domingo, 8 de abril de 2012

Experiências para se fazer em casa!


Já que eu acho que não sou o único cara sem fazer nada na net. Vou compartilhar umas coisas legais que vocês podem fazer em casa também e que é MUITO massa!! Algumas experiências!! Pra não carregar o post, já que tem muitos vídeos e etc. cliquem na imagem pra ver o post completo e se divirtam!! AVISO: Algumas coisas envolvem aquecer água ou coisa do tipo, então tenham cuidado. Não é nada que vá explodir sua mão, nem causar queimaduras de 3º grau! LoL mas é sempre bom ter cuidado. Divirtam-se!!!
1ª - Colocando o ovo dentro de uma garrafa: Nível de perigo: Baixo: Essa experiência consiste em colocar um ovo cozido dentro de uma garrafa com o bico menor que o ovo. A garrafa precisa ser de vidro para que não queime e que a garrafa tenha um bico não muito fino nem maior que o ovo. Acenda alguns (3) fósforos dentro da garrafa, ou um papel queimando e coloque o ovo apoiado no bico. Espere por um momento e o ovo irá entrar na garrafa. O fogo faz com que o ar queime, diminuindo a pressão dentro da garrafa, logo a pressão externa é maior e irá empurrar o ovo para dentro da garrafa! Confira o vídeo.

2ª - Sugando água para uma garrafa: Nível de perigo: Baixo: Essa experiência segue o mesmo princípio da 1ª experiência. Só que agora coloque uma vela acesa no centro de um recipiente. O recipiente deve conter água, quanto você quiser, mas que não apague a vela, é bom que não seja muita água. Coloque uma garrafa, de vidro, em cima da vela, com o bico virado para baixo. O ar dentro da garrafa será queimado, criando a diferença de pressão, sugando a água para dentro da garrafa.

3ª - Motor com pilha: Nível de perigo: Baixo: Essa aqui eu achei MUITO massa e da pra usar até como objeto decorativo em sua estante. Você precisa de uma pilha, um imã pequeno e um arame de cobre. Coloque o imã na parte inferior da pilha, depois molde o fio de cobre seguindo os exemplos das fotos a seguir, ou como você achar mais legal, mas deve ser nesses modelos, para que funcione certo. Depois basta apoia-lo em cima da pilha e estará pronto!

4ª - Canhão de Gauss: Nível de perigo: Baixo | Médio se você ficar na frente ou atirar contra seu irmão: Para essa experiência você precisará de dois imãs pequenos, algumas bolinhas de metal e uma dessas "calhas" que normalmente se usa para passar os fios, ou algo semelhante. Coloque os dois imãs juntos, de um lado todas as bolas, deixe apenas uma de fora para colocar no outro lado. Depois, no outro lado, coloque a bola de metal afastada e jogue ela, não precisa ser for, só o rolar da própria bola já é suficiente. Veja o resultado. Muito maneiro!

5ª - Líquido ou sólido? Nível de perigo: Baixo | ALTÍSSIMO se você sujar o tapete da sua mãe, não nos responsabilizamos por isso: Essa é aquela famosa experiência de misturar maizena com água, até atingir uma determinada consistência que se você mexer devagar com ela, ela será líquida. Mas se você mexer com ela em uma velocidade maior, ela terá um aspecto solido, meio gelatinoso. Confira o vídeo! Se você quiser incrementar o experimento e ver algo REALMENTE LEGAL!!!! Basta ter algum alto falante velho, ou novo mesmo, mas se estragar não seremos os culpados!! Coloque a substância em cima dele e ligue o alto falante, tente com alguma música de dubstep que vai ser MUITO IRADO!! O vídeo abaixo mostra melhor!

6ª - Líquido brilhante: Nível de perigo: Baixo: Essa experiência é MUITO MASSA também, e assim como a 3ª também é legal para usar de decoração. Basta usar a criatividade. Ela consiste em misturar algumas substâncias e isso vai fazer com que a água se torne brilhosa. Confira o vídeo explicativo abaixo. Talvez seja mais complicado por que você terá que comprar os produtos caso não possua-os em casa.

7º - Implodindo uma lata: Nível de perigo: Médio/Alto: A única coisa que deixa esse experimento mais perigoso é por que você vai ter que manipular uma lata aquecida, mas se você tiver cuidado e usar luvas para se proteger, o resto estará sob controle. Recomenda-se que seja feito em local aberto e sem produtos inflamáveis por perto. Você precisará de um recipiente com um pouco de água e alguma lata de alumínio. A experiência consiste em ter uma lata de alumínio, pode ser uma dessas de azeite, refrigerante ou algo do tipo. Aqueça bastante a lata, depois de aquecido, coloque a lata de cabeça para baixo (de modo que o espaço que possa escapar o ar fique dentro da água) e veja o que acontece, a lata irá implodir! Muito Massa! Confira o vídeo.

8º - Girando a palha de aço: Nível de perigo: alto: Bom vamos começar com a primeira experiência, essa pode sim ser um pouco mais perigosa, mas nem tanto. Eu mesmo já fiz, foi muito massa, mas fica dando umas pinicadas da palha de aço (bombril). A experiência é o seguinte: pegue um pedaço de arame, cordão ou qualquer coisa do tipo e amarre um pedaço de palha de aço (bombril) em uma das pontas. Acenda o bombril e comece a girar o cordão como quiser. Isso vai fazer um efeito muito legal! Obs.: Faça em local aberto sem coisas inflamáveis por perto. Ou não faça! Eu fiz isso, mas eu coloquei o bombril na roda da minha bicicleta. Muito massa!

6 comentários:

  1. mano va no google e coloque manual do mundo la aparecera varias experiencias legais e com materiais que vc tem na sua casa

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, principalmente o do motor! ;)

    ResponderExcluir

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\