quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fatos surpreendentes sobre o McDonald’s


Dos sanduíches de lagosta e arroz ao mascote que foi passado para trás por Ronald, conheça algumas curiosidades sobre uma das maiores empresas de fast food do mundo

Todos os dias, 68 milhões de pessoas – o equivalente a 1% da população mundial, ou um terço da população do Brasil, ou mais que toda a população da França ou da Inglaterra – comem no McDonald’s. Somando todas as suas lojas, a rede vende mais de 75 hambúrgueres a cada segundo.
A rede emprega mais de 1,7 milhão de pessoas no mundo tudo. É mais que a população de países inteiros, como o Gabão ou a Estônia. No entanto, a taxa anual de rotatividade nas lojas dos Estados Unidos para algumas funções, como trabalhar na cozinha, é superior a 100%.
A rede adapta seu cardápio a cada geografia em que atua. O Cheddar McMelt, por exemplo, é uma exclusividade brasileira. Mas há outras iguarias curiosas no cardápio de outros países. O McLobster, feito de lagosta, é servido no Canadá e em algumas partes dos Estados Unidos, enquanto o McRice, feito de arroz, faz sucesso em alguns países asiáticos, como Taiwan e Cingapura.
No Japão, o Mega Teriyaki, temperado com o molho oriental que dá nome ao lanche, é um hit. Já na Costa Rica, o Gallo Pinto, combinado de arroz e feijão preto, pode fazer as vezes das fritas como acompanhamento. Na Índia, onde a maior parte da população não come carne de vaca, o Big Mac foi rebatizado de Maharaja Mac e é feito de frango em vez de carne vermelha.
O McCafé foi inventado em Melbourne, na Austrália, em 1993, por uma franqueada local chamada Ann Brown. Hoje, a maior parte das lojas na Austrália conta com um McCafé – algumas delas registraram aumento de mais de 60% na receita após a adoção do cardápio e do “visual” cafeteria. O modelo deu tão certo que se espalhou mundo afora.
Celebridades como Sharon Stone, Shania Twain, Jay Leno e Pink trabalharam no McDonald’s antes de se tornarem famosas. Jeff Bezos, CEO da Amazon, também teve uma passage pela chapa da lanchonete.
Ele já disse em entrevistas que levou uma importante lição do emprego: como fazer café da manhã depressa, além de ter aprendido a quebrar ovos com apenas uma mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\