quinta-feira, 11 de outubro de 2012

16 Formas De Ficar Mais Inteligente


Seria ótimo se a gente pudesse comprar inteligência ou simplesmente apertar um botão e saber de tudo. Mas ficar mais inteligente também depende de você, e você pode seguir algumas destas 16 maneiras para estimular seu cérebro:

Mantenha-se afiado: Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

Pratique: Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

Jogue videogame: Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

Coma peixe: Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobre as suas dietas, uma tarefa que cheira a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

Beba chá: A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

Sem pânico: Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.

Mais devagar: Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

Durma: Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado? Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

Exercícios: Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

Descubra: Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.

Suprima algum dos seus sentidos: Por exemplo, enrole nas mãos e nos dedos algum material que o impeça de sentir o tato. Depois, tente fazer trabalhos como costurar um pedaço de pano, escrever um texto com uma caneta, etc. Também funciona com a visão. Feche um olho, segure uma caneta à frente do rosto na posição horizontal. Retire a tampa da caneta e tente encaixá-la com os braços levemente esticados. Você verá o quanto é difícil. Mais uma: num local absolutamente seguro (dentro da sua casa, por exemplo) feche os olhos e tente caminhar de um cômodo ao outro. Prefira estar descalço. Sinta o ambiente. Use o tato das mãos e dos pés, sinta os cheiros. Veja o quanto de informação você consegue somente fechando os olhos.

Conte; Sim, apenas conte. Coloque seu relógio/celular para dar um sinal em cinco minutos. Nesse período, tente contar, lentamente e sem interrupções, até o máximo que conseguir. Vc verá que não é tão fácil ficar concentrado por apenas cinco minutos. Repita o exercício quantas vezes quiser. Ele aumenta em muito nossa capacidade de concentração.

Leia; A leitura é uma das atividades que mais estimulam o córtex cerebral. Quando lemos um texto interessante, nosso cérebro se acende como uma árvore de natal. As diferentes áreas responsáveis pela cognição se interligam produzindo novas sinapses, interligando o conhecimento antigo com o novo e, portanto, nos fazendo mais inteligentes.

Ensine: O ato de transmitir um conhecimento é uma das melhores maneiras de solidificá -lo em nossas mentes. Durante o processo de vocalização, criamos novos caminhos para o nosso cérebro acessar uma determinada informação, isto, além de “aferir” o quanto aprendemos. É naqueles momentos em que damos uma “engasgada” por que não nos lembramos de algo é que nos damos conta que algo ainda precisa ser assimilado.

Diversifique: Ser especialista numa área não quer dizer necessariamente que você só deva se interessar por ela. Independentemente da sua profissão, aprenda alguma coisa sobre arte, ciência, literatura, botânica ou qualquer outra que tenha o mínimo possível de relação com a sua. Isso proporcionará a vc novas maneiras de pensar e, portanto, de resolver problemas.

Faça amizades com quem quer que seja: Não é por que você é médico que não pode ser amigo do porteiro, do peão da fazenda, do jornaleiro da esquina, etc. O “saber” é diferente do conhecimento acadêmico e todas as pessoas possuem alguma cultura ou conhecimento que merece apreciação. Existe uma frase supostamente atribuída à um sábio (de quem agora não me lembro o nome) e que diz mais ou menos assim: “todo homem, em algum aspecto é meu mestre”. Diamantes são encontrados em meio ao cascalho sem valor. Não despreze, portanto, aquilo que aparentemente não reluz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\