sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entrevista Mauricio Ricardo (charges.com.br)

Maurício Ricardo é chargista official do BBB e do clássico Charges.com.br. Além disso, o cara é roqueiro de infância, baixista dos Seminovos e, claro, super gente fina. Por isso resolvemos chamar o homem por trás das charges animadas para bater um papo e participar do nosso Print Screen. Confira ;)

* Quando você resolveu virar chargista?
Ah, eu já nasci chargista. Aos 10 anos já fazia gibis com caneta Bic e tiragem de um exemplar. Depois aperfeiçoei meus desenhos na escola, enchendo cadernos e mais cadernos enquanto o resto da turma aprendia matemática e geografia.

* Quais são suas influencias de chargistas?
Muitos cartunistas da revista Mad americana em sua fase de ouro: Don Martin, Al Jaffee etc. Também marcaram muito Maurício de Sousa e Carl Barks (cara da Disney que desenhava os quadrinhos do Tio Patinhas). Mais tarde veio a onda mais politizada, com Glauco e Henfil (RIP ambos), Laerte e Angeli. E ainda depois curti bastante o besteirol da revista Casseta Popular e do Jornal Planeta Diário, que na TV gerariam o Casseta & Planeta.

* Qual a sua melhor charge EVER?
Poxa, eu sou pai de todas, comofaz (rs)? Não sei mesmo. São onze anos fazendo uma por dia e vem zilhões na cabeça. Assim, de improviso, me lembro de “O homem do PAC”, com o Lula, porque achei a sacada muito boa.


* Como você enxerga o poder de influência das criticas nas charges?
Elas não mudam o Brasil, infelizmente (rs). Mas até pelo pioneirismo, acho que acabei virando uma referência de humor político pra uma geração que nunca colocou a mão numa edição impressa de jornal. Muitos garotos me escrevem dizendo que as charges ajudaram na redação do vestibular ou na prova de Conhecimentos Gerais! O que me preocupa é que o interesse pelo humor político em geral caiu muito. Hoje a maior audiência do Charges.com.br vem das animações sobre temas do cotidiano, universo web, filmes, novelas etc. A impunidade e a sucessão de escândalos acabaram anestesiando o povo em relação ao que acontece em Brasília.

* Como é fazer charges pro BBB? Você curte ou é obrigado a assistir só pelo job?
Eu adoro fazer o BBB, embora o processo seja muito cansativo. São. Já gostava do BBB antes de trabalhar com eles. Acho que existem duas formas de se ver o programa: ou você enxerga um bando de gente fútil trancada numa casa, ou enxerga aquilo como uma experiência sociologicamente relevante. Por causa dessa exposição, e desse esforço consciente de me fazer compreensível, muita gente afeita aos modismos me recriminou na web. Pra mim é preconceito puro.


* Quando resolveu tocar em uma banda?
Componho, toco baixo e canto desde a adolescência. Tive inúmeras bandas antes de criar o site. Montar um grupo com os antigos colegas de rock and roll e promovê-la através do site, foi uma consequência natural da minha trajetória como artista. E é um barato poder fazer isso com outras pessoas talentosas, levando-as a palcos antes impensáveis pra quem mora no interior de Minas.

* No meio do rock, os Seminovos tem uma proposta bem diferente tanto nas musicas em si, quanto no modo de lançar as músicas pela internet. De onde vieram essas idéias?
A indústria da música foi virada do avesso pela Internet. Hoje qualquer um grava músicas num computador doméstico, divulga pela rede e distribui online. O problema é que, paradoxalmente, quanto mais a música mudou, mais as gravadoras ficaram conservadoras, já que a grana delas minguou. Tudo está ficando cada vez mais plastificado, pasteurizado e descartável. Os Seminovos jamais seriam contratados por gravadora nenhuma: somos uns tiozinhos tocando rock and roll e falando de temas diversos, com uma pegada forte no humor e nas referências à cultura nerd. Enfim, nossa música sai de graça, mas o que volta de carinho e reconhecimento do nosso público não tem preço.

* Fale 3 coisas insignificantes sobre você
O ano do carro, a marca da roupa e a formação acadêmica do interlocutor.

* Um defeito que melhorou nos últimos tempos, e uma qualidade que você perdeu com o passar dos anos?
O defeito que melhorou: eu tinha muito mais dificuldade em delegar. A produção num volume grande me ensinou a confiar mais na minha equipe. Uma qualidade que perdi: a concentração necessária pra meditar direito. Adoro meditação, mas minha mente anda muito, muito inquieta.

* Qual o melhor e o pior aspecto da web?
O melhor é a democratização da produção artística. Quem é bom hoje aparece sozinho, postando seu trabalho em blogs, Youtube etc, não precisa ser “descoberto” pela mídia. O pior aspecto é o mal que se esconde no anonimato, da pedofilia à onda de haters e trolls que sentem prazer em ser crueis.

* Do que vc abriria mao por 1 dia para nao ficar sem acesso a internet?
Sexo e cerveja. Mas só por um dia.

* Já deu “piti” por qual motivo?
Quase sempre por causa de produtos e serviços que não corresponderam ao que eu comprei ou contratei. Sou um consumidor exigente. É difícil me tirar do sério, mas de vez em quando conseguem.

* Tira um print screen do seu desktop pra gente :)


PING PONG
Identidade digital Não espalha: *********
Endereço Berlândia, pertim do Beraba.
Avatar Paramahansa Yogananda
Erro 404 Mais tempo livre.
JPG Minha amada e meus pimpolhos.
HTTP TI? PQP.
Sem número Integridade.
Enlarge your penis Two inches, please.
Emoticon Smile. Bem amarelinho :)
Download Paz Divina.
Upload Energia boa.
P2P Respeito
@ Eu tiro da minha frente quando não estou trabalhando.
Send Mensagem. Pra rir, pensar ou xingar.
WWW Nem sempre ponto com.
Tag #MuitasPorDia
2.0 Rótulo. Sou 2.0 desde 2.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\