terça-feira, 8 de maio de 2012

Emuladores, saiba tudo!


A primeira dica do QuestGamer, é que você possua em seu pc o DirectX 11 ( que apesar de não ser tão requisitado para esse tipo de emulação, vai melhorar a comunicação do seu sistema operacional). Vamos começar com terceira geração de consoles, e com o console mais amado dessa geração, o Nintendinho (Nintendo 8 Bits).

UBERNES - Com configurações fáceis, e menus descomplicados, você pode matar a saudade do "8 bits" da nintendo, em seu pc.
Link para Download (Baixaki): http://www.baixaki.com.br/download/ubernes.htm

ZSNES - Quando se trata de emular o Super Nintendo, esse é o cara!!! O mais usado e o mais famoso, ZSNES poupa trabalho, pois já tem nele incluso todos os plug-ins de áudio, vídeo e motor gráfico. Jogue e se divirta.
Link para Download (Baixaki): http://www.baixaki.com.br/download/zsnes.htm

GENS - Não podemos deixar de fora o famoso GENS, que nessa (única) versão saiu de fábrica com alguns problemas de comunicação com o Windows XP. Mas nada que atrapalhe a diversão, daqueles que passaram a infância na frente de um Mega Drive.
Link para Download (Baixaki): http://www.baixaki.com.br/download/gens.htm
EPSXE - Agora é a vez daquele que foi considerado o mais bonitinho por muito tempo. Play 1, como eu costumava chamar. Esse emulador é extremamente versátil, e intuitivo. Tanto os mais fuçados quanto os menos fuçados, porderam se divertir e relembrar os clássicos desse console.
Link para Download (Baixaki): http://www.baixaki.com.br/download/epsxe.htm

PROJECT 64 - Unanimidade entre os fãs do console mais divertido de todos os tempos, esse emulador é disparado o melhor. Com uma configuração fácil, sem problemas de compatibilidade e com aceitação de 99,9% dos jogos, PROJECT 64 é o Chuck Norris dos emuladores.
Link para Download (Baixaki): http://www.baixaki.com.br/download/project64.html

IMPORTANTE
Os emuladores da sexta geração de consoles (Xbox,GameCube e Playstation 2) apresentam sérios problemas de compatibilidade e erros de sistema. Mesmo assim, vou disponibilizar o que mais usei.
PCSX2 - Para rodar ele é necessário um PC mais potente, e configurá-lo também é complicado. No youtube você encontrará diversos tutoriais, sobre como configurá-lo e como emular os jogos. Essa é minha dica, e infelizmente para esse console ainda não temos nada melhor.
Link para Download (Baixaki): http://www.baixaki.com.br/download/pcsx2.htm

Galera ainda não tenho informações sobre emuladores do PS3 e do Xbox 360, e sobre os que eu me informei são falhos, se alguém tiver uma boa dica por favor comente a matéria.
CONFIGURAÇÃO / REQUISITOS / EXPLICAÇÕES:
Nessa parte, pode-se reparar que em todos os emuladores, terá uma configuração de bios/audio/video e joypad ou (joystick/controle). Vou começar pelo mais importante, a tal da BIOS, que nada mais é do que o núcleo do emulador, ou seja, quando você liga o playstation 2 e de primeira, aparece aqueles gráficos antes de iniciar um disco, ou quando você aperta algum botão e ele mostra as opções do console... sim, essa é a bios desempenhando seu papel e podemos chamá-la de "coração do videogame, pois é nela que ficam armazenadas as configurações do console.
Os programadores de hoje em dia, desenvolveram essas bios que supostamente à princípio surgiram nos consoles, e posteriormente para computadores, só que como o João Valdevite disse à cima, no caso do PS2, é necessário ter um PC... digamos... mais potente , pra que ele possa rodar com perfeição. Existem varias versões dessas BIOS, mas todas são de propriedade intelectual da Sony, então é ilegal distribuilas. Por esta razão, o emulador não vem com tais arquivos, necessitando que o usuario os consiga por meio de compartilhamentos via internet, reza braba, macumbinha ou invadir os servidores da Sony, colocar um pendrive na rede e sugar todos os arquivos relacionados.
Baseando nos emuladores que o Sr Valdevite nos trouxe, vou montar um esquema de "Requisitos Mínimos" pra cada um deles, começando do UBERNES (Nintendinho 8bits):
Pegadinha do malaaaaandro :) Gente, fiquem tranquilos, pois UBERNES, ZSNES e GENS rodam tranquilamente em digamos... TODOS os PCs da atualidade, a não ser que você tenha um PC com processador inferior a um pentium 133 (pelo amor né, são relíquias esses PCs... mesmo que você tenha um, não pegue pesado com ele u_u).
No site oficial do UBERNES, dizem que o mínimo que deve ter, é DirectX 8.0 ou superior e pra conferir o seu, basta ir em "iniciar -> executar" digite "dxdiag" (sem aspas) e pressione enter como na imagem abaixo.
Obs: Funciona no Windows XP/2000/98
Se aparecer alguma mensagem, clique em "sim", e ele irá te mostrar algo parecido com isso:
Nesse caso, no PC onde eu trabalho, possui o Dx11, assim como a maior parte dos PCs que estão sendo vendidos hoje em dia.
Leve em consideração o mesmo requerimento básico para ZSNES e GENS. A partir do ePSXe, as coisas mudam um pouquinho amiguinhos, pois já tem um requisito mais detalhado, porém não tão pesado quanto parece:
Segundo o site os requisitos são:
Processador: minimo Pentium 200 MHz, recomendado Pentium 3 com 1 GHz
Memória RAM: minimo 256 MB de RAM, recomendado 512 MB de RAM
Placa de Vídeo: Placa de vídeo capaz de renderizar 3D com suporte para OpenGL, DirectX, ou Glide Sistema Operacional: Windows ou Linux
CD-ROM: 16x ou mais (opcional)
E por fim, o PCSX2... esse já tem um requerimento maior, e na prática, precisa de um maior ainda (é, a coisa é tensa!). Para a alegria de todos, eu, iLEGALMENTE estarei ao fim do post compartilhando o emulador + plugins + BIOS. Serei mais detalhista nessa parte, pois se trata do emulador mais "chatinho" hehe.
Requisitos do PCSX2:
Processador Core 2 Duo ou Quad 1.8 Ghz
Memoria: 1.5 GB DDR2, independente de frequencia ou de estar ou não em DUAL CHANEL
Placa de Video:
Tá afim de jogar joguinhos leves? tenha em mãos, um GeForce 8400GS ou equivalente... digo jogos levinhos ok? com 2D (alguns de luta, metal slug, mega man... etc). Para jogos mais pesadinhos, como os RPGs, ou outros jogos 3D exceto os com Cell Shading (aquele grafico 3D igual a anime, tipo Naruto, Dragon Ball, Okami), podemos utilizar placas como: 7600 GT / GS, 7800 XX e 7900 XX. Agora, para jogos mais robustos e pesadões, iremos utilizar qualquer uma das seguintes placas: 8600 GT DDR3 e 8600 GTS, 8800 GT, GTS, GTX e Ultra, 9600 GSO e GT, 9800 XX e GTX XX, equivalente a essas ou superior.
Para quem quiser testar, o jogo mais pesado e difícil de se alcancar os 60 FPS, Naruto Shippuuden Narutimate Accel 1 e 2... testem e postem seus prints/resultados nos comentários se quiser.
Para quem utilizar de placas da series ATI, é só usar a tabela comparativa de video dos chips NVIDIA e ATI do proprio Clube do Hardware, comparar todos os valores, levando mais em consideração a taxa de GB/s.
Referente à qual sistema utilizar, se sua placa de video for Direcx 9c, então é recomendado utilizar o windows XP e 32 bits, Se for Directx 10 ou 10.1, tanto faz, mas se você usar sistemas onde tenham por si Dx10 nativo, terá um ganho (otimizada) no desempenho do emulador. Sistemas com base em 64bits possuem aumento significativo no desempenho também.
Agora, não sei o motivo, mas já tentei rodar Metal Gear Solid 3 em um PC com requisitos superiores à esses, mas não funcionou bem... travou muito... Bom, tem algumas coisas que como o Sr Valdevite disse, é bom pesquisar no youtube, foi onde eu aprendi certinho. Tem alguns detalhes que não convém destrinchar aqui no post, pois se trata de tipos de processamento de CPU e GPU e achei melhor não complicar as coisas. (Nem eu entendo muito dessa parte).
Mas enfim, em configurações de video, audio, plugins e bios, verifique aulas no youtube mesmo ou em várias fontes pra você ter certeza do que configurar, sempre ajuda. Espero que tirem algumas dúvidas... não foi exatamente TUDO o que existe, mas foi TUDO o que precisam saber sobre.
Agora, o tão aguardado link do emulador do PS2 + Bios + Plugins:
pcsx2 0.9.8 r4600 + BIOS + Plugins - QUESTGAMER - MEDIAFIRE
Não fizemos nenhum tipo de estudo sobre portáteis e videogames dessa nossa última geração (xbox 360, ps3)... acredito que não exita nada que funcione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\