segunda-feira, 29 de outubro de 2012

5 Planetas quem podem abrigar vida Alienígena


A sonda espacial Kepler é um observatório projetado pela NASA para procurar planetas extra-solares, para isto a sonda, utilizando um potente telescópio observará aproximadamente 100.000 estrelas brilhantes por um período de quatro anos , com o objetivo de detectar alguns planetas.
A sonda foi lançada em 6 de março de 2.009 e desde então detectou mais de 2.300 exoplanetas candidatos a serem uma nova Terra. A descoberta vem entusiasmando cientistas que estão esperançosos em descobrir planetas com condições de reunir vida.

Outra descoberta proeminente diz respeito aos planetas descobertos na órbita da estrela anã batizada de Gliese 581 localizada a 20,3 anos-luz da Terra na constelação de Libra. São vários planetas que orbitam a chamada zona habitável para a vida.
Abaixo selecionamos cinco dos planetas que são candidatos a serem uma nova Terra, inclusive com vida alienígena. Para chegar a este ranking os cientistas criaram o ESI - O Índice de Similaridade com a Terra que mede as características de exoplanetas em uma escala de zero a um de acordo com sua similaridade com a Terra.

05 - Gliese 581d ou Gl 581d
É um planeta extra-solar que orbita a estrela Gliese 581. É o terceiro planeta descoberto no sistema e o quinto em distância à estrela. O planeta é classificado como uma Super Terra por possuir condições para haver água em estado líquido.
Gliese 581d é provavelmente muito grande para ser formado inteiramente de material rochoso, por isso os cientistas dizem que ele é um sério candidato a ser um planeta oceano. A temperatura neste planeta poderá variar como acontece com a lua ( 100ºC a -150ºC) ou, se o estudo efetuado estiver correto, Gliese 581d possuiria uma atmosfera rica em CO2 , o que permitiria haver um efeito estufa, gerando temperaturas mais agradáveis e água em estado líquido.
Similaridade com a Terra (ESI): 0,72
Massa: 5,6 vezes maior que a da Terra
Distância: 20,3 anos luz.
Temperatura: 100°C a −150°C
Descoberto: abril de 2007

04 - Gliese 370b ou HD 85512b
É um planeta extra-solar que orbita a sua estrela a uma distância de 1/4 em relação da Terra ao Sol, porém como a estrela que ele orbita é menor e mais fria que o sol então o planeta estaria dentro da zona habitável podendo ter agua em estado líquido.
O planeta possui um período orbital de 54 dias e como esta orbita é quase circular, a temperatura seria estabilizada e úmida variando entre 30 a 50 graus célsius. É o exoplaneta com menor massa já encontrado na zona habitável, e é neste momento, um dos melhores candidatos para ter vida.
Similaridade com a Terra (ESI): 0,77
Massa: 3,6 vezes maior que a da Terra
Distância: 36 anos – luz.
Temperatura: média estimada em 40ºC
Descoberta: agosto de 2011

03 - Kepler – 22
É um exoplaneta que orbita a zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol, de acordo com a Sonda Espacial Kepler da NASA. Os cientistas estimam que a distância do planeta para sua estrela é 15% menor que a distância da Terra do Sol.
A sua massa e composição da superfície permanecem desconhecidas e os dados divulgados tratam-se apenas de estimativas. Os cientistas dizem que Kepler 22b também poderia ser um planeta oceano, pois sua distância do sol permitira que existisse água líquida, esta possibilidade excita os pesquisadores a continuarem suas pesquisas, pois desta forma seria uns dos melhores candidatos a ter vida extraterrestre.
Similaridade com a Terra (ESI): 0,81
Massa: 2,4 vezes a da Terra
Distância: 600 anos – luz
Temperatura: 22º C
Descoberta: dezembro de 2011

02 - Gliese 667 Cc
Este planeta pertence à classe daqueles denominados como Super Terra. O exoplaneta absorve energia de sua estrela, o que significa que a temperatura de sua superfície poderia ser similar a da Terra, permitindo que exista água liquida, um dos pré-requisitos para a vida.
No entanto os astrônomos dizem que isto ainda não pode ser confirmado sem maiores informações sobre a composição de sua atmosfera, porém os cientistas dizem que este planeta é dos mais novos candidatos para suportar agua e talvez a vida como conhecemos.
Similaridade com a Terra (ESI): 0,85
Massa: 4,5 vezes maior que a da Terra
Distância: 22 anos-luz
Temperatura: 60ºC
Descoberta: fevereiro de 2012

01 - Gliese 581g
Assim como os outros planetas o Gliese 581g está localizado na zona habitável, pois não é muito quente nem muito fria permitindo desta forma água líquida. Embora o planeta esteja mais próximo de sua estrela que a Terra, parece receber a mesma medida de luz, pois a estrela que orbita emana menos luz e calor.
O planeta parece possuir uma composição rochosa semelhante a Terra e portanto teria gravidade suficiente para conseguir reter a sua atmosfera. De todos os planetas já descobertos o Gliese 581g é considerado aquele mais parecido com a Terra e, portanto capaz de sustentar a vida como nós conhecemos.
As temperaturas oscilariam entre -31º a -12º C, porém se o planeta possuir uma atmosfera poderá ter um efeito estufa capaz de melhor harmonizar as condições de sua superfície. Os cientistas dizem ainda que o local mais capaz de possuir vida no planeta estaria na zona de transição entre a obscuridade e a luz onde as temperaturas seriam muito mais amenas. O planeta não gira em torno de si mesmo tendo dias e noites permanentes conforme a localização no globo.
Similaridade com a Terra (ESI): 0,92
Massa: 2,2 vezes maior que a da Terra
Distância: 20,3 anos luz
Temperatura: -31ºC a -12ºC
Descoberta: setembro de 2010


Bônus -Gliese 581 c
Apelidado pelos astrônomos de Super Terra, o Gliese 581c é um planeta extra-solar que orbita a estrela anã vermelha de Gliese e é o primeiro planeta extra-solar possivelmente habitável encontrado na história.
Similaridade com a Terra (ESI): 0,70
Massa: aproximadamente cinco vezes a massa da Terra
Distância: + ou - 20,3 anos luz
Temperatura: 20ºC média ( 0º a 40º C)
Descoberta: abril de 2007.

Um comentário:

  1. É como Jesus Cristo dizia há 2000 anos:NA CASA DO MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS. E está aí para provar!!!

    ResponderExcluir

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\