terça-feira, 10 de maio de 2011

Quanto tempo dura um cartão de memória?

Quanto tempo dura um cartão de memória? Devo substituir meus cartões antigos? Vale à pena fica comprando novos toda hora?

A Resposta Curta
Apesar da grande maioria dos cartões durarem mais de 5 anos, podemos observar alguns que são confiáveis apenas por alguns meses ou até mesmo semanas!

A Resposta Técnica
Normalmente cartões de memória duram mais que sua vida tecnológica. Em suma, é possível possui hoje um cartão funcional de 5 ou 7 anos atrás, porém esse será de um tamanho e velocidade totalmente incompatíveis com os padrões atuais, o que coloca em xeque o fato dessa durabilidade ser realmente necessária.

Técnicamente a vida de um cartão corresponde ao limite de ciclos de escrita. Raramente a indústria divulga a quantidade de Escritas/Apagadas que um cartão possui, mas a maioria possui algo em torno de 100.000 ciclos, tendo alguns modelos mais especiais uma capacidade 10 vezes superior. Se levar apenas isso em conta, seria possível gravar e apagar seus cartões todos os dias, por décadas que ainda funcionariam perfeitamente.
Essa longevidade técnica se dá devido à tecnologia empregada nas câmeras, que espalham as informações por todas as células dos cartões na hora de gravar vídeos e fotos, fazendo com que qualquer desgaste se dê por igual.

A Longevidade Prática
A análise técnica pode ser muito interessante em seu aspecto científico ou para ficar estampado nas caixas dos produtos, mas sabemos bem que na prática as coisas são um pouco diferentes.
Os problemas podem aparecer de diferentes fontes, principalmente do mau uso, usando-os de maneira bruta, usando várias vezes no dia e não os guardando da maneira adequada. Porém existem fatores externos inevitáveis, como a maresia que pode danificar os contatos. Esses castigos raramente atingem o interior dos cartões, porém danificam seu exterior, dificultando o manuseio, encaixe, contatos, em suma, impossibilitando seu uso.

Conclusão
Em suma, é preciso ter mais atenção aos cuidados ao usar ou guardar o cartão do que em sua quantidade de uso, visto que o limite de ciclos necessários para o desuso do cartão seja consumado é incrivelmente alto e dificilmente será alcançado.
Para tal, é possível alugar tais cartões de memória, poupando assim uma série de inconvenientes como: cartões ultrapassados que nunca mais serão usados, garantia de cartões sempre funcionais, despreocupação com o armazenamento em lugares sem interferência de umidade, poeira ou outros perigos ambientais, sempre possuir, por um valor reduzido, os melhores cartões do mercado, do tamanho que for necessário para seu trabalho, podendo usar um cartão adequado para cada tipo de serviço.


Na última quarta-feira a gigante dos eletrônicos Toshiba anunciou o lançamento e ínicio das vendas de um cartão SD de gravação única, isso mesmo gravação única os dados só poderam ser gravados somente uma única vez depois disso não poderão ser editados, nem apagados...
o cartão vem com 1GB de memória e a empresa garante que o cartão é à prova de violação de dados.
O cartão chamado de Write Once é destinado a empresas e governos sendo o seu grau de segurança o seu maior atrativo....
As etiquetas dos antigos disquetes voltaram....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\