quarta-feira, 21 de setembro de 2011

[Vitalidade Tecnológica] Montando um computador novo


Olá caros leitores, e escravos nas horas vagas, essa semana estréio uma coluna chamada ‘Vitalidade Tecnológica‘, onde eu comentarei sobre lançamentos, reviews e opniões sobre tecnologias novas e antigas.
Esta semana estarei lançado atrasado um post simples sobre como montar um computador, mas aplicando meu ponto de vista, tentando simplificar essa tarefa para as pessoas que não conheçam muito ou não querem esquentar e perder muito tempo pesquisando.
Este post será dividido em partes, semana que postarei a próxima.
Vou fazer uma comparação entre o que comprar, um notebook ou um desktop (computador de mesa), com capacidade entre um computador de uma pessoa comum e um computador para processamento gráficos ou gamer.
Não será muito aprofundado, sem muita necessidade de conhecimento aprofundado prévio.


Gasto: Ao se estipular um orçamento máximo disponível você estará, basicamente, limitando o desempenho do seu computador, além da vida útil dele. Por isso as vezes é melhor guardar um pouco mais de dinheiro, assim você não se preocupará de trocar seu computador tão cedo. Se você estiver começando uma faculdade, que exija manuseamento de softwares um pouco mais pesados, seria bom pensar neste computador como um único investimento até o final da faculdade, muitas vezes um investimento meio pesado, mas que no final valerá a pena.

Fazendo a escolha mais importante: Notebook ou Desktop ?As principais Vantagensde cada um são :
Notebook : Potabilidade, facilidade para comprar modelos já prontos.
Desktop : Peças são mais baratas e fáceis de se trocar, possibilidade de montá-lo exatamente como você quiser.Desvantagens:
Notebook : Peças mais caras em relação ao desktop, peças não são modulares.
Desktop: maior dificuldade para locomoção, milhares de fios se entrelaçando atrás de sua mesa.

Geral: se você não quer muita dor de cabeça, quer sempre estar com seu computador, ou ter a possibilidade de fácil locomoção com ele, ter uma fácil conectibilidade com quase tudo, e não se importar em talvez gastar um pouco mais que você gastaria para montar um desktop personalizado com as mesmas configuração, eu aconselho muito um notebook ou ainda um desktop pré-pronto (com as configurações pré definidas). Se Você quiser maior potência na sua máquina, facilidade para troca das peças, capacidade de personalização de 100% e talvez um gasto menor, eu aconselho que você mesmo monte seu computador.

Minha opinião: mesmo muito dos meus amigos tendo notebooks e dizendo que são a maior maravilha do mundo por causa da portabilidade e etc., ainda prefiro o desktop, pois se chegar uma hora que eu precise atualizá-lo, apenas preciso trocar algumas peças e pronto, um computador que durará por um bom tempo, além da capacidade superior para processamento gráfico, que eu uso para jogos.

Peças: para alguns é a parte mais chata e complicada, para outros (como eu) é a mais empolgante.
Nessa parte quem escolheu um notebook ou um desktop pré-montado leva vantagem em relação ao tempo, e quem resolveu montar seu próprio desktop pode criar aquele lindo Frankenstein personalizado.
Colocando em ordem descrescente de importância, as principais peças são (não em ordem de montagem):
Processador: é a peça que provavelmente vai te custar mais caro, e que eu sugiro que você invista mais, pois é ele que vai ditar quanto tempo seu computador vai durar. Para compra, preze pelo número de núcleos, que basicamente é a capacidade do processador em dividir as tarefas em partes iguais para serem processadas individualmente em cada núcleo do processador, também pela frequência do processador, pois esta que determinará quão rápido será seu computador no geral (mesmo, é claro, as outras partes também influenciando), então sempre olhe para os que tem maior frequência. Nessa hora que muitas pessoas pensam “será que eu pego um processador mais fraco e mais memória RAM ?”, não faça isso, basicamente o aumento de memória RAM em comparação à melhora do processamento é muito pequena, por isso sempre preze pelo melhor processador que te é possível.-

Memória RAM: Juntamente com o processador, a memória RAM, são os componentes mais importantes, teoricamente quanto mais memória melhor, mas só na teoria mesmo, pois raramente atualmente seu computador irá usar, por exemplo, 4GB de RAM e, muito mais raramente, 8GB. Eu aconselho, mesmo para alguns usuários que requerem mais poder de seu computador, que não comprem mais de 4GB, para alguns pode parecer pouco, mas essa quantidade será ainda suficiente durante um longo período de tempo. Para a compra escolha as memórias, além da capacidade, pela frequência (dada em Hz, ex. 1600 MHz para uma DDR3) pois quanto maior, maior será a velocidade dela.

Fonte de Alimentação: deve ser escolhida cuidadosamente, preze por fontes com maior potência se você estiver montando um computador para operações pesadas e jogos, mas se seu uso for para operações mais básicas, uma fonte de 350W ou 400W será suficiente. Para computadores mais elaborados eu aconselho este site [Corsair power suply finder], na aba Power suply finder selecione as peças do seu computador e ele te indicará a potência aproximada que você precisará.-

Placa Mãe: a peça mais complicada para quem está montando seu desktop sozinho, e a vantagem para quem compra um já pré montado ou notebook (pois quase nunca a placa mãe é discriminada em propagandas), a placa mãe é a peça que se deve mais prestar atenção pois é aqui onde tudo se junta, e seu sonho se torna verdade (que lindo!), e todas as especificações tem que bater com as outras peças, como por exemplo, se você comprou um processador Intel socket 775, sua placa mãe tem que ser para o socket 775 da Intel, você não conseguirá encaixar um processador diferente nessa placa, diferente do socket 775 e intel, então não adianta comprar um processador da AMD (neste caso) ou com com socket diferente de 775 mesmo sendo da Intel. Para as memórias vale o mesmo raciocínio, mas você pode colocar que marca sua placa mãe suportar (geralmente chamado de “vendor list”), lembrando que se sua placa mãe suportar memórias DDR3 a 1600 MHz, ela não será retro compatível com DDR2 ou DDR, mas ainda assim suportará memórias com frequência abaixo de 1600 MHz (desde que sejam DDR3), mas não o contrário. Para o HD a única incompatibilidade é entre IDE e SATA, mas é bem improvável que você ache HD’s IDE hoje em dia. Placas de vídeo ocorrem também uma única incompatibilidade, entre AGP e PCI-EXPRESS (PCI-E),se uma placa de vídeo tiver menor velocidade que suporta a placa mãe ela rodará sem problemas, mas se uma placa PCI-E tiver maior velocidade que a placa mãe suporta, ela será limitada por essa. finalmente a sua placa mãe deve se encaixar num gabinete que tem a mesma especificação do socket do processador, se não for os encaixes não se encontrarão com os furos na placa.

Placa de Vídeo: para um computador para tarefas básicas, não gaste muito dinheiro com ela, pois seus benefícios não são grandes para uso cotidiano. Para computadores com grande necessidade de processamento gráfico, é aqui que você deve gastar a segunda maior parte de seu orçamento, para ambas partes prezem pela maior frequência da placa (que na verdade é a frequência do processador dela) e pela quantidade de memória RAM dela.

Sugestões, opiniões ou algum erro que eu tenha cometido, comente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\