quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

GLOSSÁRIO: VÍRUS

Na biologia, os vírus são pequenos agentes infecciosos que se replicam dentro das células de seres vivos, causando diversos efeitos colaterais no processo, além de poderem ser transmitidos de um ser a outro por diversas vias de infecção. Não é à toa que no mundo da informática, os programas conhecidos esse nome funcionam praticamente da mesma maneira.

Um dos software mal-intencionados mais comuns, o vírus é um programa criado com o simples objetivo de destruição, verdadeiras doenças para os computadores, sendo responsáveis por corrompimento ou deleção de arquivos, problemas em performance, entre outros sintomas.

A maior força de um vírus é sua capacidade de “reprodução” rápida, somada a uma quase invisibilidade. Isso tudo vem do objetivo original dos programas desse tipo: no passado, eram simples desafios de programadores, que faziam programas leves, inócuos, que serviam apenas para testar as habilidades de seu autor e ver o quão longe seu projeto chegaria. A brincadeira era criar um arquivo que se copiaria de um computador a outro, por qualquer caminho possível. Não demorou para que alguém visse o potencial de destruição do formato.

Quando um computador é infectado por um vírus, como com a doença real, na maior parte das vezes só se nota o problema quando começam a surgir sintomas. Mesmo antes dos problemas, o vírus infecta outros arquivos, garantindo sua presença no computador e gerando seus efeitos nocivos. Durante a maior parte do processo, isso acontece de maneira imperceptível para o usuário, já que o vírus se esconde entre os processos comuns do sistema operacional.

Se o computador fizer parte de uma rede que compartilha dados, o vírus aproveita as portas abertas para encontrar novas vítimas. Qualquer mídia de dados conectada ao computador, como os comuns pendrives ou MP3 Players, também são vetores em especial, ganhando uma cópia do vírus que irá infectar outros sistemas “saudáveis”. Alguns mais inteligentes se aproveitam de contas de e-mail, mensageiros instantâneos ou conexões a mídias sociais para compartilharem links de infecção com os contatos do usuário.

Como um computador pode ser infectado? Além de conexão com outros sistemas ou mídias infectadas, muito frequentemente a própria internet é a vilã, já que diversos sites de pouca confiança podem oferecer downloads disfarçados de vírus, seja intencionalmente ou não. Já que computadores infectados podem replicá-lo, também não estranhe se um amigo ou familiar enviar uma mensagem com um arquivo suspeito: provavelmente eles já foram vítimas do vírus.

Para manter seu sistema seguro, a melhor medida de segurança é instalar um anti-vírus. Assim, além de ter facilidade de limpar qualquer infecção, será possível proteger seu computador antes que qualquer uma aconteça. Vale lembrar, uma medida de segurança básica é tomar cuidado! Seja com os sites que você acessa, com os links que você clica ou com as mídias portáteis: diminuir as chances de infecção já é metade da luta, e vale a dica para quando você utilizar o computador de alguém que esteja sem qualquer tipo de proteção instalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\