terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Guy Fawkes, a eternização de um rosto

Seja por causa do Anonymous, ou do filme V de vingança, ou dos protestos nas ruas, você com certeza já viu a máscara de Guy Fawkes.
Mas afinal, de quem é aquele rosto? Qual é o sentido da máscara afinal de contas? Bem, tudo começou há mais de 400 anos...

Guy Fawkes, nascido na cidade de Iorque (Inglaterra) em 1570, se converteu ao Catolicismo aos dezesseis anos de idade. Como soldado era especialista em explosivos, e por ser simpatizante dos espanhóis católicos, adotou também a versão espanhola de seu nome francês: Guido Fawkes. Devido aos relacionamentos que possuía, teve participação na “Conspiração da pólvora”.

A conspiração foi uma tentativa malsucedida de um grupo de católicos provinciais ingleses de assassinarem o rei Jaime I de Inglaterra, sua família, e maior parte da aristocracia protestante em um único ataque, às Casas do Parlamento, durante a cerimônia de abertura. O objetivo era explodir o parlamento inglês durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio do parlamento.

Em março de 1605, a terra abaixo da casa dos lordes foi preenchida com 36 barris de pólvora, contendo 1800 libras de material explosivo. Como os conspiradores notaram que o ato poderia levar a morte de diversos inocentes e defensores da causa católica, enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no prédio do parlamento. Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora. Ele foi preso e torturado, revelando o nome dos outros conspiradores. No final foi condenado a morrer na forca, por traição e tentativa de assassinato. Os outros participantes revelados por Guy Fawkes acabaram também sendo executados. Ainda nos dias de hoje o rei ou rainha vai até o parlamento apenas uma vez ao ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio antes desta sessão.

Em decorrência disto todo ano, no dia 5 de novembro, pessoas no Reino Unido, Nova Zelândia, África do Sul, Terra Nova e Labrador e São Cristóvão celebram a falha da conspiração, na chamada Noite de Guy Fawkes (o significado político do festival é de pouca importância atualmente).

Do mesmo modo foi mantida a tradição de celebrar no dia 5 de novembro a Noite das Fogueiras. Nesta noite é tradição malhar e queimar em fogueiras, bonecos que representam Fawkes, e soltar fogos de artifício.

Uma rima tradicional foi criada em alusão à Conspiração da Pólvora:
"Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."

Tradução livre:
"Lembrai, lembrai, o cinco de novembro
A pólvora, a traição e o ardil;
Eu não conheço nenhum motivo, pelo qual a traição da pólvora;
Devesse jamais ser esquecida."

Há mais versos que se seguem a estes, dos quais alguns costumam não ser mais usados por serem ofensivos.

A máscara de Guy Fawkes ficou popular após o filme "V de vingança" em que o personagem planeja concretizar o plano da conspiração.

Um comentário:

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\