sexta-feira, 18 de maio de 2012

Faça seu computador iniciar mais rápido

Ligar ou reiniciar o computador é sempre uma tortura. São apenas alguns minutos que mais parecem uma eternidade. Por mais que o seu computador esteja perfeitamente normal, sempre estamos insatisfeitos e queremos mais velocidade no arranque do sistema. Mas há como fazer isso? A resposta é sim.
Se você pesquisar na Internet sobre como melhorar o tempo de inicialização do Windows, certamente encontrará vários programas milagrosos e dicas que pouco ajudam. Neste guia, você vai ver que não existe mágica. Fazer com que seu computador inicie mais rápido requer muito trabalho, ajustes finos, e até mesmo alguns upgrades. Vamos a 10 dicas infalíveis para melhorar o desempenho do seu PC inicialização.

1.Configure a sua BIOS: Por padrão, a BIOS do seu computador vem configurada para funcionar da forma mais cômoda possível. Basta colocar o DVD do Windows, por exemplo, e ligar o computador para que a instalação do sistema seja iniciada. Isso significa que toda vez que você liga o computador, a BIOS busca primeiro o boot via CD - em alguns casos, até o drive de disquete é examinado. Quando nada é encontrado, o HD é automaticamente iniciado. Mas como você não instala o Windows toda vez que liga o seu computador, que tal então desabilitar esta função?
Configurando a BIOS.
Para configurar a BIOS, tudo que você deve fazer é pressionar a tecla DEL ao ligar o computador e modificar a ordem do boot no menu. Em alguns modelos de BIOS, basta ativar a opção “Quick Boot” para que o HD seja priorizado na ordem da inicialização. Caso a sua BIOS não possua esse recurso, você deve definir a opção “First Boot Device” para “Hard Disk”. Feito isso, não se esqueça de salvar as alterações antes de sair. (Cuidado! Se você esquecer de colocar a inicialização do seu HD no boot, você não conseguirá inicializar o Windows. Em alguns modelos, ao invés de "Hard Disk" será exibida a marca do HD - ex.: Seagate, Samsung,...)

2.Remova programas da inicialização: Certamente esta é a maneira mais eficaz de melhorar o tempo de inicialização do seu computador. A maioria dos programas, quando instalados, se configura automaticamente para iniciar junto ao sistema. Isso geralmente melhora o desempenho do programa, mas deixa o seu computador vários segundos mais demorado para inicializar.
Inicialização de programas.
Você não precisa que o Adobe Reader seja iniciado junto com o Windows, certo? Nem o MSN, não é? O sistema operacional da Microsoft conta com um assistente para gerenciar o que é iniciado quando o computador é ligado. Para acessá-lo, digite “msconfig” (sem aspas) no menu Iniciar (vá em "Executar", se você usa o XP) e abra o primeiro resultado encontrado. Na guia “Inicialização de Programas”, deixe só o essencial ativado (antivírus, driver de vídeo, e o que mais achar necessário). Pode remover sem medo o Messenger, Adobe Reader, Office e outros “programas folgados”. Desativando serviços.

3.Atrase a inicialização de serviços: Paralelamente aos programas, o Windows também carrega vários serviços na inicialização do sistema -- você pode vê-los na guia “Serviços” do tópico anterior. Esses serviços são componentes do Windows e outros programas, e geralmente assumem uma importância maior dentro do sistema. Entretanto, dependendo do perfil de usuário e dos componentes do seu computador, nem todos são necessários.
Para abrir o gerenciador de serviços do Windows, digite “services.msc” (no menu "Executar" em Iniciar, se você usar o XP), e abra o primeiro resultado. Agora você poderá ver todos os serviços ativados, a descrição de cada um deles, e desativar o que for desnecessário.
Por exemplo: se seu computador possui um único usuário, você não precisa do serviço “Logon secundário”. Para desativá-lo, basta clicar duas vezes sobre ele e selecionar a opção “Desativado” em “Tipo de inicialização”. Além disso, é possível atrasar alguns serviços com um grau de importância menor, ou configurá-lo como “Manual” - neste caso, ele só será iniciado se for realmente necessário.

4.Modifique o menu de dual boot: Se em seu computador houver mais de uma edição do Windows instalada, em dual boot, um menu perguntando qual versão do sistema você deseja iniciar deverá aparecer logo após a tela da BIOS. Por padrão ela vem configurada para iniciar a última instalação do Windows, mas pode demorar até 30 segundos se você não pressionar Enter.
Modificando boot.
Novamente no menu Iniciar, digite “msconfig” e abra o primeira resultado. Na guia “Inicialização do Sistema” é possível alterar algumas configurações. Você pode definir o sistema operacional padrão que será iniciado em caso de indecisão, e diminuir o tempo de espera do menu. Para isso, selecione a versão do Windows desejada e clique em “Definir como padrão”, e modifique o tempo “Tempo limite” (o mínimo é 3 segundos).

5.Desative hardware não utilizado: Um computador é composto por diversas peças de hardware - placa de vídeo, rede, som, dentre muitas outras. Em alguns casos, algumas peças podem ser duplicadas - por exemplo, se a sua placa mãe já possuía um vídeo onboard (integrada) e você comprou uma placa de vídeo nova, mais potente. Se você não estiver utilizando as duas peças de hardware semelhantes, é possível desativar uma delas.
Desativando hardware.
Para isso, abra o “Painel de Controle” e busque por “gerenciador de dispositivos” (sem aspas). No “Gerenciador de Dispositivos”, expanda a categoria, clique com o botão direito do mouse sobre o hardware desejado e clique em “Desativar”. Em um notebook, por exemplo, se você só utiliza a internet wireless, pode desativar a placa de rede. Só não se esqueça de habilitá-la mais tarde caso precise utilizar a internet cabeada, Microsoft Security Essentials.

6.Mantenha o seu antivírus sempre atualizado: O antivírus geralmente faz o efeito contrário das dicas acima - adiciona mais uma entrada a lista de programas e serviços que são iniciados com o sistema. Felizmente, os antivírus (e a capacidade de processamento dos computadores) evoluíram bastante nos últimos anos, ou seja, eles já não representam tanto peso assim. Além disso, o antivírus é uma importante ferramenta na luta contra malwares, que são responsáveis por travamentos e muita demora na inicialização do sistema (já que eles ocupam mais tempo e processamento do seu computador, quando instalados em seu computador). Portanto, esta é uma medida preventiva e à favor da segurança. Se você ainda não possui um, aqui você pode encontrar os melhores antivírus do mercado.

7.Remova fontes desnecessárias: Além de programas e serviços, o Windows também carrega as fontes na inicialização do sistema. Se você tem o Microsoft Office instalado, é provável que seu computador tenha cerca de 200 fontes instaladas. Mas você usa todas elas? Se a resposta for não, vale a pena desativar algumas fontes.
Desativando fontes.
Para isso, acesse o diretório de fontes do Windows pesquisando por “Fontes” (sem aspas) no “Painel de Controle”. Por fim, selecione as fontes que você não usa e clique em “Ocultar”. As fontes continuarão instaladas, mas não serão carregadas junto com o Windows e nem estarão disponíveis para ser utilizadas no Office e outros programas. Se algum dia você precisar das fontes desabilitadas, basta voltar ao diretório de fontes e ativá-las, Configurando um IP fixo.

8.Configure um IP estático: Por padrão, o Windows vem configurado para detectar automaticamente o endereço de IP da rede da sua casa. Mas ao inicializar o computador, é claro que o sistema vai acabar gastando mais alguns preciosos segundos para fazer isso. É possível, no entanto, configurar um IP estático (definitivo) e acabar com esse problema - além de facilitar o gerenciamento da sua rede, já que cada computador terá um endereço de IP fixo.
Para isso, no “Painel de Controle” doWindows 7, pesquise por “conexões de rede” (sem aspas) e clique em “Exibir conexão de redes”. Acesse as propriedades da sua conexão, selecione “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, e clique no botão “Propriedades”. Por fim, defina um endereço de IP e clique em “OK”. Certifique-se de não usar o mesmo IP nas outras máquinas da sua rede (para variar o IP entre as máquinas, deixe uma delas com o IP 192.168.1.101, outra com 192.168.1.102, 103, 104,...)

9.Faça um upgrade de memória: Memória RAM sempre foi sinônimo de velocidade, e isso não mudou. Uma das melhores formas de acelerar o seu computador é instalando mais memória. Mas não pense que quanto mais RAM, melhor. Você deve saber a sua necessidade e ater-se a ela. Em geral, 4 GB de RAM é o suficiente para a maioria das pessoas hoje em dia.
Se você só usa o computador para navegar na Internet e conversar no MSN, 4 GB dá e sobra. Por outro lado, se o seu computador roda aplicativos específicos (e pesados), talvez seja melhor investir em um pouco mais de memória RAM. Outro detalhe é que, dependendo da quantidade de memória, você precisará de um sistema de 64 bits, que também deve ser suportado por seu processador, SSD da ScanDisk.

10.Instale um SSD: É a forma mais radical de melhorar o desempenho e a velocidade de inicialização do seu computador. O seu HD provavelmente é o maior causador de gargalos na inicialização do Windows. Se você quer melhorar a velocidade de inicialização do seu computador a qualquer custo, sua última opção é instalar uma unidade de estado sólido (SSD). O upgrade de HD não sairá nada em conta, mas a diferença no tempo de carregamento do sistema é espantosa.

Para finalizar...
Como já dissemos, na Internet existem mil e uma maneiras que supostamente fazem o seu computador iniciar mais rapidamente. Os 10 tópicos que apresentamos acima são as formas mais confiáveis e eficazes de fazer isso. Se você seguiu alguns deles, é provável que seu computador esteja no mínimo alguns segundos mais rápido. E esqueça os programas que prometem inicialização mais rápida: eles mesmos acabam entrando na inicialização e, para tentar gerenciar os aplicativos, acabam consumindo memória e tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\