segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Pedestre fantasma

Acabei de ver uma ação bacana que a Shell fez na Ucrânia. Apesar de possuir diferentes braços no setor de energia e tecnologia, a marca se mostra preocupada com os altos índices de atropelamento de pedestres na Ucrânia em decorrência da irresponsabilidade de motoristas que andam em alta velocidade, resolveu fazer uma “pegadinha” com estes imprudentes.
Antes que você imagine que se trata de qualidade ou rendimento do seu produto, eu já lhe digo que é bem mais “digno” que isto. A marca preocupada com os altos índices de atropelamento de pedestres na Ucrânia em decorrência da irresponsabilidade de motoristas que andam em alta velocidade, resolveu fazer uma “pegadinha” com estes imprudentes.

Eles resolveram criar um fantasma para aqueles que ultrapassam o limite legal de velocidade. Como? Simples. Foi implantado em um bueiro situado no meio de uma faixa de pedestre, um sistema de radar associado a um balão no formato de uma pessoa. Assim que o radar detectasse a velocidade superior a permitida, o balão era acionado e o motorista era obrigado a diminuir a velocidade - pelo susto ou simplesmente por achar que realmente havia alguém no local. A ação foi feita a noite e fez muito macho se assustar.
A ação foi parar em diversas mídias sociais e gerou um buzz enorme, inclusive com um vídeo postado no youtube no qual um motorista (irresponsável) em alta velocidade e filmando seu trajeto, dá de cara com a armadilha.

Os resultados foram geniais:
- 500 pessoas participaram da discussão do vídeo postado pelo motorista indisciplinado;
- 200.000 views em 3 semanadas do vídeo;
- na noite da ação, 7 carros diminuíram sua velocidade abusiva e 7 fantasmas foram liberados pelos ares da Ucrânia.
Única dúvida que me resta sobre a efetividade desta ação, é sobre sua segurança. E se um carro estivesse com velocidade realmente abusiva, e, ao ver o fantasma, tentasse desviar e se envolvesse em um acidente... Será que foi um risco assumido pela marca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\