quarta-feira, 25 de maio de 2011

Assista: De Volta para o Futuro

>Não precisa ser necessáriamente da década de 80 pra saber que foi nessa época que surgiram os filmes que hoje são considerados fenômenos e manias. A trilogia de Back to the Future (De Volta para o Futuro) é de longe a minha favorita. Vou confessar que antes de assistir eu "torcia o nariz", pois me lembro de ter pego o filme pela metade lá na minha infância e não ter gostado. Há pouco tempo peguei emprestado da minha irmã os três filmes da saga, que começou em 1985 e teve o fim em 1990, e UAU! QUE TRILOGIA FANTÁSTICA! Me arrependi de não ter assistido antes, pois os filmes são daqueles que quando acaba um você quer logo assistir o outro, pra não perder o embalo, sabe ?!

Como tudo começou
A saga, como eu disse, começou em 1985, com De Volta para o Futuro. Produzido por Steven Spielberg, dirigido por Robert Zemeckis, com trilha sonora antológica de Alan Silvestri e canção-tema indicada ao Oscar (The power of love, de Huey Lewis and the News), o filme foi um sucesso imediato!
Na semana de sua estréia atingiu o topo das bilheterias, desbancando O cavaleiro solitário (Pale rider, de Clint Eastwood, 1985) e superando produções da época como Os Goonies (The Goonies, de Richard Donner, 1985), Rambo II - A missão (Rambo: First blood part 2, de George P. Cosmatos ,1985) e Cocoon (idem, de Ron Howard, 1985). Além disso, foi uma das seis produções cinematográficas mais lucrativas dos anos oitenta, atrás apenas de E.T. - o extraterrestre, O retorno de Jedi, Um tira da pesada, Caçafantasmas e Batman.
Claro que tanto sucesso só poderia significar uma coisa... continuações.
De volta para o futuro - parte II (Back to the future part II), chegou aos cinemas em 1989 e tinha uma particularidade interessante: o filme acabava com um "Continua...", no melhor estilo das histórias em quadrinhos ou seriados de televisão. É que as duas partes finais do filme foram rodadas ao mesmo tempo.
Um ano depois, entrou em cartaz De volta para o futuro - parte III (Back to the future part III), o capítulo final da trilogia, finalmente concluindo a saga de Hill Valley, cidade na qual se passa toda a aventura.

A História
De volta para o futuro começa em 1985, quando somos apresentados a Marty McFly (Michael J. Fox), um típico adolescente norte-americano, aborrecido com a vida que leva, seus pais submissos, e preocupado apenas em levar a namoradinha para acampar.
Seu único amigo é o excêntrico Dr. Brown (Christopher Lloyd), que chama o garoto para presenciar um revolucionário experimento científico. A partir daí, depois de alguns contratempos, Marty acaba a bordo da máquina do tempo montada no interior de um DeLorean (sonho de consumo de TODOS os que assistiram ao filme na época), e embarca em uma incrível viagem, com destino ao ano de 1955.
Desnecessário dizer que Marty acaba alterando a ordem natural dos acontecimentos do passado, o que prejudica diretamente o futuro e ameaça sua própria existência. A idéia torna-se recorrente na série e diversas cenas são repetidas inúmeras vezes, por pontos de vista diferentes ou ligeiramente alteradas. A produção também se utiliza de pequenas sutilezas, como o nome do Shopping Center de Hill Valley, para mostrar como pequenos acontecimentos acidentais alteram o curso do tempo.
De 1955, Marty volta a 1985, viaja ao longínquo 2015, volta a 85, acaba preso em 55, faz uma missão de resgate em 1885 e finalmente consegue voltar ao seu ano de origem. Claro que tantas idas e vindas no tempo acabam gerando diversos furos de roteiro e explicações pouco convincentes, mas, sinceramente, quem se importa? A palavra-chave aqui é diversão!
E depois de 26 anos do filme ser lançado, bateu aquela curiosidade: Como será que estão os atores hoje em dia? Vamos ver:

Michael J. Fox (49 anos)
http://3.bp.blogspot.com/--IGOMxNZvfw/TdSNPF20wAI/AAAAAAAAAlY/utlq-5uehDg/s1600/marty.jpg

Christopher Lloyd (72 anos)
http://3.bp.blogspot.com/-qdSo3hovSfk/TdSPOoqPLTI/AAAAAAAAAlc/-7t9RM7rrIo/s1600/doc.jpg

Lea Thompson (49 anos)
http://1.bp.blogspot.com/-yvPSlkb5G4Y/TdSQJ6l5AiI/AAAAAAAAAlg/Qv80zdDxw4U/s1600/lorrane.jpg

Crispin Glover (47 anos)
http://4.bp.blogspot.com/-mm711kkSb5A/TdSRAWbi_LI/AAAAAAAAAlk/VjMVbkVgITk/s1600/george.jpg

Thomas F. Wilson (52 anos)
http://3.bp.blogspot.com/-ZU4wMDbV-4U/TdSScbApdVI/AAAAAAAAAlo/AitvDeKCaDs/s1600/biff.jpg

Billy Zane (45 anos)
http://2.bp.blogspot.com/-KVYNMNfKjqA/TdSTbxwWJMI/AAAAAAAAAls/5CiN4v5AMqk/s1600/nooo.jpg

Claudia Wells (45 anos)
http://3.bp.blogspot.com/-qC75ajpWsBs/TdSVJmz6RGI/AAAAAAAAAlw/q06rcHMWc7g/s1600/Jeniffer+1.jpg

Elisabeth Shue (47 anos)
http://2.bp.blogspot.com/-wqSmK7w2GWo/TdSWFU7LhDI/AAAAAAAAAl0/dbt84zO9GSU/s1600/Jeniffer+2.jpg

Elijah Wood (30 anos)
http://4.bp.blogspot.com/-Z546wFnhILU/TdSW9nClonI/AAAAAAAAAl4/yF9yfNTCw8k/s1600/game+boy.jpg

Mary Steenburgen (58 anos)
http://2.bp.blogspot.com/-rLDiPAo_wKY/TdSYj-zhJ_I/AAAAAAAAAl8/WctOmMXPgPE/s1600/clara.jpg

Teaser 1985


Teaser 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\