sábado, 28 de abril de 2012

Guia de sobrevivência em caso de ataque zumbi


Eu não tenho um plano para caso haja um terremoto, maremoto, chuva de meteóros, dilúvio ou invasão alienígena, porém, passei anos da minha vida articulando um Guia Prático de Sobrevivência Contra o Ataque de Zumbis. E sim, acredito muito que isto vá acontecer um dia… e espero que o meu editor não me demita ao ler isso, eu vou negar tudo e dizer que foi apenas uma brincadeira.

O primeiro passo para garantir que você seja um protagonista nesta situação é assistir filmes do gênero, eles oferecem várias dicas importantes que listarei após recomendar alguns dos Top 10 Filmes sobre Zumbis:


1- PLANETA TERROR, do cineasta Robert Rodriguez, lançado em 2007.
Vale a pena porque: Apresenta uma protagonista sobrevivente que teve a sua perna devorada por zumbis e, após o ataque, ela ganhou uma metralhadora automática acoplada no lugar da perna para se defender. Isso sim é uma heroína de atitude!


2- ZUMBILAND, do cineasta Ruben Fleischer, lançado em 2009.
Vale a pena porque: O próprio filme já é um verdadeiro manual bem humorado de sobrevivência, além do incrível personagem do ator Woody Harrelson, um mestre na arte de eliminar os zumbis das mais diversas e inusitadas formas.


3- EU SOU A LENDA, do cineasta Francis Lawrence, lançado em 2007.
Vale a pena porque: Tem a talentosa atriz brasileira Alice Braga como antagonista, ao lado de uma cativante cadela da raça pastor alemão chamada Samantha, a Sam. Aqui, os zumbis só saem à noite e a cidade de Nova Iorque é recriada em um cenário desértico.


4- RESIDENT EVIL, do cineasta Paul W. S. Anderson, com o primeiro filme lançado em 2002.
Vale a pena porque: Esta franquia de sucesso, originária dos quadrinhos e jogos de videogame, foi a primeira a mostrar cenas de lutas arrebatadoras, com uma edição empolgante, praticamente uma mistura de “Zumbies x Matrix”. A estrela do filme é a atriz ucraniana Milla Jovovich, ex modelo e que já representou o papel de Joana D´arc no filme do diretor Luc Besson.


5- REC, dos cineastas Jaume Balagueró e Paco Plaza, lançado em 2007.
Vale a pena porque: A história se passa em Barcelona, ou seja, a língua espanhola já deixa a trama mais intensa, com gritos e personagens ainda mais dramáticos do que estamos acostumados a assistir de Hollywood. Além disso, o filme é apresentado por uma repórter, como se realmente estivesse cobrindo uma matéria sobre uma possível infecção do vírus zumbi em um prédio.


6- O DESPERTAR DOS MORTOS, do cineasta George Romero, lançado em 1978.
Vale a pena assistir porque: Este diretor tem mais de dez filmes sobre este gênero no currículo, o seu primeiro foi “A Noite dos Mortos Vivos”, lançado em 1969 e precursor do estilo nos E.U.A. Sabe o filme sobre zumbis em que um grupo de pessoas fica preso em um shopping aproveitando enquanto pode tudo o que as lojas lhes oferecem? Ele se chama “Madrugada dos Mortos“, é de 2004 e é o remake do original “O Despertar dos Mortos”.


7- EXTERMÍNIO, do cineasta Danny Boyle, lançado em 2002.
Vale a pena assistir porque: O cenário britânico é levado ao clima apocalíptico dos zumbis após um grupo de ativistas tentar soltar alguns macacos que eram usados em testes de um laboratório. Uma das cenas iniciais é uma referência explícita ao “processo ludovico” do filme Laranja Mecânica. Ficou interessado? Assista!


8- TODO MUNDO QUASE MORTO, do cineasta Edgar Wright, lançado em 2004.
Vale a pena assistir porque: O gênero deste filme foi considerado uma comédia romântica com zumbis, só isso já o torna inusitado. Ele brinca com vários clichês dos filmes sobre mortos vivos e acaba nos mostrando como não cometer atitudes estúpidas em casos de possíveis ataques. Sim, as risadas são garantidas com um excelente humor britânico.


9- FOME ANIMAL, do cineasta Peter Jackson, lançado em 1992.
Vale a pena assistir porque: este filme representa com maestria o termo trash horror movie. Uma matéria na época do seu lançamento garantiu que foram usados mais de mil litros de sangue de porco para as cenas de terror. O enredo pastelão também contribui para a fama de trash, no qual a primeira infectada é a mãe ciumenta do protagonista, que recebe uma mordida de um macaco após seguir o filho até o zoológico.


10- NOSFERATU, do cineasta Friedrich-Wilhelm Murnau, lançado em 1922.
Vale a pena assistir porque: Este filme do expressionismo alemão foi baseado em Drácula, de Bram Stocker, de 1897. Eu sei que ambos os filmes relatam a história de vampiros, mas o que seria um zumbi? Um ser que após ser mordido, passa a vagar pelo mundo em busca de seres vivos para se alimentar. Acredito que a referência tenha partido daí, representando o nosso medo pelos mortos querendo nos levar para o lado deles.

Agora que você já conhece um pouco sobre cada um dos filmes, vamos para o aguardado GUIA DE SOBREVIVÊNCIA CONTRA O ATAQUE DE ZUMBIS:
- Desconfie sempre de pessoas que andam se arrastando pelos cantos e murmurando coisas que você não consegue entender. Elas podem ser as primeiras infectadas e estarão apenas esperando uma oportunidade para lhe morder.
- Tenha um carro blindado ou descubra quem da sua vizinhança possui um. Este tipo de automóvel sempre ajuda nas fugas e vai garantir que você percorra quilômetros em segurança absoluta. Mas lembre-se de sempre olhar para o banco traseiro antes de entrar no veículo, afinal, pode ter um zumbi a espreita só esperando você entrar.
- Fique tranquilo, os zumbis não são velozes como em alguns filmes. Conversei com a médica Janaina Azevedo (eu juro) e ela garantiu que o sistema muscular dos mortos vivos ficaria extremamente comprometido, os impedindo de correr com velocidade atrás de você. O mais provável é que eles se locomovam bem lentamente, quase se arrastando.
- Um empurrão bem dado pode evitar um ataque de zumbis, mas o ideal é que você evite o contato físico com eles. Prefira se defender com tacos de baseball (quem tem isso no Brasil?), panelas pesadas, rolos de macarrão, cabos de vassoura e lembre-se de mirar sempre na cabeça.
- Uma simples unhada de um zumbi pode lhe infectar ou qualquer outro fluído corpóreo além da simples mordida, então, envolver o seu próprio corpo com plástico bolha ou um edredom pode ser uma boa dica durante a fuga.
- Faça cursos para aprender a pilotar helicópteros, aviões ou barcos, estes transportes serão decisivos para uma fuga bem planejada e de longa distância. Ah, você também vai precisar encontrar um destes meios de transporte aí perto da sua casa.
- Evite ficar isolado dentro de prédios, shoppings ou qualquer lugar fechado. Em algum momento a sua munição ou alimentos irá terminar e você não quer se ver preso em meio de centenas de zumbis famintos, quer? Ah, lembre-se de sempre carregar um pouco de comida com você, mesmo que seja barras de ceral, elas lhe darão energia para correr.
- Fuja para as colinas, ilhas ou lugares isolados, onde haja poucos seres humanos com risco de infecção.
- E por fim, una-se a grupos e trabalhe em equipe. Mais cabeças pensam melhor do que apenas uma e vocês terão mais chances de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\