domingo, 26 de agosto de 2012

Descoberto possível anticoncepcional masculino


Foi anunciada essa semana a descoberta de uma molécula capaz de tornar camundongos inférteis de forma reversível e sem causar alterações na libido.

O composto causa um decréscimo rápido e acentuado no número de espermatozóides e na motilidade dessas células. O mais interessante é que a retirada do tratamento faz com que a fertilidade retorne ao normal, comprovando o potencial para o surgimento de um anticoncepcional masculino.

Uma das dificuldades em produzir uma pílula anticoncepcional masculina reside no desafio de atravessar uma espécie de barreira que existe nos testículos e atingir as células produtoras de espermatozóides.
O composto desenvolvido chama-se JQ1 e atinge uma proteína específica dos testículos chamada BRDT que é essencial para a fertilidade.
Quando essa molécula é inibida, a produção de espermatozóides cai drasticamente e os poucos que são produzidos não conseguem se locomover direito.

Os testes de acasalamento comprovaram a eficácia do JQ1 e a ausência de efeitos colaterais nos níveis hormonais ou no comportamento dos animais.
Além disso, a retirada do composto comprovou a já mencionada reversibilidade do efeito, uma vez que os camundongos conseguiram gerar filhotes aparentemente saudáveis posteriormente.

Apesar do vasto arsenal de métodos para controle da natalidade ainda é comum a ocorrência de gravidez indesejada e, certamente o surgimento de uma pílula não-hormonal isenta de efeitos colaterais reduziria bastante esses índices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\