quarta-feira, 16 de maio de 2012

Seria o silêncio a mais poderosa das drogas?

Ficar 45 minutos na câmara anecóica - o lugar mais silencioso do mundo - pode causar alucinações e te deixar louco.

No mundo onde vivemos, com motores, buzinas, telefones, impressoras, Michel Teló e outras poluições sonoras atacando os nossos ouvidos diariamente, desfrutar do silêncio absoluto parece um sonho, certo? Pois o sonho pode virar pesadelo!

Isso porque o pessoal do Laboratório Orfield, no Minnesota, construiu uma sala que consegue bloquear 99% do ruído externo, algo bem próximo do silêncio absoluto. A função da câmara anecóica, nome do ambiente, é fazer medições de áudio extremamente sensíveis, mas eles experimentaram colocar um ser humano lá dentro por uns instantes. O resultado estarrecedor foi relatado pelo Daily Mail:
"Quando está quieto, seus ouvidos se adaptam. Quanto mais quieta a sala, mais coisas você escuta. Você ouve seu coração batendo, às vezes você consegue ouvir seus pulmões, seu estômago barulhento trabalhando. ‘Na câmara anecóica, você vira o som.’ E essa é uma experiência bastante desorientadora. O sr. Orfield explicou que é tão desconcertante que sentar é uma necessidade. ‘A forma como você se orienta é através dos sons que escura quando caminha. Na câmara anecóica, você não tem nenhum auxílio. Lhe são tirados os auxílios perceptíveis que lhe permitem se equilibrar e manobrar. Se você ficar lá por meia hora, você vai precisar de uma cadeira."
E a continuação da experiência não é nada animadora: aparentemente o cérebro não consegue lidar com apenas seus pensamentos e as batidas do coração. Para bloquear a incômoda agitação do próprio corpo, ele começa a fabricar ruídos que não estão ali, puras alucinações! E você aí achando que sintéticos e cogumelos davam um barato forte, hein? Experimente ficar quieto - mas tudo com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\