quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval

O carnaval é uma das principais festividades no Brasil. Oficialmente o feriado do Carnaval no Brasil é dia 08 de março, entretanto, as festividades começam dia 05 e terminam no dia 09.
como surgiu o carnaval no brasil?
Muita música, dança, cores e alegria. Está chegando o carnaval, uma festa popular que costuma agitar todo o país e levar multidões para as ruas. Mas você sabe como essa festa se originou no Brasil?
O carnaval foi introduzido no país pelos portugueses, durante o século XVI, com o entrudo, que consistia em brincadeiras que eram bastante praticadas pela população. As pessoas jogavam umas nas outras baldes de água, farinha, ovos, groselha, limões e barro, até que todas ficassem sujas e mal-cheirosas.
Mas com o passar do tempo, essa brincadeira foi deixada de lado e a comemoração foi tomando um outro rumo. A partir de 1870, o Entrudo foi sendo substituído pelos bailes em clubes, em que as pessoas se fantasiavam e usavam máscaras, e por festanças nas ruas, em que os foliões saíam para cantar e dançar.
É nessa época que a festa se tornou mais popular com o surgimento das marchinhas, musiquinhas que deixavam o carnaval ainda mais animado e eram cantadas por grupinhos de pessoas. E foram esses grupos que deram origem aos blocos e às primeiras organizações carnavalescas: em 1928, na cidade do Rio de Janeiro, surge a Deixa Falar, a primeira escola de samba do Brasil.
Hoje, o desfile das escolas de samba é bastante tradicional nas cidade do Rio de Janeiro e São Paulo. Já na região nordeste, o carnaval de rua ainda reúne uma multidão de pessoas e cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, ritmos tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a alegria dos foliões.
Veja a seguir os Estados que mais celebram o carnaval e escolas de samba vencedoras dos ultimos anos:

O que é?
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

Rio de Janeiro
A folia carnavalesca carioca começa antes dos dias oficiais do carnaval. Já no mês de setembro começam os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade.
No mês de dezembro a cidade já se agita com os denominados “ensaios de rua” e a mais nova criação: “ensaios técnicos”, que levam milhares de pessoas ao Sambódromo todo final de semana. Os desfiles oficiais são realizados durante a data oficial do carnaval.

Pernambuco
Milhares de pessoas saem pelas ruas de Olinda e Recife, a maioria fantasiada e ao som do frevo (ritmo marcante do Estado).
O carnaval de Pernambuco conta com dezenas de bonecos gigantes, os foliões são extremamente animados. Uma das grandes atrações é o bloco carnavalesco “Galo da Madrugada”.
Bonecos gigantes em Recife
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Bahia
O carnaval baiano é, sem dúvida, um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo. Em especial na cidade de Salvador, onde se localiza os três principais circuitos carnavalescos: Dodô, Osmar e Batatinha.
Por esses circuitos passam mais de 150 blocos organizados, cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Normalmente esses blocos se apresentam com os trios elétricos e com cantores famosos.

São Paulo
O carnaval paulista é similar ao carnaval carioca. Acontece um grande desfile das escolas de samba da cidade. O desfile ocorre em uma passarela projetada por Oscar Niemeyer.
Há o desfile do Grupo Especial e do Grupo de Acesso, que acontecem na sexta-feira e no sábado, para não haver concorrência com o desfile do Rio de Janeiro.
Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais no Rio de Janeiro :
1998 - Mangueira e Beija-Flor
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor
2006 - Unidos de Vila Isabel
2007 - Beija-Flor
2008 - Beija-Flor
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
2010 - Unidos da Tijuca

Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais em São Paulo:
1998 - Vai-Vai
1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel
2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana
2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde
2002 - Gaviões da Fiel
2003 - Gaviões da Fiel
2004 - Mocidade Alegre
2005 - Império de Casa Verde
2006 - Império de Casa Verde
2007 - Mocidade Alegre
2008 - Vai-Vai
2009 - Mocidade Alegre
2010 - Rosas de Ouro

Um comentário:

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\