quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cheirar doces esmagados e a nova mania entre os jovens

A última moda entre os adolecentes dos EUA é um tal “Smoking Smarties”, termo que se refere ao esmagamento e inalação de certos tipos de doces. Isto tornou-se um motivo de preocupação entre pais e educadores.

Os estudantes, maioria do ensino médio, preferem esmagar aquelas balinhas do tipo Confeti, drops ou pirulitões de açucar e cheiram. Pacotes de ki-suco também são amplamente utilizados. Alguns deles até mesmo inalam o pó de um pacote diretamente através de suas bocas, guardando os grânulos mais finos que restam no pacote para serem aspirados por suas “narebas”. Dizem que é sua própria maneira de imitar cheiradores ou fumantes.

Carol Williams, que é a coordenadora de um projeto preventivo contra o uso de drogas, diz que os jovens estão, literalmente, inalando açúcar em seus corpos. Enquanto o açúcar não age como um narcótico e não age diretamente no sistema nervoso central, o comportamento ainda é inquietante para Williams e outros grupos de prevenção.

As empresas de doces não estão muito entusiasmadas com este desenvolvimento também. De acordo com Williams, o hábito pode levar a infecções nos seios da face e no sistema respiratório superior, uma vez que o açúcar em pó está sendo inaladas diretamente para dentro das cavidades nasais. Mas esta não é a maior das preocupações, senão a vontade do jovem de experimentar e tentar coisas diferentes. O comportamento atual poderia ser o prenúncio de jovens viciados em cigarros, consumo de álcool ou mesmo de maconha.

Williams soube da prática pela primeira vez há três anos, quando um estudante de uma escola de segundo grau perguntou-lhe o que acontecia com quem cheirava Confeti esmagado. Desde então, ela tem recebido tais questões com mais freqüência. O fenômeno se espalhou pela internet também. Eu encontrei vários vídeos no YouTube que mostram jovens cheirando doces. De fato, vídeos tutoriais também estão disponíveis, ensinando as crianças como é feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\