18% registrados no mês de abril.[5] No MSN você pode adicionar seus amigos, desde que também tenham MSN e pode conversar com eles mandando mensagens instantâneas, que podem ser respondidas também instantaneamente. Você tem o poder de bloquear uma pessoa caso não deseje que ela consiga falar com você.

Windows Live Messenger é um programa de comunicação instantânea pela Internet. É a nova geração do MSN Messenger, parte dos novos serviços online da Microsoft chamados de Windows Live. O novo programa introduz novos recursos além de incluir os já existentes no MSN Messenger. O Windows Live Messenger surgiu depois da proposta da Microsoft em reunir os serviços do MSN ao sistema operacional Windows.
Enquanto ainda se encontrava em beta, para adquirir o novo programa era necessário ser convidado por outro usuário, ou simplesmente se cadastrar no site Windows Live Ideas para garantir uma oportunidade de usuário. No caso dos convites, cada usuário tinha um limite de convites, e ele podia ou não receber mais convites.
O Windows Live Messenger é atualmente o Messenger mais usado no mundo com mais de 230 milhões de usuários. [1] No Brasil, o serviço atinge mais de 75% dos usuários da internet, que significa mais de 34 milhões de usuários no país.[2]

Novos recursos
Existe várias modificações ao longo das atualizações do Windows Live Messenger, e foram adicionados vários recursos novos em comparação ao MSN Messenger, e dentre eles podemos citar:
o Comunicação offline, semelhante ao status de invisível do ICQ, porém mais limitado do que ele, e do Yahoo! Messenger, ou seja, você se comunica offline com seus contatos.
o A última imagem de exibição selecionada será armazenada remotamente, e a mesma poderá ser acessada em outro computador.
o Também é possível deixar mensagens para uma pessoa offline, até que a mesma entre novamente e as receba.
o Escolha da cor das janelas de conversa e a da lista de contato, além de poder colocar uma imagem no fundo da lista de contatos (salvando-a na pasta do Messenger como lvback.gif).
o Agora é possível esconder a guia de patrocínios, localizada na esquerda do programa, além de poder trocar a ordem dos guias.
o Possibilidade de colocar um apelido em um usuário da lista, renomeando o mesmo sem precisar de programas especiais, como o Messenger Plus!.
o Busca rápida de contatos.
o Windows Live Favorites, onde você adiciona seus sites favoritos, como no "Favoritos" do navegador de internet, mas com a vantagem de que você terá esse site gravado no seu Messenger, podendo usá-lo em qualquer computador.
o Agora é possivel mostrar as fotos dos contatos online e offline grandes na janela de contatos.
Recursos aperfeiçoados (ja existentes ou existentes parcialmente no MSN Messenger e melhorados no Windows Live Messenger)
o Chamar o contato para uma conversa, imitando um telefone, serviço semelhante ao Skype (este recurso apenas foi melhorado e teve seu nome modificado).
o Pasta de compartilhamento entre os usuários.
o Além de poder organizar os contatos por online e offline e por grupos (Amigos, Família, etc.), é possível organizá-los por espaços atualizados recentemente, ou seja, a última pessoa a atualizar o seu Windows Live Spaces ficará no topo da lista.

Fases Beta Live 8
Compilações lançadas da versão 8.1:
v8.1.0064 Beta (8 de Setembro de 2006)
v8.1.0066 Beta (13 de Setembro de 2006)
v8.1.0068 Beta (22 de Setembro de 2006)
v8.1.0106 Beta (31 de Outubro de 2006)
v8.1.0168 Beta (13 de Dezembro de 2006)
v8.1.0178 Final (30 de Janeiro de 2007)
Compilações lançadas da versão 8.5:
v8.5.1235.0517 Beta (30 de Maio de 2007)
v8.5.1238.0601 Beta (21 de Junho de 2007)
v8.5.1302.1018 Final (6 de Novembro de 2007)

Windows Live Messenger 2009
A versão do Windows Live Messenger 2009 foi lançada para usuários beta que têm interesse em testar as novas novidades e resolver problemas referentes a bugs na hora da utilização real. Basta acessar o Microsoft Connect e fazer o cadastro.
Funções
A versão 2009 do Messenger da Microsoft possui novos recursos em relação à versão antiga, como a liberação de APIs do programa para que desenvolvedores produzam novos add-ons e mashups (exemplo: integração com a rede social Octopop) baseados no messenger, audio e video com várias pessoas ao mesmo tempo (embora talvez essa função só seja integrada na versão 10 do messenger), integração com outras redes como Google Talk e AIM. [3] Assinatura sonora (ou seja, poderá associar um som a um contato, assim quando o contato ficar online, o som que o usuário escolheu tocará), imagens de exibição animada (será possivel colocar gifs), e o login múltiplo (agora é possivel fazer login no computador, smartphone e etc. tudo simultaneamente na mesma conta). [4]
Versões
A Microsoft disponibilizou para os beta-testers convidados o Windows Live Messenger 2009 Beta. A versão 2009 (build 9.0.1407.1107) inclui suporte para Múltiplos Pontos de Presença (MPOP), permite configurar sons personalizados para cada contato, imagens de exibição animadas e mais.
Compilações lançadas da versão 2009
v9.0.1407.1107 Beta (27 de Novembro de 2007) Não disponibilizada oficialmente.
v14.0.5027.908 Beta (17 de Setembro de 2008) Encontra-se disponível em http://download.live.com, em estágio BETA e com vários idiomas.
v14.0.8050.1202 Final (15 de Dezembro de 2008). Versão que foi a RC e a Microsoft a declarou como Final. Também disponível em http://download.live.com, em vários idiomas.
v14.0.8089.726 Final (19 de Agosto de 2009). Disponível em http://download.live.com, em 48 idiomas.
v14.0.8117.416 Final (6 de Maio de 2010). Disponível em http://download.live.com, em 48 idiomas.
Windows Live Messenger 2011
No final de março de 2010, um beta do Windows Live Essentials Wave 4 vazou na internet e desde então se espalhou por várias redes de BitTorrent. O aplicativo incluía uma versão beta privada do Windows Messenger Live Wave 4, intitulada "Windows Live Messenger 2010". No entanto, como o software foi projetado para testes privados, quem não foi convidado para os testes não conseguiu entrar na rede.[5]
O novo software traz uma interface remodelada, que leva a funcionalidade "O que há de novo" do Windows Live para o "painel social", semelhante à maneira como um site de rede social, como o Facebook, apresenta atualizações. Entre as novas funcionalidades estão as conversas por abas, um redesenho dos emoticons antigos, a integração dos resultados do Bing, suporte a mensagem em vídeo embutido, videoconferência em alta definição, a possibilidade de comentar as atualizações da rede através do aplicativo, um visualizador de fotos novo que suporta comentários (para fotos do Facebook e SkyDrive), suporte de selos, atualizações de mensagens pessoais sincronizadas, a divisão de status por categorias, bem como a integração com o bate-papo do Facebook. No entanto, várias características da versão anterior também foram removidas, como os nomes de exibição (o nome que você usa no Messenger é o mesmo que você usa para a rede do MSN), a ferramenta de manuscrito [6], convites para assistir a webcam alheia e a importação e a exportação de contatos. A versão do Messenger no Windows Live Essentials também não é mais compatível com o Windows XP e só roda no Windows Vista com todos os service packs e no Windows 7. [7]
O novo Windows Live Messenger para o iOS tornou-se disponível na App Store no dia 21 de junho de 2010, além de outras versões móveis do Windows Live Messenger para o Windows Phone, Blackberry, Symbian e plataformas móveis.[8]
Em 24 de junho de 2010, uma versão beta pública do Windows Messenger Live Wave 4 foi lançada como parte da nova versão beta do Windows Live Essentials.[9] A "atualização beta" do Windows Messenger Live Wave 4 foi lançada em 17 de agosto de 2010, como parte de uma atualização do Windows Live Essentials Beta.[10] A versão final do Windows Live Messenger 2011 (Wave 4) foi lançada em 30 de setembro de 2010. Na mesma data, uma versão do Windows Live Messenger para Zune também se tornou disponível.
Inicialmente, o Windows Live Messenger 2011 tinha conexão com o Facebook, LinkedIn, MySpace e Twitter. Porém, algum tempo depois, sem aviso prévio, o Twitter foi tirado da lista, e quem já tinha as duas redes conectadas foi levado a remover o Twitter da lista de conexões. Isso fez com que muita gente pensasse que a Microsoft havia entrado em conflito com o Twitter, o que nunca foi confirmado.

Responsabilidade social
Em março de 2007 a Microsoft divulgou a campanha "I'm Making a Difference" (Estou fazendo a diferença) que utiliza a versão 8.1 do Windows Live Messenger para promover doações à instituições de caridade. Nela, cada usuário coloca um código em seu "Nome de exibição" referente à uma instituição de caridade. Cada código é substituído por um emoticon com o logotipo da campanha (i'm) e cada conversa iniciada pelo usuário com este emoticon em seu nome, a Microsoft doará uma quantia à instituição escolhida.
Instituições e códigos referentes
American Red Cross - *red+u
Boys and Girls Clubs of America - *bgca
National AIDS Fund - *naf
National Multiple Sclerosis Society - *mssoc
ninemillion.org - *9mil
Sierra Club - *sierra
Susan G. Komen for the Cure - *komen
StopGlobalWarming.org - *help
UNICEF - *unicef
WWF - *wwf
Cleyton Productions - *cleyto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\