sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A depressão não é modismo, é coisa séria!


A depressão é uma alteração do humor na forma de uma tristeza profunda que compromete a alegria de viver. Ter depressão não é necessariamente o desfecho de uma fase complicada, porém perdas importantes podem sim desencadear o processo. O quadro não tem uma única causa, mas está relacionada com predisposição genética e histórico de vida, é comum o paciente ter um passado. Uma perda importante como a perda de um trabalho, de um amor ou de dinheiro, mais ou menos um ano antes dos sintomas aparecerem. Mesmo assim, não é necessário ter uma situação limite para as doenças surgirem. Salve-se que neste estado há carência de neurotraansmissores como a serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação do bem estar.

Não confunda a depressão com tristeza: Cerca 15% da população mundial teve, tem ou terá depressão alguma vez na vida. É comum que os outros 75% em um momento de grande tristeza, acredita ter adquirido a doença, mas há grande diferença em estar triste e estar deprimido, “na depressão os sintomas estão presentes na maior parte do dia, semanas consecutivas”, mas a tristeza é temporária, não há motivo para preocupação.

Sintomas psíquicos da depressão
- Tristeza sem motivo
- Falta de vontade de realizar qualquer atividade, inclusive as que normalmente lhe dão prazer
- Pensamentos recorrentes sobre morte e suicídio

Sintomas físicos da depressão-
- Dor de cabeça;
- Alteração de apetite, sono e do sono;
- Constipação intestinal (prisão de ventre ou diarreia);
- Náuseas;
- Sensação de opressão no peito- Sensação de bolo na garganta;
- Perda ou diminuição do desejo social;
- Dor no peito;
- Dores nas costas;
- Dificuldade de respirar, sensação de falta de ar.

A pessoa deprimida precisa de ajuda: Procurar pessoas em que ela pode confiar desabafar... Fazer exercícios diários, encontrar um motivo para seguir vivendo.

Pensar positivo - Estudos estão sendo feitos para verificar como nossos pensamentos influenciam o metabolismo do nosso cérebro. No entanto, não é novidade que a psicoterapia, por exemplo, pode alterar este metabolismo. Tente ver o lado bom das coisas (e pessoas) ao seu redor e não focar somente nos problemas.

Sair de casa - Se expor à luz do sol pode fazer nosso corpo produzir mais serotonina. Curiosamente, em análises post mortem, os níveis de serotonina de pessoas que morreram no verão costumam ser maiores dos que os que morreram no inverno. Sair de casa também acaba sendo uma boa oportunidade para se engajar em novas atividades e conhecer mais pessoas.

Praticar exercícios físicos - Sabe-se que praticar exercícios regularmente tem um efeito antidepressivo e ansiolítico. Os melhores resultados são vistos quando a pessoa está acostumada a fazer exercícios aeróbicos, ou seja, os resultados não vêm da noite para o dia.

Mudar sua dieta - Algumas substâncias podem melhorar o nosso humor no dia-a-dia, como o triptofano e a α-Lactoalbumina (presente no leite). Além disso, uma boa alimentação poderá te fazer se sentir melhor e melhorar a autoestima.

Lembrete importante- O diagnóstico preciso de depressão só pode ser feito por médico, um psiquiatra ou psicoterapeuta. Para regularizar o organismo é preciso medicação neuroquímica, antidepressivos, psicoterápico.

Veja este vídeo e entenda mais sobre depressão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\