domingo, 22 de maio de 2011

Especial turma da monica:


Quem nunca ouviu fala da turma da monica? quando era menor adorava essa turma e agora eles tambem cresceram, com algumas mudanças.
Até mesmo em minha familia se identificava com os personagens, Monica era minha irmã (era parecida), Cebolinha era eu (por que eu não falava o R antes), Magali minha mãe (gostava de comer muito) e o Cascão meu irmão (tambem era parecido e contrario do personagem tomava banho).


Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia.
Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar.
Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais.
Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país.
Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.

Mônica não é mais aquela menininha de vestidinho vermelho que corria atrás dos garotos com um coelhinho.
Na verdade, seu guarda-roupa mudou muito, ainda que continue uma predileção pelo vermelho. Ainda é um pouco dentucinha, mas deixou de ser baixinha e gorducha faz muito tempo.
Uma coisa não mudou desde que era pequena: é sua amizade com a turma e seu gênio forte...
Aliás, vai ver é por isso que ainda é lider dessa turma, ou melhor, "galera"!



UM GALOTO DIFELENTE
Cebola, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o “R” pelo “L”, existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa.
Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Parceiro de aventuras - ou seria melhor dizer “vítima”? - da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus “planos infalíveis”, Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e nas horas vagas também é astro de tevê, cinema e teatro.

Agora a turma o chama (a pedidos) de "Cebola", e não tem mais cinco fios. Agora ele tem uma vasta cabelereira mas que mantém o formato original de antigamente. Deve ser algo genético.
Hoje em dia não troca mais os "erres" pelos "eles" desde que tratou sua dislalia com uma fonoaudióloga, mas quando está nervoso acaba dando pequenos "escolegões". Conquistar a rua? Não... é pouco... Cebola agora quer conquistar o mundo com suas idéias de uma geração pronta para o futuro.



Magali é outro personagem baseado em pessoa real.
A Magali real é filha do Mauricio (como a Mônica e a Maria Cebolinha ) e a Magali personagem é uma das criações mais simpáticas e conhecidas da turma.
A de verdade comia uma melancia inteira em criança. Daí o personagem seguir seus hábitos.
Mas apesar desse apetite todo, Magali continua elegante e feminina.
É a única que não vive brigando com a Mônica.
Tem um gato, o Mingau, e vive com os pais.

Magali continua magrinha como sempre foi, porém essa fase de crescimento só aumentou seu apetite.
No entanto agora ela cuida mais do seu corpo e se preocupa mais com a qualidade de sua alimentação, praticando esportes aeróbicos, queimando calorias e se alimentando à base de uma dieta saudável.
Magali continua aquela menina meiga e carinhosa, e é claro: apaixonada por gatos.



PINTOU SUJEIRA
Cascão nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio.
Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa “mania de sujeira”. A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista.

Cascão embora continue não gostando da ideia, agora toma banho de vez em quando.
Também, não dá pra praticar tantos esportes radicais como skate, Mountain Bike e ficar sem suar... imagina sem banho? A turma foi fazendo sua cabeça e com o tempo ele adotou esse costume "bizarro" que toda humanidade tem chamado "banho".
Continua um garoto inteligente, criativo e muito bagunceiro. Sua mãe que o diga, pois não consegue deixar seu quarto em ordem.



Conheça o resta da turma:
Aninha, Anjinho, Bidu, Bugu, Capitão Feio, Cascuda, Chovinista, Do Contra, Duque, Dudu, Floquinho, Franjinha, Humberto, Jeremias, Louco, Manfredo, Maria Cebolinha, Marina, Mingau, Monicão, Nico Demo, Nimbus, Pelezinho, Quinzinho, Sansão, Seu Juca, Tia Nena, Titi, Xaveco e Zé Luis.

Turma do Chico Bento
Chico Bento
Giselda
Hiro
Nhô Lau
Rosinha
Torresmo
Vó Dita
Zé da Roça

Turma do Horácio
Horácio
Brontossauro
Lucinda
Mamute Antão
Napões
Pterodáctilo Alfredo
Simone
Tecodonte

Turma do Penadinho
Alminha
Cranicola
Dona Morte
Frank
Lobisomen
Muminho
Penadinho
Pixuquinha
Zé Finado
Zé Vampir

Turma do Piteco
Bolota
Ogra
Piteco
Tio Glunk
Thuga
Zum e Bum

Turma da Tina
Rolo
Pipa
Tina
Vovoca

Turma do Papa Capim
Cafuné
Jurema
Papa-Capim

Turma da Mata
Dona Corujoca
Jotalhão
Luís Caxeiro
Raposão e Coelho Caolho
Rei Leonino
Rita Najura
Tarugo

Turma do Astronauta
Astronauta
Ritinha

Um comentário:

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\