domingo, 25 de dezembro de 2011

Vacina contra HIV é testada em humanos



Eu também estranhei o termo. Ainda não existe uma vacina contra HIV porque o vírus é mutável e confunde nosso sistema imunológico, que começa a atacar a si mesmo. Ainda assim, a universidade de Ontario, no Canadá, produziu uma vacina com base no vírus e agora poderá testá-la.

O vírus foi feito com o nível 3 de biossegurança. Foi criado em laboratório, depois morto, aí mudaram o DNA para ele ficar realmente inofensivo e finalmente foi testado em animais.

Depois de 230 testes diferentes de segurança, foi liberado o teste em humanos. Várias fases serão necessárias. Em uma delas, um grupo de risco ainda sem HIV será testado (homossexuais com vários parceiros, usuários de drogas injetáveis, etc), comparado com um grupo de controle não vacinado.

No fim, a fase de testes vai durar uns cinco anos. Ela provavelmente vai precisar de duas doses com intervalo de um mês entre elas, de forma que o sistema imunológico tenha tempo para criar os anticorpos.

De qualquer forma, é cedo para não se proteger contra o HIV. Ainda há chances do resultado não ser bom e, de qualquer forma, a vacina seria uma prevenção, não uma cura. O que já é melhor do que nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\