segunda-feira, 4 de julho de 2011

Descubra os riscos do computador a pele

Todo mundo se preocupa em se proteger do sol, mas o que pouca gente sabe é que esse cuidado deve se estender até dentro de casa ou do escritório. É que a luz visível – geralmente emitida por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, ou a luz do computador e da claridade que entra através da janela – pode, sim, pigmentar e envelhecer a pele.
Um estudo divulgado recentemente nos Estados Unidos mostrou que tanto a luz visível das lâmpadas quanto os raios ultravioleta A (UVA) do sol têm esse efeito, razão pela qual as pessoas apresentam melasmas (manchas acastanhadas na pele) mesmo com o uso de fotoprotetores. De acordo com o FDA (Food and Drug Administration) – órgão americano que fiscaliza medicamentos e alimentos – oito horas de exposição à luz artificial em ambientes fechados equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão. Isoladamente, parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele. Quem possui tendência ao surgimento de melasmas e hiperpigmentações correm ainda mais riscos.



O dermatologista Adilson Costa, de São Paulo, explica que isso acontece porque a luz visível estimula o melanócito – célula responsável pela produção de melanina, substância que protege da radiação solar e pigmenta a pele. “A maioria dos filtros solares no mercado protegem somente contra os raios UVA e UVB e não contra a luz visível”, diz o dermatologista. Portanto a dica é optar por filtros que contenham base em sua composição ou passar uma camada de base após o filtro. “A base forma uma proteção física na pele contra a luz visível”, afirma a dermatologista Marcella Delcourt.
Os raios UVA estão presentes o dia todo e parecem inofensivos, pois não deixam a pele avermelhada, mas são causadores do envelhecimento precoce. Seu efeito cumulativo provoca manchas e rugas.
Já os raios UVB, responsáveis pelo câncer de pele, são mais intensos entre 11h e 15h. Além de oferecer maior perigo à pele, esse tipo de raio ultravioleta dá sinais de sua presença ao provocar vermelhidão e bolhas de queimadura na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\