domingo, 9 de janeiro de 2011

Disco blu-ray

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É um sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para explorar todo seu potencial.

Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).

Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. A Blu-ray Disc Association (BDA) é responsável pelos padrões e o desenvolvimento do disco Blu-ray e foi criada pela Sony e Panasonic. Disputou uma guerra de formatos com o HD DVD e em 2008 venceu com o apoio exclusivo da Warner Bros., MGM, Fox e Columbia Pictures.

História
Em 1998, comerciais da HDTV começaram a aparecer no mercado consumidor; no entanto, não havia então uma maneira barata para gravar ou reproduzir conteúdo em alta definição (high definition - HD). Na verdade, não havia qualquer meio de armazenagem de HD Codecs, com exceção da JVC Digital VHS e da Sony HDCAM. Não obstante, era bem conhecido que utilizando lasers com comprimento de onda mais curto permitiria um armazenamento ótico com maior densidade. Quando Shuji Nakamura inventou um diodo laser azul prático, foi uma sensação, apesar de que uma longa ação atrasou a introdução comercial do produto.

Tecnologia
O tamanho do "ponto" mínimo no qual um laser pode gravar está limitado pela difração, e depende do comprimento de onda de luz do laser e da largura da lente utilizada para gravar. No caso do laser azul-violeta utilizado nos discos Blu-ray, o comprimento de onda é menor (405 nm) que nas tecnologias anteriores (650 nm), aumentando portanto o aproveitamento do espaço físico no Blu-ray. Com ele, e graças a um sistema de lentes duplas e a uma camada protetora mais larga, o raio laser pode direcionar-se de forma muito mais precisa na superfície do disco. Os pontos de informação legíveis no disco são muito menores e, portanto, o mesmo espaço pode conter muito mais informação. Por último, mesmo com as melhorias na tecnologia, os discos Blu-ray incorporam um sistema melhorado de codificação de dados que permite guardar ainda mais informação.
Outra característica importante dos discos Blu-ray é que pensou-se em criá-los como cartuchos, semelhantes a disquetes de computador, mas a TDK descobriu um substrato que permite evitar os arranhões e facilitar a leitura (mesmo que agora eles sejam bem menos comuns) quando sujos de gordura. Os discos têm uma capa de substrato, cujo nome comercial é Durabis, que é composta por uma camada de substrato de 1,1 mm para um lado e 1 mm para o outro para permitir a criação de mais ficheiros de dados e o uso de um só lado. Esta nova característica será muito apreciada pelos utilizadores, porque dificulta o surgimento de defeitos como nos CD e DVD arranhados sendo, por isso, uma qualidade adicional quando comparado com o formato concorrente, HD DVD.

Guerra dos formatos
Blu-ray e HD DVD concorreram pela sucessão do DVD. No entanto em 19 de Fevereiro de 2008, a Toshiba comunicou a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabricação e comercialização do HD DVD. Segundo Atsutoshi Nishida, presidente da Toshiba, a decisão da Warner Bros em usar exclusivamente o Blu-ray foi preponderante para a tomada dessa decisão. Outro fator que influenciou a vitória foi o video game PlayStation 3 que foi o Blu-ray player mais barato do mercado e vendia mais que todos os outros players de HD-DVD. A Microsoft também é apontada como responsável, pois por ser a única força financeira com condições de fazer frente ao consórcio Blu-ray não embutiu o HD-DVD como formato padrão no Xbox 360, priorizando a distribuição digital. O Blu-ray ganhou assim a guerra contra o HD DVD e é o novo sucessor do DVD. Em 2008, todos os grandes estúdios migraram para o Blu-Ray, incluindo os ex-exclusivos do HD-DVD como Universal e Paramount.
Há atualmente um debate se o Blu-ray irá conter a distribuição digital como futuro do formato de entretenimento. O grande diferencial do disco é não precisar de banda larga e discos rígidos de alta capacidade de armazenamento, além dos consumidores estarem habituados a discos CD e DVD. E também já há estudos para um formato sucessor como o HVD que permitirá ainda mais armazenamento possibilitando mais de 100 horas de alta definição ou 3 Terabytes de capacidade por disco.
A China propôs um formato, CH-DVD em março de 2008 para não pagar royalties à Sony, mas já é ignorada pela indústria de entretenimento por ser o país um grande pólo mundial de pirataria.

Apoio Software Java
Na feira JavaOne de 2005, foi anunciado que o software ambiente multi-plataforma Java da Sun Microsystems seria incluído em todos os "tocadores" Blu-ray como uma parte obrigatória do padrão. Java é usada para aplicar menus interativos em discos Blu-ray, em oposição ao método usado em DVD de vídeo, que utiliza segmentos MPEG pré prestados e imagens de legenda selecionáveis, que é consideravelmente mais primitivo e menos perfeito. James Gosling, criador do Java, na conferência, sugeriu que a inclusão de uma máquina virtual Java bem como conectividade de rede em alguns dispositivos BD irá permitir atualizações para os discos Blu-ray através da Internet, acrescentando conteúdos, tais como idiomas de legenda adicionais e recursos promocionais que não estão incluídos no disco no momento (Atualmente os tocadores de BD de nova geração vem com esta funcionalidade, são chamados de aparelhos blu-ray 2.0, ou segunda geração, onde dados referentes aos filmes em execução são baixados por uma porta ethernet do player). Esta versão Java é chamada de BD-J e é um subconjunto do padrão Globally Executable MHP (GEM). GEM é a versão mundial do padrão Multimedia Home Platform.
[editar] Capacidade de armazenagem e velocidade
Um disco típico Blu-Ray
Os discos BD vem em diferentes formatos:
* BD-ROM: Um disco que é só de leitura;
* BD-R: Disco gravável;
* BD-RE: Disco regravável.
Um disco (kh) de camada única (Single Layer em inglês) Blu-Ray pode conter cerca de 25 GB de dados ou cerca de 6 horas de vídeo de alta definição mais áudio, e, no modo de dupla camada (Double Layer), este espaço é duplicado, podendo conter, aproximadamente, 50 GB. Suporta os formatos de compressão MPEG-2, MPEG-4 e VC-1. A velocidade de transferência de dados é de 36 Mbit/s (54 Mbps para BD-ROM), mas protótipos a 2x de velocidade com 72 Mbit por segundo de velocidade de transferência estão em desenvolvimento. O BD-RE (formato regravável) padrão já está disponível, assim como os formatos BD-R (gravável) e o BD-ROM, como parte da versão 2.0 das especificações do Blu-ray. Em 19 de Maio de 2005, TDK anunciou um protótipo de disco Blu-ray de quatro camadas (100 GB). Outros discos Blu-ray com capacidades de 200 GB (oito camadas) estão também em desenvolvimento.
Recentemente a TDK anunciou ter criado um disco Blu-ray experimental capaz de armazenar até 200 GB de informação em um único lado (6 camadas de 33.3 GB)
Dimensões Capacidade de uma camada Capacidade com camada dupla
12 cm, lado único 25GB (23.3GiB) 50GB (46.6GiB)
12 cm, dois lados 50GB (46.6GiB) 100GB (93.2GiB)
8 cm, lado único 7.8GB (7.3GiB) 15.6GB (14.5GiB)
8 cm, dois lados 15.06GB (14.5GiB) 30.12GB (29GiB)

Velocidade de Gravação
Velocidade: (1x, 2x, 4x, 6x, 8x e 12x)
Taxa de transferência: Mbis/s(36, 72, 144, 216, 288 e 432) MB/s(4.5, 9, 18, 27, 36 e 54)
Tempo de gravação(minutos):
Uma camada(90, 45, 23, 15, 12 e 8) duas camadas(180, 90, 45, 30, 23 e 15)
Diferenças entre o Blu-ray, HD DVD e o DVD
Blu-ray
Capacidade: 23.3 / 25 / 27 GB (Camada Única) 46.6 / 50 / 54 GB (Camada Dupla)
Comprimento de Onda do Raio Laser: 405 nm
HD DVD
Capacidade: 15 GB (Camada Única) 30 GB (Camada Dupla)
Comprimento de Onda do Raio Laser: 400 nm
DVD
Capacidade: 4.7 GB (Camada Única) 8,5GB (Camada Dupla)
Comprimento de Onda do Raio Laser: 650 nm
Divisão das Regiões
Mapa da divisão das regiões do Blu-ray.
As regiões do Blu-ray são diferentes das regiões do DVD
Código da Região
A ou 1: (América do Norte, América do Sul (Exceto a Guiana Francesa), Leste da Ásia exceto China e Mongólia)
B ou 2: (Europa, Oriente Médio, África, Oceania e Guiana Francesa, na América do Sul)
C ou 3: (China, Mongólia, Rússia, Belarus, Ucrânia, Ásia central, subcontinente Indiano.)

Apoio das empresas
Disco Blu-ray da Panasonic.
Os estúdios de cinema e distribuidores apoiaram inicialmente, em grande escala, o formato rival HD DVD, foram migrando aos poucos para o Blu-Ray e em 2008 a Toshiba encerrou a produção de HD DVD.
Como esperado, as subsidiárias da Sony, Sony Pictures Entertainment e Metro-Goldwyn-Mayer, anunciaram seu apoio ao formato. Em 3 de outubro de 2004, a 20th Century Fox anunciou que iria juntar-se à BDA, e em 29 de julho de 2005 o estúdio anunciou oficialmente seu apoio ao formato. Em 8 de dezembro de 2004, a Walt Disney Company (e sua divisão de home video, Buena Vista Home Entertainment) anunciou seu apoio não-exclusivo ao Blu-ray. Em 7 de janeiro de 2005, a Vivendi Universal Games (VU Games) e a Electronic Arts anunciaram seu apoio ao formato. Em 10 de março de 2005, a Apple Computer anunciou seu apoio ao formato e juntou-se à BDA. Em 17 de agosto de 2005, a Lions Gate Home Entertainment anunciou que iria lançar seus produtos utilizando o formato Blu-ray. Em 7 de setembro de 2005, a Samsung confirmou que sua próxima geração de leitores ópticos suportaria tanto Blu-ray quanto HD DVD. Em 2 de outubro de 2005, a Paramount anunciou que iria apoiar o Blu-ray, mas ainda ofereceria produtos no formato HD DVD para dar uma escolha aos seus clientes. Em 20 de outubro de 2005, a Warner Bros. anunciou que iria lançar títulos no formato Blu-ray, além do HD DVD, deixando apenas a Universal Studios apoiando exclusivamente o HD DVD; os outros apóiam tanto ambos ou somente Blu-ray Disc. Em 9 de novembro de 2005, a Metro-Goldwyn-Mayer anunciou que apoiará o Blu-ray Disc e que planeja ter títulos a disposição quando o formato for lançado. Em 19 de novembro de 2005, a Sony Pictures Home Entertainment anunciou que tinha terminado o processo de produção de um longa-metragem, Charlie's Angels: Full Throttle (As Panteras: Detonando), em um disco Blu-ray. O disco usa compressão MPEG-2 a uma resolução de 1920 × 1080 (1080i ou 1080p; não foi informado qual foi usado) e diz ter usado uma interface de menus que iria suceder as interfaces atuais do DVD-Video. Em 12 de janeiro de 2006, a Digital Playground, grande estúdio de filmes pornográficos, anunciou que iria lançar seu conteúdo no formato Blu-ray. Em 3 de abril de 2006, a Blueray, uma empresa italiana de produção de vídeo, anunciou que lançaria seus produtos no formato. Em 10 de abril de 2006, a TDK anunciou que começou a expedir mídia BD-R e BD-RE de 25 GB (a US$ 19,99 e US$ 24,99, respectivamente) e que iria lançar, mais tarde no ano, mídia BD-R e BD-RE de 50 GB (a US$ 47,99 e US$ 59,99, respectivamente). Em 20 de agosto de 2007, a Paramount e a Dreamworks anunciaram o apoio em exclusivo ao Blu-Ray, em detrimento ao HD DVD. Em 4 de janeiro de 2008, a Warner Bros. anunciou o apoio em exclusivo ao Blu-Ray começando em 1 de junho de 2008. Em 19 de fevereiro de 2008, a Toshiba anunciou a parada na produção de aparelhos de HD-DVD, sendo esse um importante passo para o Blu-Ray.

Jogos em Blu-ray
Ver páginas anexas: Anexo:Lista de jogos no formato blu-ray e Lista de jogos no formato blu-ray
O Playstation 3 suporta a tecnologia Blu-ray.
Todos os jogos do PlayStation 3 são em formato Blu-ray. Alguns chegam a mais de 30 GB de tamanho, como por exemplo,Gran Turismo 5 Prologue, Metal Gear Solid 4, Ratchet & Clank e Grand Theft Auto IV.

Blu-ray no Brasil
Disco Blu-ray da Sony.
Pelo Blu-ray ser uma tecnologia nova pouco divulgada no Brasil, existe dificuldade em encontrar títulos no mercado, já que a variedade de títulos distribuídos oficialmente ainda é pequena.
Para ter uma variedade maior costuma-se importar. Os discos de Blu-ray, assim como tradicionalmente fazem os DVD, permitem que se escolha legendas (e ocasionalmente dublagem) para diversas línguas. Mas são poucos os títulos comercializados no exterior que possuem legendas ou dublagem em português brasileiro. Os países da região A onde se comercializam a maioria dos títulos que incluem suporte ao português brasileiro são os EUA e Japão.
Títulos disponíveis no Brasil
A Paramount é uma das empresas que se destaca na venda de filmes no formato no país, desde dezembro de 2008 dispõe de títulos de seus principais filmes em Blu-Ray, disponibilizando ainda alguns filmes com aúdio e legendas em português. Já estam disponibilizados no país, filmes como: Shrek Terceiro, Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, Homem de Ferro, entre outros.
A Disney é a empresa que menos comercializa Blu-ray no Brasil. Tem pouquíssimos títulos na nova mídia aqui, e quando raramente algum é lançado, como High School Musical 3 e Monstros S.A, vem em uma versão simples, sem bônus, diferentemente dos Blu-rays triplos lançados nos Estados Unidos, os filmes lançados no país são produzidos no Japão, tendo finalização na Zona Franca de Manaus.
A principal desenvolvedora do formato Blu-Ray, Sony, possui diversos títulos no formato lançados no país, e outros a serem lançados durante o ano de 2009.
A distribuidora independente de filmes brasileira, Imagem Filmes,lançou dezenas de título no mercado nacional, com preços mais competitivos, entre os títulos lançados destacam-se: Bridge to Terabithia, Crash e Miss Potter. Assim como aconteceu com o VHS e DVD, nós do Brasil teremos que esperar a tecnologia ser mais difundida e distribuida no mundo para que assim os preços fiquem mais acessíveis.
Produção de Blu-Ray no Brasil
Wilson Cabral, diretor-geral da Sony Pictures do Brasil, declarou ao AdNews que estava otimista com o crescimento de vendas e do consumo de Blu-Ray em 2009, acreditando que os primeiros discos no formato começariam a ser produzidos no Brasil no 2° semestre de 2009.
A empresa brasileira MultiLaser já disponibiliza sua própria mídia Blu-Ray virgem, com capacidade de 25GB.
O primeiro Blu-ray a ser gravado, produzido, autorado e fabricado no Brasil é a produção independente, "Outra Vez - Ao Vivo no Estúdio", lançado em julho de 2009 pelo cantor e compositor, Ritchie. (PopSongs/Canal Brasil/Microservice). A Microservice foi a primeira empresa a replicar discos Blu-ray no Brasil, produzindo a primeira mídia pré gravada em Novembro de 2009.

Curiosidades
Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
Um Blu-ray regravável da Sony.
* A letra "e" foi removida do nome de forma propositada para permitir o registo da marca, já que a terminação "blue ray" é usada frequentemente e não pode ser registada.
* O disco Blu-ray baseado em um substracto de papel é menos prejudicial ao meio ambiente e mais seguro na hora de destruí-lo que os discos tradicionais. Esta camada superfícial, a que aderem os materiais normalmente, é feita de policarbonato plástico, que é o que o Blu-ray substitui por papel. O resultado é um disco em que o papel representa 52% de seu peso total, segundo afirma Sony.
* O novo console da Sony, PlayStation 3, tem um leitor de Blu-Ray incluído.
* No Japão, os jogos custam cerca de 5.000 ienes, equivalente a 35 euros ou 94 reais..
* No EUA, os jogos custam, em média, 60 dólares.
* No Brasil, devido a altas taxas alfandegárias, os jogos custam em média 120 reais. Jogos de grande nome como GTA IV, God of War III em seu lançamento pode ser encontrado por preços entre 250 a 300 reais em média.
* Existe um projeto que visa diminuir a carga tributária nos jogos importados vendidos aqui no Brasil onde estima-se uma diminuição de R$ 250,00 para R$ 99,00.

Um comentário:

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\