terça-feira, 5 de julho de 2011

Matrix, 2036 e a Bíblia

Quando Neo entra na Nabucodonosor pela primeira vez (no primeiro filme da trilogia) se observa uma inscriação no interior da nave: "MARK III NR. 11". Isso é uma referência messiânica, a partir do Evangelho de Marcos, Capítulo 3, versículo 11: “E os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus”.

Marcos 3 é o nome da própria Matrix: Ma (Marcos) + Trix (três).


Por "coincidência” esse capítulo de Marcos tem 35 versículos. “M” em números romanos equivale a mil, ou seja, 3 vezes mil, equivalente ao terceiro milênio, que se iniciou no dia primeiro de janeiro de 2001. Se somarmos a esse numero o 35 (número de versículos) teremos exatamente 2036, o número de Marcos 3, o número da Matrix.

Além disso Neo é um anagrama para o nome Noé.

Noé foi o primeiro profeta e salvador da Bíblia, Jesus o último profeta e salvador.

Vejam o vídeo do dialogo de Neo com o Arquiteto: AQUI

Ao falar com o arquiteto, este diz a Neo que ele é a sexta anomalia (1:25 do vídeo). Quando o dilúvio universal iniciou, Noé tinha 600 anos (Gênesis 7:11). A bíblia é clara em dizer que o tempo máximo de vida de um homem é 120 anos, 5 “anomalias” somariam os 600 anos , para que então surgisse a sexta, a nova anomalia (em inglês Neo significa novo). Realmente, viver até os 120 anos é uma anomalia.

Reparem em Gênesis 6:19 "E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão."

Exatamente a escolha que o arquiteto propõe a Neo para salvar a espécie humana apos a queda de Zion. No entanto, Zion é a própria Arca. O dilúvio (que significa a guerra com as máquinas, simbolizada na noite chuvosa que Neo enfrente Smith em Matrix Revolutions) que faz a Arca vir a tona:

"E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra." (Genesis 7:17)

Zion é a forma inglesa do monte Sião que em árabe é "Tsion" , significa cume. A Arca de Noé ficou acima do maior cume da Terra durante o dilúvio. Noé usa a Arca para salvar a vida no planeta, a Arca representa Sião, o monte santo, o maior monte porque ficou acima 9 metros junto com as águas do maior monte da Terra segundo o relato bíblico.

No vídeo, com 4:13, o arquiteto fala para Neo salvar 23 pessoas de Zion, 7 homens e 16 mulheres. Vejamos o que diz Gênesis 7:16 " E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro."

O primeiro filme da trilogia mostra um salvador que começa a tomar consciência de que o mundo em que vive é apenas uma ilusão (o mundo material) e que o verdadeiro mundo é onde está Zion, simbolizando a resistência ao falso mundo (mundo materialista, a matrix criada pelos computadores), Zion simboliza a Arca de Neo onde estão os escolhidos, simboliza aqueles que se afastaram da ilusão do materialismo.

Zion está localizado no interior do planeta, embaixo da terra, perto do calor do núcleo, segundo nos coloca o filme. Mas como Neo começa a descobrir o verdadeiro mundo (Zion)? No inicio do primeiro filme ele segue uma mulher que tem a tatuagem do coelho branco.

O coelho branco é uma clara referência a historia de Alice nos país das maravilhas, quando Alice persegue um coelho, adentra uma toca que leva ao interior da terra, onde está o país das maravilhas. Essa é uma clara simbologia do homem buscando a si mesmo, sua verdadeira essência, seu interior, indo pra dentro de si mesmo, é essa a simbologia de seguir o coelho branco e ir até as profundezas de si mesmo, encontrando sua verdadeira essência, encontrando Zion.

É em suma o seu renascimento, já que o coelho é o símbolo da fertilidade e o branco o símbolo da pureza, o renascimento espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\