domingo, 30 de janeiro de 2011

O choking game!

A evolução do homem primitivo para o homem moderno é evidente. Em meio às tecnologias criadas para a comodidade, conforto e entretenimento é possível encontrar situações em que a sensatez e a inteligência do homem é questionada. Um grande exemplo disso é o “Choking Game”, um jogo criado em 1995, que segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) consiste em impedir que o oxigênio chegue ao cérebro através da estrangulação, fazendo com que o indivíduo entre em estado de euforia.

No Brasil, o “Choking Game” é também praticado, os jovens pressionam o peito do colega causando o desmaio temporário do participante. Desde sua criação, a brincadeira já resultou em aproximadamente 80 mortes que ocorreram nos últimos três anos, segundo a CDC. O relatório do órgão confirma que a maior parte das mortes aconteceu quando os jogadores tentaram estrangular a si mesmos, sem o auxílio de outros participantes.

É muito importante que os jovens se conscientizem do perigo dessa brincadeira, pois as conseqüências podem ser trágicas. Os pais devem ficar atentos, os sinais são: marcas no pescoço, fortes dores de cabeça e desorientação, assim como cordas ou cintos atados aos móveis do quarto ou a presença injustificada de coleiras de cachorro em seus armários

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola



Depois de termos falado sobre a brincadeira americana "gay chicken" que nos deixou de queixo caído, a nova brincadeira que está causando polêmica é o "choking game". O nome em inglês pode fazer você se perguntar que brincadeira é essa? Mais a maioria dos jovens já deve conhecer a brincadeira ou até já ter participado dela. O "choking game" é uma brincadeira que consiste em impedir que o oxigênio chegue ao cérebro mediante a estrangulação, para alcançar um estado de euforia, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Aqui no Brasil a brincadeira é conhecida através da pressão feita no peito causando o desmaio temporario da pessoa.

A brincadeira foi criada em 1995 e já ocasionou a morte de pelo menos 82 jovens nos Estados Unidos. O CDC afirma em seu relatório que 80% dos casos de falecimento ocorreram nos últimos três anos, e que em 87% dos casos as vítimas tinham entre 11 e 16 anos. O estudo ainda confirma que a maior parte das mortes aconteceu quando os jovens tentaram estrangular a si mesmos, sem a ajuda de amigos. Vale lembrar que o número de mortes pode ter sido maior, pelo fato do CDC ter se baseado apenas nas notícias publicadas em meios de comunicação.

Os possíveis sinais da prática do "choking game" são: marcas no pescoço, fortes dores de cabeça e desorientação, assim como cordas ou cintos atados aos móveis do quarto ou a presença injustificada de coleiras de cachorros em seus armários. E o que os pais ou adultos acham dessa brincadeira? A maioria deles nem sabe da existência da brincadeira, foi o que o diretor do estudo, Robin L. Toblin concluiu em sua pesquisa.

p.s: O Se Liga Jovem, tentou encontrar algum relato da prática da brincadeira no Brasil, mais não achamos nada. Porém sabemos que a brincadeira acontece SIM aqui no nosso país, pois em nossa infância já brincamos dessa brincadeira arriscada.

[...] Contai aí Jovem... se você já conhecia ou não o "choking game" ou quem sabe até se já participou da brincadeira!

3 comentários:

  1. Eu conheço... nunca consegui participar ou ver realmente, mas sei de pessoas q ja participaram, nunca houve nada de grave alem do desmaio muito curto, de 2 a 4 segundos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nunca fiz e nem vi ninguem fazer isso. somente pela internet e tem um filme que mostra algo sobre isso: nem lembro o nome do filme agora, depois busca saber qual é o nome!

      Excluir
  2. Olá, meu nome é *Luiza e eu tenho 25 anos.
    Fiz essa brincadeira (que só agora descobri que tinha um nome) pela primeira vez aos 16 anos de idade na escola. Um amigo disse que tinha descoberto uma maneira de nós "desmaiarmos". Fizemos a primeira vez no banheiro da escola,umas 10 pessoas se juntaram para ver eu fui a primeira.Ele me mandou ficar agaixada inspirando e expirando o ar bem forte por 10 vezes, para dai levantar e alguem me apertar com força,lembro de não ver mais nada depois daí. Quando acordei estava no chão e as pessoas assustadas... Fiquei eufórica! queria fazer aquilo outra vez! A brincadeira se tornou febre e todos queriam experimentar, passamos a fazer isso em minha casa quando nos reuníamos. Comecei a notar que cada pessoa "desmaiava"de uma forma diferente. Uns se tremiam,outros ficavam como se estivessem drogados, outros passavam tanto tempo apagados que tinha que ser chacoalhados para acordarem.A brincadeira começou a ficar séria demais... A última vez que a fiz eu desmaiei mesmo,não sei por quanto tempo, mas o suficiente para lembrar que no momento do desmaio eu tive uma visão de um menino atravessando o olho mágico da porta sob uma luz e vindo até mim. Acordei sob os tapas do meu colega assustado. A dor de cabeça estava insuportável e se tornando uma enxaqueica. Não passaram-se 5 minutos para eu vomitar e começar a me sentir muito mal. Nunca mais fiz essa brincadeira novamente.
    Hoje tenho um filho,sou casada, e leio essas histórias com profunda tristeza, pois soube que crianças morreram tentando fazer isso. Uma tremenda loucura, mas que infelizmente quem é adolescente não pensa nos fatose e nem nas consequencias.

    ResponderExcluir

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\