sexta-feira, 13 de abril de 2012

IP


Você sabia que seu computador tem um “endereço”? Imagine se a internet fosse como um país. Cada computador conectado à rede com seu próprio código de identificação. Em termos gerais, esse código realmente existe, é seu IP Address.

Para começar, vamos desmistificar uma coisa: IP, ou “Internet Protocol” (“Protocolo de Internet”), é o principal protocolo de comunicações utilizado para, em poucas palavras, direcionar pacotes de informação pela rede, fazendo funcionar as conexões que conhecemos simplesmente como a Internet. A partir de métodos muito específicos de endereçamento, os envolvidos no processo de conexão ganham números identificados como IP Address (“Endereço de IP”) ou, popularmente, “número de IP”.
Imagine, então, que o IP como um todo poderia ser comparado ao sistema de correios de uma cidade ou país. Há um provedor, como fonte, que deve enviar informações dentro de uma estrutura pré-definida para os receptores, que usam códigos de endereçamento específicos. Não é difícil imaginar um carteiro procurando sua casa e deixando suas cartas, não é mesmo?
Mas é claro, entre as muitas variáveis e possibilidades para o IP, muitas vezes, a identificação pode ser um dos pontos mais importantes, já que ele permite saber uma série de informações sobre a conexão. Os usos são inúmeros e vão desde os mais simples até os mais complexos. Alguns sites usam o IP para identificar, por exemplo, a localização geográfica do usuário e adequar a navegação. Do mesmo modo, o IP é vital para segurança, podendo limitar acessos e registrar ações de um usuário em um determinado ambiente.
Uma vez conectado na internet ou em uma rede, um computador tem um número de IP. Muitas vezes esse código é tratado como algo nocivo por abordagens desinformadas ou por Scareware. Historicamente, existem vários casos de e-mails e banners de scareware alarmistas que acusavam “seu computador está divulgando um número de IP!”. Isso é natural e não há o que temer – seria o mesmo que se preocupar porque seu prédio tem um número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\