domingo, 16 de outubro de 2011

O dia em que a Terra chegou no seu limite!

Dia 27 de Setembro de 2011, esse e o dia em que a Terra chegou no seu limite!
Mas como assim? Melhor irmos por partes para entender o fato.

Um instituto de pesquisas independente em prol da sustentabilidade chamado Global Footprint Network faz um estudo anual, o"Earth Overshoot Day" com base em um metodologia desenvolvida pela The New Economics Foundation que e um instituto de pesquisas indepemdente com o objectivo de trabalhar para um "novo modelo de criação de riqueza", baseada na diversidade, igualdade e estabilidade econômica.
O calculo dessa metodologia de modo mais simplificado e assim:
(Biocapacidade do planeta* / Pegada ecológica mundial*) x 365
Sendo que:
Biocapacidade do planeta ou capacidade biológica é a capacidade de ecossistemas de produzirem materiais biológicos úteis para o ser humano, e absorver os resíduos gerados pelos seres humanos.
Pegada ecológica mundial é uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir, de uma forma continuada, os bens e serviços que consumimos, e absorver ou eliminar todos os resíduos e poluentes que produzimos.
365 são a quantidade de dias em um ano.
*Obs.: Os valores são em Hectares Globais.
O resultado desse calculo e 135%. O que quer dizer que nós gastamos 35% a mais do que a Terra pode se recuperar (veja a imagem abaixo). Ela gasta 1 ano e 4 meses aproximadamente para recupérar o que gastamos em um ano.
Mas o que isso tem haver com o dia 27/09/11? Tem haver que nesse dia segundo os calculos acima acabamos com nossos recursos em 270 dias (ou 10 mês se achar melhor) que deveriam durar 365 dias. Então estamos consumindo 95 dias de recursos que são do ano que vem!
O consumismo em execesso e a principal causa desse defice(deficit). Existem algumas saidas para contornarmos essa situação:
Diminuir drasticamente o consumo de modo geral;
Não diminuirmos o consumo mas sim a polulação;
Diminuir o consumo de quem consome mais recursos (veja a imagem abaixo);
Para saber qual a sua Pegada Ecologia utilize a calculadora abaixo desenvolvida pela Global Footprint Network, basta clicar no Brasil para começar:

Você pode conferir o conteudo completo na pagina do Global Footprint Network (em inglês), e só clicar aqui!
Baseado no "A Terra no Limite" do Diario Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\