domingo, 16 de outubro de 2011

Faça uma faxina na sua máquina

“Vou fazer uma faxina no meu computador”. Essa é uma frase comum para qualquer usuário precavido, afinal, uma máquina limpa é sinônimo de melhor desempenho. Durante a vida útil do equipamento, além dos arquivos guardados pelo usuário existem os que são gerados pelo próprio sistema operacional e os que vêm da internet e se instalam sem a autorização do dono.
Com o passar do tempo, a máquina pede socorro através dos famosos bugs: trava, desliga só, envia mensagens de erros, fica lento, entre outros “sintomas” de que algo está errado. Na maioria dos casos, a dica é renovar o sistema através de limpeza dos arquivos em desuso e atualizações dos programas. O acúmulo de arquivos desnecessários gera problemas diretamente na memória do computador, que será ativada sempre que o sistema for iniciado e as tarefas requisitadas.
Segundo o coordenador de Segurança do CESAR, Carlos Sampaio, os processos de limpeza e avaliação de desempenho da máquina devem ser feitos, pelo menos, a cada seis meses. Desta forma, o PC deve atingir o desempenho obtido no momento da compra. Conheça alguns programas que ajudam na otimização do seu computador.

WINDOWS

CCleaner
Talvez o mais famoso programa de limpeza de computador, o CCleaner, funciona limpando todos os dados desnecessários que são armazenados na máquina sem a autorização do usuário. Entre esses arquivos estão informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados/desinstalados, dados de backup e históricos de mensagens instantâneas. Baixe de graça no site do desenvolvedor:

http://www.piriform.com/CCLEA­NER

PC Wizard
Funciona como um pente fino para o computador. Ele analisa a fundo cada componente instalado nele e apresenta um dossiê de funcionamento. Cada tipo de informação está relacionada a uma aba do programa que, por sua vez, contém inúmeros ícones representando cada componente da área. Ou seja, com o PC Wizard você sabe todas as informações detalhadas do seu computador.
Baixe de graça no site do desenvolvedor: http://pc-wizard.en.sof tonic.com/

CPU-Z
Este software funciona da mesma forma que o PC Wizard, como pente fino, mostrando detalhadamente as funcionalidades da máquina. Porém, possui uma interface mais intuitiva e simplificada. O programa é referência quando se fala em comparação de desempenho dos hardwares. Muito bom para identificar falhas e erros de configuração.
Baixe de graça no site: http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html (do lado direito da página, em “Download latest release”).

Glary Utilities
Para acabar especificamente com a lentidão que aterroriza a maioria dos usuários, esse software é o ideal. Ele considera outros fatores problemáticos além da eliminação dos arquivos desnecessários. Uma das funções principais do Glary é fazer a manutenção do sistema operacional, reparando as arestas e defeitos que aparecem com tempo de uso. O programa é excelente em todos os aspectos, inclusive em sua interface fácil e acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na pagina 5 para visualizar outras posts /\