terça-feira, 5 de julho de 2011

O que causa a Depressão?

Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também frequente.
A depressão pode ser causada por várias razões, fora as mais comuns, encontrei no site Terra uma relação de treze motivos que levam uma pessoa a ficar depressivo. É uma relação bem incomum, mas é sempre interessante conhecer.

- Cirurgia plástica: estudos verificaram que mulheres que passaram por procedimentos de cirurgia plástica têm mais chances de se tornarem depressivas um ou dois anos após a operação.

- Dieta do Dr. Atkins: este regime propõe o consumo de carnes e gorduras e o corte dos carboidratos, que leva à queda dos níveis de serotonina, trazendo sentimentos de raiva e tristeza.

- Procrastinar: adiar as tarefas ou deixar tudo para a última hora pode causar atrasos, confusões e estresse. O hábito pode ser uma causa de quadros de depressão.

- Dieta vegetariana: pessoas que não consomem produtos de origem animal podem sofrer com a falta de ácidos graxos essenciais à saúde, o que pode levar à depressão.

- Excesso de tecnologia: estar constantemente conectado à internet, falando ao telefone ou fazer uso de outros aparelhos tecnológicos aumenta as chances de depressão. Uma pesquisa mostrou que as pessoas que navegavam excessivamente tinham duas vezes e meia mais chances de ficar depressivo.

- Hipertireoidismo: o funcionamento anormal da glândula tireoide é uma causa normalmente associada a alterações de humor e à depressão. Segundo estudos, a produção de muitos hormônios leva à irritação.

- Cigarro: de acordo com um estudo, fumar pode elevar os riscos de desenvolver depressão em até 93%. A sensação de relaxamento oferecida pela nicotina, uma das substâncias do cigarro, é apenas temporária, devido ao estímulo da dopamina.

- Remédios: remédios para controle da pressão arterial e também para tratamento de problemas de pele, como acne e psoríase contêm substâncias que podem contribuir para o quadro depressivo. Os responsáveis seriam os betabloqueadores presentes nas fórmulas.

- Consumo de café e chás: a substância neste tipo de bebida pode levar à sensação de cansaço e tristeza, por isso, a recomendação é desfrutar da última xícara de café até às 16h.

- Luzes: o excesso de luzes afeta o cérebro negativamente, segundo estudo. A exposição à muitas luzes no quarto, nas ruas ou à TV pode causar alterações e trazer sintomas associados à depressão.

- Rosquinhas: doces podem fazer mal não só à boa forma, como também à saúde mental. A entrada de açúcar no sangue tem o poder de causar bem-estar imediato, mas quando a substância é absorvida pelo corpo o que acontece é um estado de tristeza pior do que o anterior.

- Pílula anticoncepcional: estudos feitos desde 2005 verificaram alterações de humor e também nos níveis de serotonina em usuárias deste método contraceptivo.

- Temperatura: o excesso de sol pode estar ligado à depressão; em períodos quentes, o corpo sofre alterações hormonais, produzindo menos hormônio da tireoide o que leva à falta de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\